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Tipo do documento: Dissertação
Título: Explicitação de antecipações de professores para formação em geometria num contexto de EAD
Autor: NÓBRIGA, José Cássio Costa 
Primeiro orientador: BELLEMAIN, Franck Gilbert René
Primeiro membro da banca: MUNIZ, Cristiano Alberto
Segundo membro da banca: FERREIRA, Verônica Gitirana Gomes
Terceiro membro da banca: BASTOS, Heloísa Flora Brasil Nóbrega
Resumo: Neste trabalho, buscamos investigar os efeitos de um método para a explicitação das antecipações das práticas pedagógicas de professores de matemática. Tal técnica foi aplicada com 4 professores, trabalhando em duplas. As antecipações podem ser úteis para formadores e pesquisadores no sentido de compreender melhor as metodologias e identificar elementos de análise a priori dos professores. Buscamos integrar a situação de explicitação das antecipações dos professores com as fases de Reflexão do Ciclo da Prática Pedagógica de Shön (1992). Como estávamos interessados em observar alguns elementos de formação numa situação de EaD e também identificar contribuições e limites de um ambiente de EaD para a explicitação e documentação das antecipações, buscamos integrar a idéia à Teoria do Estar Junto Virtual, como espaço formativo. Assim, a idéia básica foi solicitar que um professor elaborasse uma situação de ensino para outro aplicar. Tal situação deveria ser sobre o estudo das Simetrias através da Geometria Dinâmica. A análise dos resultados indicam que a técnica permitiu maior explicitação das antecipações dos professores, trazendo contribuições para o desenvolvimento das fases de reflexão do Ciclo da Prática Pedagógica.
Abstract: In this paper, we seek to investigate the effects of a technique used for explaining or predicting pedagogical practices by mathematics teachers. This technique was applied with four teachers, working in pairs. These predictions may be useful for educators and researchers, allowing them to better understand the different methodologies and identify teachers' initial analysis elements. We sought to integrate this situation of explaining teachers' predictions with the Reflection stages of the Shön (1992) Pedagogical Practical Cycle. As we were interested in observing some formative elements in a long-distance teaching situation, as well as identify contributions and limits pertaining to a long distance teaching environment for explaining and documenting these predictions, we sought to integrate the idea to the Being Virtually Together Theory, used as an underlying basis. As such, the basic idea was to request that a teacher create a teaching situation for another teacher to implement. This situation should be about the study of Symmetries through Dynamic Geometry. Result analysis indicates that the technique allowed for a better explanation of teachers' predictions, thus contributing to the development of the Reflection phases of the Pedagogical Practice Cycle.
Palavras-chave: Formação de professores
Professor de matemática
Educação a distância
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: NÓBRIGA, José Cássio Costa. Explicitação de antecipações de professores para formação em geometria num contexto de EAD. 2007. 169 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5887
Data de defesa: 30-Jul-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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