Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5910
Tipo do documento: Dissertação
Título: Concepções de professores e licenciandos em Ciências Biológicas sobre os conceitos de bioética e biossegurança no ensino com o uso de animais
Autor: LIMA, Kênio Erithon Cavalcante 
Primeiro orientador: LEÃO, Ana Maria dos Anjos Carneiro
Primeiro coorientador: MAYER, Margareth
Segundo coorientador: FERREIRA, Helaine Sivini
Primeiro membro da banca: VASCONCELOS, Simão Dias
Segundo membro da banca: BASTOS, Heloisa Flora Brasil Nóbrega
Resumo: Na atualidade, novas discussões orientam concepções e valores sobre a forma com que o homem usufrui os animais, seja para a pesquisa seja para o ensino. Como mecanismo de controle, o ser humano propôs códigos e normas orientadoras, contidas em novos conceitos, os da Bioética e Biossegurança. Para tanto, discutir suas implicações com a sociedade requer, para o professor de Ciências e Biologia, formação teórica e prática que permita interligar os diversos discursos científicos e a linguagem social. Como objetivos deste trabalho, buscou-se investigar as concepções de professores formadores e licenciandos em Ciências Biológicas sobre os conceitos e implicações da Bioética e da Biossegurança aplicados para o manuseio de animais no Ensino Superior e Básico. Também se buscou identificar as principais orientações da legislação, dos manuais de Biossegurança e dos PCN para aplicar estes conceitos no manuseio de animais na prática docente. Foram consultados treze licenciandos e nove professores formadores. Como instrumento de investigação, aplicaram-se questionários e problematizações para os licenciandos, e um questionário para os professores. Formaram-se categorias das respostas para os questionários e mapas conceituais que foram analisados e discutidos qualitativamente. Como resultado, percebe-se que há saberes sobre procedimentos coerentes entre professores e licenciandos, esses com predomínio dos saberes experienciais em detrimento aos saberes disciplinares, para o bom uso dos animais em atividades práticas. Os graduandos possuem representações mentais significativas acerca dos conceitos, porém, não satisfatoriamente alicerçadas no cognitivo, o que não determina a aplicação dos princípios no manuseio de animais de forma concisa. Esses reconhecem a importância da aplicação de recursos alternativos para o não uso de animais no desenvolvimento de aprendizagem significativa. Conclui-se que as abordagens sobre a legislação e procedimentos que norteiam a formação prática do licenciando são fragmentadas, comprometendo a construção de saberes alicerçados e aplicáveis para o bem estar animal.
Abstract: Nowadays, new discussions guide the conceptions and values about the way men use animals, for research or teaching. As a mechanism to control abuse, codes and regulatory principles have been proposed, which are included in new concepts, Bioethics and Biosafety. In order to achieve this, the discussion of their implication with the society requires – for Science and Biology teachers – theoretical and practical education that guarantee the link among the various scientifical discourses and the social languages. This work aimed to investigate the conceptions of teachers and undergraduate students from courses of Biological Sciences about the concepts and implications of Bioethics and Biosafery applied to the manipulation of animals in teaching activities in basic and university educational levels. We also aimed to identify the main guidelines provided by the legislation, Biosafety manuals and the “PCN” for the application of these concepts when using animals for didactic situations. We applied questionnaires and problematizations to thirteen students, and a questionnaire to nine teachers from the Biology Teaching course. We developed categorizations for the answers and built concept maps, which were analyzed and discussed under a qualitative basis. As a result, we noticed some knowledge about procedures that are coherent between students and teachers regarding the correct use of animals. Students showed a predominance of empirical knowledge as opposed to academic knowledge, and possess significant mental representations. They also recognize the necessity of adopting alternative resources to replace animals when building significant learning. However, such knowledge does not seem to be sufficiently established, as demonstrated by the theoretical gaps registered. We conclude that the approach about legislation and procedures that guide the practical formation of Biology teachers is fragmented, which compromises the construction of knowledge based on and applied to animal welfare.
Palavras-chave: Biossegurança
Bioética
Ensino-aprendizagem
Formação de professores
Manuseio de animais
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: LIMA, Kênio Erithon Cavalcante. Concepções de professores e licenciandos em Ciências Biológicas sobre os conceitos de bioética e biossegurança no ensino com o uso de animais. 2007. 134 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5910
Data de defesa: 10-Ago-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kenio Erithon Cavalcante Lima.pdfDocumento principal2,47 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.