???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5877
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBEZERRA, Geni Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4055655018059762por
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Helaine Sivini-
dc.contributor.advisor-co1BASTOS, Heloísa Flora Brasil Nóbrega-
dc.contributor.referee1SANTOS, Maria de Fátima de Araújo Vieira-
dc.contributor.referee2CAMPOS, Ângela Fernandes-
dc.date.accessioned2016-11-08T11:37:25Z-
dc.date.issued2005-02-25-
dc.identifier.citationBEZERRA, Geni Barbosa. Investigando o desenvolvimento da concepção de interdependência entre os elementos da biosfera, com alunos do ensino fundamental I. 2005. 99 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5877-
dc.description.resumoEsta pesquisa pretendeu investigar o processo de construção do princípio de interdependência entre os elementos da biosfera com um grupo de alunos da primeira série do Ensino Fundamental. Para tanto se recorreu a uma dinâmica pedagógica de construção de uma Teia da Vida, baseada na Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly (1963), mais especificamente no Corolário da Experiência. A intervenção foi estruturada em cinco etapas, através das quais os alunos tiveram oportunidade de antecipar e investir na construção da teia, vivenciar fisicamente o processo e, posteriormente, confrontar as novas informações adquiridas com suas concepções prévias sobre as relações entre os elementos da biosfera podendo, ou não vir a modificá-las. Os resultados indicaram que após terem vivenciado o Ciclo da Experiência duas vezes, todos os alunos alteraram suas concepções iniciais. Observou-se que a postura egocêntrica dos alunos e as relações predominantemente clássicas estabelecidas entre os elementos da biosfera foram substituídas por uma postura de equidade e por relações mais complexas, nas quais a percepção do princípio de interdependência se sobressai, bem como as idéias de sustentabilidade e conservação ambiental.por
dc.description.abstractOne of the largest challenges of this new century that begin is the construction and maintenance of maintainable societies, capable to satisfy their own needs without reducing the future generations opportunities. However, to face this challenge is necessary to insert as soon as possible in all levels of the school curricula some principles such as: recycling, cooperation, flexibility, diversity, reflection and interdependence that are known as the ecological principles. This research intended to give a small contribution in this sense when investigating the process of construction of the interdependence principle between the biosphere's elements with a group of students of the first series of the fundamental teaching. For so was used a pedagogic dynamics of construction of a web life, based on the Theory of George Kelly's Personal Constructs (1963) more specifically in the Corollary of the Experience. The intervention was structured in five steps through which the students had opportunity to anticipate and to invest on web construction. To live the process physically and later to confront the new acquired information with their previous conceptions about the relationships between the biosphere’s elements being able to, or not to come to modify them. The results indicated that after they have lived the cycle of the experience twice all of the students altered their initial conceptions. It was observed that the students' egocentric posture and the relationships predominantly classic established among the biosphere’s elements were substituted by a posture of justness and for more complex relationships, in which the perception of the interdependence principle stands out as well as the ideas of sustainability and environmental conservation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2016-11-08T11:37:25Z No. of bitstreams: 1 Geni Barbosa Bezerra.pdf: 1016507 bytes, checksum: 47f0ee141260a964d88769c4a36d4a14 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-08T11:37:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Geni Barbosa Bezerra.pdf: 1016507 bytes, checksum: 47f0ee141260a964d88769c4a36d4a14 (MD5) Previous issue date: 2005-02-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBiosphereeng
dc.subjectTeoria dos construtos pessoaispor
dc.subjectDinâmica pedagógicapor
dc.subjectBiosferapor
dc.subjectDynamic pedagogicaleng
dc.subjectBasic educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleInvestigando o desenvolvimento da concepção de interdependência entre os elementos da biosfera, com alunos do ensino fundamental Ipor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino das Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Geni Barbosa Bezerra.pdfDocumento principal992,68 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.