Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5893
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEREIRA, Alba Flora-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0294825448688484por
dc.contributor.advisor1LEÃO, Ana Maria dos Anjos Carneiro-
dc.contributor.advisor-co1JOFILI, Zélia Maria Soares-
dc.contributor.referee1CORRÊA, Maria Tereza dos Santos-
dc.contributor.referee2ROCHA, Marília de França-
dc.date.accessioned2016-11-08T15:30:19Z-
dc.date.issued2008-02-29-
dc.identifier.citationPEREIRA, Alba Flora. Diagnóstico das dificuldades de articulação e sobreposição dos conceitos básicos da genética utilizando jogos didáticos. 2008. 119 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5893-
dc.description.resumoO Ensino da Genética, que aborda um conjunto de conceitos articulados no micro e macro universo, a exemplo de genes, DNA, características dominantes e recessivas, hereditariedade, probabilidades, entre outros, tem sido trabalhado a partir de um pensamento reducionista e linear. Tal abordagem, no entanto, é inadequada perante uma concepção complexa do ser vivo, entendido como resultante das interações de uma rede complexa de eventos (biológicos, físicos e químicos), inclusive com o meio. É fundamental conhecer tais conceitos isoladamente e também abstraí-los, de forma a aplicá-los em diversos contextos próximos à realidade do próprio aprendiz. Considerando que os jogos didáticos são instrumentos que favorecem a compreensão e o interesse no estudo dos conteúdos, bem como a socialização entre os aprendizes, o objetivo deste trabalho foi desenvolver e aplicar dois novos jogos (Trinca de Cartas e Dominó) utilizando conceitos básicos da Genética. Esses jogos permitiram o diagnóstico e o estabelecimento de associações e articulações desses conceitos com os de áreas afins, tendo sido aplicados a alunos de Ensino Médio e Graduação, além de docentes formadores das IES, das redes pública e privada de Pernambuco. Constatou-se que os jogos são excelentes ferramentas diagnósticas, permitindo identificar as dificuldades de abstração dos conteúdos e de sua aplicação; a fragmentação e a desarticulação no ensino descontextualizado de tais conceitos; identificar quais os conceitos de Genética mais “difíceis” para o estabelecimento de relações. Tais resultados conduzem a uma reflexão da prática docente e sugerem novos investimentos nesta linha de pesquisas.por
dc.description.abstractTeaching of Genetics covers a range of articulated concepts into the micro and macrou niverse. Genes, DNA, dominant and recessive characteristics, heredity, and probabilities, among others are suitable examples. It has been worked on a reductionist and linear basis. This approach, however, is inadequate to understand a complex design of living, a result of a complex network of events interaction (biological, physical and chemical), even with the environment. It is important the basic concepts knowledge besides their abstraction in order to apply them in various contexts close to the reality of the student. Since didactic games are educational tools which promote content understanding and interest and the socialization among the students, the objective of this study was to develop and implement two new games (Trinca de Cartas and Dominó) using basic concepts of genetics. These games would allow the diagnosis and the establishment of associations and joints of these concepts with those of related areas and has been applied to students in high school and graduation, in addition to teacher trainers of IES from public and private institutions of Pernambuco. The games showed to be excellent diagnostic tools,allowing identify: difficulties of abstraction of content and its application, the fragmentation and dismantling between such concepts; to identify the most "difficult" concepts of genetics to establish relations. This result leads to a discussion of teaching practice and suggests new investment in this line of research.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2016-11-08T15:30:19Z No. of bitstreams: 1 Alba Flora Pereira.pdf: 7563458 bytes, checksum: 44f833e030c37d40ab37c4e53882c2d5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-08T15:30:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alba Flora Pereira.pdf: 7563458 bytes, checksum: 44f833e030c37d40ab37c4e53882c2d5 (MD5) Previous issue date: 2008-02-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJogo didáticopor
dc.subjectEnsino de genéticapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDiagnóstico das dificuldades de articulação e sobreposição dos conceitos básicos da genética utilizando jogos didáticospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alba Flora Pereira.pdfDocumento principal7,39 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.