Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5890
Tipo do documento: Dissertação
Título: Bem estar animal e ética no ensino e na pesquisa : visão dos discentes dos cursos das ciências agrárias e biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco
Autor: FRANÇA, Yslane Carla Melo de 
Primeiro orientador: COELHO, Maria Cristina de Oliveira Cardoso
Primeiro coorientador: CAVALCANTI, Grazielle Anahy de Sousa Aleixo
Primeiro membro da banca: ANDRADE, Lílian Sabrina Silvestre de
Segundo membro da banca: ALENCAR, Sylvana Pontual de
Resumo: Com o desenvolvimento de novas tecnologias e a crescente preocupação ecológica, questões de cunho ético têm um papel cada vez mais importante na pesquisa científica. Com base nisso o presente trabalho propôs avaliar as percepções que os estudantes de quatro cursos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Bacharelado em Ciências Biológicas, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária e Zootecnia) possuem a respeito do bem estar e da ética animal. Utilizando um questionário desenvolvido e adaptado de outros estudos similares, uma amostra de 293 universitários locados nos campus Recife, Garanhuns e Serra Talhada, foram convidados a participar da pesquisa, sendo selecionados apenas os alunos do primeiro e último período de cada curso. Observou-se que apesar da maioria dos alunos acharem importantes as aulas com animais, os mesmos possuem pouco conhecimento sobre métodos alternativos e sobre vários enfoques dos temas. Conclui-se ser necessária a introdução de conceitos sobre ética e bem estar de animaisnesses cursos, fornecendo assim, o conhecimento necessário para o uso de animais no ensino e na pesquisa, possibilitando, também, o incremento da existência de outros métodos alternativos.
Abstract: With the development of new technologies and the growing ecological concerns, questions of an ethical nature have an increasingly important role in scientific research. Based on that, the present study proposed to investigate the perceptions that students of four courses (Bachelor in Biological Sciences, Fisheries Engineering, Veterinary Medicine and Zootechny) of the Universidade Federal Rural de Pernambuco have about welfare and animal ethics. Using a questionnaire developed and adapted from other studies, a sample of 293 college students from Recife, Garanhuns and Serra Talhada campus, were invited to participate in the study, where only students of the first and last period of each course were selected. It was observed that although most students find important lessons with animals, that they have little knowledge of alternative methods and on various approaches of the themes. It was concluded to be necessary the introduction of concepts on ethics and welfare of animals in these courses, thus providing the necessary knowledge for the use of animals in teaching and research, enabling also the increase in existence of alternative methods.
Palavras-chave: Bem-estar animal
Entrevista
Estudante
Interview
Alternative method
Student
Animal welfare
Área(s) do CNPq: CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Medicina Veterinária
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência Veterinária
Citação: FRANÇA, Yslane Carla Melo de. Bem estar animal e ética no ensino e na pesquisa : visão dos discentes dos cursos das ciências agrárias e biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2012. 60 f Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Ciência Veterinária) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5890
Data de defesa: 17-Fev-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Yslane Carla Melo de Franca.pdfDocumento principal2,39 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.