???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5885
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A utilização das analogias e metáforas como recurso didático na compreensão do conteúdo ligações químicas |
Autor: | SILVA, Janaína Rodrigues da |
Primeiro orientador: | SILVA, Suely Alves da |
Primeiro coorientador: | LIMA, Analice de Almeida |
Primeiro membro da banca: | SILVA, Márcia Gorette Lima da |
Segundo membro da banca: | MENEZES, Josinalva Estácio |
Resumo: | Analogias e metáforas, que etimologicamente significam relações de semelhança entre coisas e transposição do sentido próprio ao figurado, têm sido utilizadas no cotidiano, na evolução da Ciência e como ferramentas didáticas, com o intuito de facilitar na comunicação. Diante do presente pressuposto, o objetivo deste trabalho foi analisar a utilização de analogias e metáforas na construção do conhecimento sobre o conceito científico de ligações químicas. Para tanto, foram considerados três professores de Química da rede pública estadual, que tiveram suas aulas observadas, responderam a um questionário e a uma entrevista. Os resultados mostraram que dos professores investigados, um fez uso das analogias, enquanto que dois aplicaram as mesmas e as metáforas. Dessa forma, os professores empregaram as analogias e metáforas de modo espontâneo sem que houvesse planejamento definido. Vimos ser ainda pouco freqüente o uso das mesmas como ferramentas didáticas, talvez pela ausência de planejamento e de discussões que possam permeá-las como recurso didático de modo a subsidiar no processo de ensino-aprendizagem. |
Abstract: | The words analogies and metaphors etimologically mean the relationship of similarity between things and change of meaning from the proper to the figurative. They have been utilised on a day to day basis, in the evolution of Science and as teaching tools to facilitate communication. Given this pressuposition, the objective of this paper is to analyse the use of analogies and metaphors in the process of constructing knowledge regarding the scientific concept of chemical bonds. To this end three Chemistry teachers from the state public system had their classes monitored. They were also interviewed and had to answer a questionary. The results showed that among the teachers being monitored one made use of analogies while the other two used analogies and metaphors. The use of analogies and metaphors by the teachers being monitored was spontaneous and without definite planning. We also observed that the use of analogies and metaphors as teaching tools was less frequent. This fact may be due to the absence of planning as well as of discussions that may increase the use of analogies and metaphors as teaching tools in such a way that they can be a part of the process of teaching and learning. |
Palavras-chave: | Métodos de ensino Analogias Metáforas Didática Ensino de química Ligações químicas Analogies Metaphors Teaching resource Chemical bonds and Chemistry teaching |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Citação: | SILVA, Janaína Rodrigues da. A utilização das analogias e metáforas como recurso didático na compreensão do conteúdo ligações químicas. 2008. 180 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5885 |
Data de defesa: | 10-Nov-2008 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino das Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Janaina Rodrigues da Silva.pdf | Documento principal | 1,83 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.