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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCAVALCANTI, Glória Maria Duarte-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0146802754984718por
dc.contributor.advisor1JÓFILI, Zélia Maria Soares-
dc.contributor.advisor-co1BARBOSA, Rejane Martins Novais-
dc.contributor.referee1ARRUDA, Rosilda-
dc.contributor.referee2WILLADINO, Lilia-
dc.date.accessioned2016-11-08T12:26:51Z-
dc.date.issued2004-02-27-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Glória Maria Duarte. Formação continuada de professores de Ciências na Rede Pública Estadual de Pernambuco. 2004. 117 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5881-
dc.description.resumoEste trabalho investiga a formação continuada oferecida aos professores de Ciências pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE-PE) e Diretoria Executiva de Educação (DEE) no período de 1999 a 2002. Seus objetivos são: (a) identificar as propostas de formação continuada, contidas nos textos de teóricos educacionais contemporâneos e relacioná-las com as concepções de formação dos entrevistados e as presentes nos documentos oficiais da SEE-PE; e(b) analisar até que ponto esses programas de formação continuada têm contribuídopara a prática pedagógica dos professores de Ciências na perspectiva de professores, técnicos e gestor. Para tanto, foi realizado um levantamento dos documentos oficiais que tratam da formação de professores, nos âmbitos Estadual e Federal. Como instrumentos de coleta de dados foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com o gestor dos programas de formação continuada de professores da SEE-PE, com os técnicos responsáveis pela área de Ciências da SEE-PE e DEE da capital e região metropolitana e, finalmente, em uma amostra dos professore de Ciências lotados em escolas gerenciadas pela DEE Recife Sul. Os dados obtidos indicam que os documentos analisados apresentam consonância com alguns aspectos das perspectivas teóricas dos autores estudados. Apesar de terem sido detectados, na fala de professores e técnicos, aspectos também abordados pelos teóricos, esses parecem uma apropriação fragmentada e superficial. No que se refere ao gestor observa-se uma maior sintonia entre sua fala e as perspectivas dos teóricos. No entanto, o gestor e alguns técnicos revelaram existir uma intenção, por parte da Secretaria de Educação, em promover uma formação continuada em serviço de qualidade para os professores. Os entrevistados reconhecem a existência de limitação estruturais e financeiras do sistema, nãoimpedindo que isso aconteça. Assim, os resultados desta pesquisa reafirmam a importância de um novo modelo de formação continuada para os professores de Ciências da rede pública estadual de Pernambuco, o qual incorpore as sugestões aqui apresentadas por professores, técnicos e gestor, no sentido de contribuir de forma efetiva para a melhoria da prática pedagógica dos professores e, conseqüentemente, para a aprendizagem dos alunos.por
dc.description.abstractThis work investigates the teacher development programs offered to science teachers by the State Educational Office at Pernambuco (SEE-PE) and the Education Directory (DEE) from 1999 to 2002. It aims (a) to identify proposals for teacher development programs made by contemporaneous educators linking them with the perspective of teachers, technicians and manager; and (b) to analyze the contributions of teachers’ development programs to improve science teacher’s educational practice under the view of the actors. For that, official documents about teachers development programs produced both by the state and the whole country were analyzed. Questionnaires and interviews were utilized with the manager of this program at SEE-PE, with the technicians responsible for the science area and, finally, with a sample of science teachers working in schools managed by DEE South, Recife. The results show that SEE-PE wants to promote a good quality services for teachers development programs. However, the interviewer know that the system has financial and structural limitations. So, the results show the importance of a new model for the continuous education for science teachers of Pernambuco state schools that encompasses suggestions made by teachers, technicians and the manager to effectively contribute for good educational practice and, consequently, for student’s knowledge.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2016-11-08T12:26:51Z No. of bitstreams: 1 Gloria Maria Duarte Cavalcanti.pdf: 582620 bytes, checksum: f5f67f658207f29caa0275b03deaa259 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-08T12:26:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gloria Maria Duarte Cavalcanti.pdf: 582620 bytes, checksum: f5f67f658207f29caa0275b03deaa259 (MD5) Previous issue date: 2004-02-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectEscola públicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFormação continuada de professores de Ciências na Rede Pública Estadual de Pernambucopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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