Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5912
Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso de analogias no ensino de química : uma análise das concepções de licenciandos do curso de química da UFRPE
Autor: FREITAS, Ladjane Pereira da Silva Rufino de 
Primeiro orientador: LIMA, Analice de Almeida
Primeiro membro da banca: SOUZA, Sandra Rodrigues de
Segundo membro da banca: SILVA, Suely Alves da
Terceiro membro da banca: GOMES, Cláudia Roberta de Araújo
Resumo: Este trabalho investigou as concepções de futuros professores de química da UFRPE, a respeito das analogias e do seu uso no ensino da química e também analisou as contribuições do processo formativo no preparo desses futuros professores, quanto ao uso dessa ferramenta. Os instrumentos para coleta dos dados foram questionários, observações e vídeo. A amostra foi composta por dez alunos do 8º período do Curso noturno de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Desses dez licenciandos, sete já possuíam prática docente. A maioria desses licenciandos definiu analogia como um termo utilizado para indicar semelhança ou comparação entre conceitos. Afirmaram fazerem uso freqüentemente das analogias e de forma espontânea sem planejamento prévio. Os licenciandos reconhecem nas analogias um recurso didático com um bom potencial no auxílio do ensino-aprendizado da química, porém, desconhecem seus limites e as desvantagens de sua utilização. Reconhecem ainda, a necessidade de um preparo mais adequado a respeito desse recurso na formação inicial do professor e afirmam que durante o curso, tiveram discussões superficiais sobre essa ferramenta. Quanto a utilização desse recurso na prática docente, sua necessidade, foi uma das principais constatações de nossa pesquisa, uma vez que as analogias tem cada vez mais se mostrado presente na sala de aula do professor de ciências, neste sentido, os resultados pontuados por este e outros trabalhos alertam para o fato de que, os futuros docentes, de fato necessitam de um preparo mais específico, durante sua formação inicial, em relação ao uso do recurso analógico como um recurso didático facilitador da aprendizagem e que um estudo mais adequado desse recurso, ainda na formação inicial do professor, certamente, conduzirá tais professores a um caminho de grandes possibilidades de sucesso na tentativa de promoção de uma aprendizagem de fato significativa por meio de seu uso.
Abstract: This study investigated the conceptions of prospective teachers of chemistry UFRPE, about the analogies and their use in chemistry and also examined the contributions of the training process to prepare these future teachers, about the use of this tool. The instruments for data collection were questionnaires, observations and video. The sample consisted of ten students in the 8th period of the Night Course in Chemistry from the Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Of those ten undergraduates, seven already had teaching practice. Most of these undergraduates analogy defined as a term used to indicate similarity or comparison between concepts. They argued frequently make use of analogies and spontaneously without prior planning. The student teachers recognize analogies in a teaching resource with good potential as an aid to teaching and learning of chemistry, however, know their limitations and disadvantages of its use. They also recognize the need for a more adequate preparation about this feature in the initial training of teachers and state that during the course, had discussions about this tool surface. As for using this resource in teaching practice, its usefulness, was a key finding of our research, since the analogies have proved increasingly present in the classroom of science teacher in this sense, the results scored by this and other works call attention to the fact that future teachers actually need a more specific preparation during their initial training regarding the use of analogical reasoning as a teaching resource and facilitator of learning that a more appropriate this feature still in initial teacher training, of course, such teachers will lead to a path of potential success in trying to promote a significant learning objectives through their use.
Palavras-chave: Formação de professores
Analogia
Ensino de química
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: FREITAS, Ladjane Pereira da Silva Rufino de. O uso de analogias no ensino de química : uma análise das concepções de licenciandos do curso de química da UFRPE. 2011. 197 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5912
Data de defesa: 28-Fev-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ladjane Pereira da Silva Rufino de Freitas.pdfDocumento principal4,95 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.