Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5890
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFRANÇA, Yslane Carla Melo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3064030124831647por
dc.contributor.advisor1COELHO, Maria Cristina de Oliveira Cardoso-
dc.contributor.advisor-co1CAVALCANTI, Grazielle Anahy de Sousa Aleixo-
dc.contributor.referee1ANDRADE, Lílian Sabrina Silvestre de-
dc.contributor.referee2ALENCAR, Sylvana Pontual de-
dc.date.accessioned2016-11-08T14:41:16Z-
dc.date.issued2012-02-17-
dc.identifier.citationFRANÇA, Yslane Carla Melo de. Bem estar animal e ética no ensino e na pesquisa : visão dos discentes dos cursos das ciências agrárias e biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2012. 60 f Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Ciência Veterinária) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5890-
dc.description.resumoCom o desenvolvimento de novas tecnologias e a crescente preocupação ecológica, questões de cunho ético têm um papel cada vez mais importante na pesquisa científica. Com base nisso o presente trabalho propôs avaliar as percepções que os estudantes de quatro cursos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Bacharelado em Ciências Biológicas, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária e Zootecnia) possuem a respeito do bem estar e da ética animal. Utilizando um questionário desenvolvido e adaptado de outros estudos similares, uma amostra de 293 universitários locados nos campus Recife, Garanhuns e Serra Talhada, foram convidados a participar da pesquisa, sendo selecionados apenas os alunos do primeiro e último período de cada curso. Observou-se que apesar da maioria dos alunos acharem importantes as aulas com animais, os mesmos possuem pouco conhecimento sobre métodos alternativos e sobre vários enfoques dos temas. Conclui-se ser necessária a introdução de conceitos sobre ética e bem estar de animaisnesses cursos, fornecendo assim, o conhecimento necessário para o uso de animais no ensino e na pesquisa, possibilitando, também, o incremento da existência de outros métodos alternativos.por
dc.description.abstractWith the development of new technologies and the growing ecological concerns, questions of an ethical nature have an increasingly important role in scientific research. Based on that, the present study proposed to investigate the perceptions that students of four courses (Bachelor in Biological Sciences, Fisheries Engineering, Veterinary Medicine and Zootechny) of the Universidade Federal Rural de Pernambuco have about welfare and animal ethics. Using a questionnaire developed and adapted from other studies, a sample of 293 college students from Recife, Garanhuns and Serra Talhada campus, were invited to participate in the study, where only students of the first and last period of each course were selected. It was observed that although most students find important lessons with animals, that they have little knowledge of alternative methods and on various approaches of the themes. It was concluded to be necessary the introduction of concepts on ethics and welfare of animals in these courses, thus providing the necessary knowledge for the use of animals in teaching and research, enabling also the increase in existence of alternative methods.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (edna.saturno@ufrpe.br) on 2016-11-08T14:41:16Z No. of bitstreams: 1 Yslane Carla Melo de Franca.pdf: 2450473 bytes, checksum: f2b94fc43acc27cf2107a1ef6f900c3a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-08T14:41:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Yslane Carla Melo de Franca.pdf: 2450473 bytes, checksum: f2b94fc43acc27cf2107a1ef6f900c3a (MD5) Previous issue date: 2012-02-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Medicina Veterináriapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência Veterináriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBem-estar animalpor
dc.subjectEntrevistapor
dc.subjectEstudantepor
dc.subjectIntervieweng
dc.subjectAlternative methodeng
dc.subjectStudenteng
dc.subjectAnimal welfareeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIApor
dc.titleBem estar animal e ética no ensino e na pesquisa : visão dos discentes dos cursos das ciências agrárias e biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Yslane Carla Melo de Franca.pdfDocumento principal2,39 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.