Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5865
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ciclo celular : estudando a formação de conceitos no ensino médio
Autor: LOPES, Fernanda Muniz Brayner 
Primeiro orientador: LEÃO, Ana Maria dos Anjos Carneiro
Primeiro coorientador: JOFILI, Zélia Maria Soares
Resumo: Uma grande preocupação dos professores em geral e de Biologia em particular é a dificuldade em tornar suas aulas interessantes e motivadoras para os estudantes. O ensino de conteúdos microscópicos se constitui numa barreira intransponível para a maioria dos estudantes devido ao nível de abstração necessário a sua compreensão como, por exemplo, a relação entre o mundo micro e o macro, que é de fundamental importância, para o entendimento do funcionamento do corpo de forma sistêmica. Percebendo a relevância do processo do ciclo celular na existência e manutenção do organismo vivo e sendo o mesmo, enfaticamente, um conteúdo abstrato e microscópico, esta pesquisa teve a finalidade de aprofundar o tópico “ciclo celular” testando a efetividade da utilização de recursos didáticos alternativos que contemplem os objetivos propostos para a série na qual é trabalhado, visando propiciar a construção dos conceitos envolvidos. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública estadual e teve como público, em todos os momentos, 20 estudantes de uma turma de 1º ano do Ensino Médio, com faixa etária de 19 a 60 anos. A metodologia envolveu atividades de coleta das concepções alternativas dos estudantes, através de um questionário, para uma avaliação diagnóstica, que serviu de orientação para a elaboração de uma seqüência didática contemplando a contextualização e a cooperação em todas as suas etapas. Na seqüência didática foram utilizadas transparências e arquivos de multimídia, para facilitar a visualização do processo bem como propostas situações-problema visando desafiar e instigar o pensamento dos estudantes. No âmbito de aprendizagem cooperativa, optou-se pela utilização do método cooperativo de Jigsaw I, como forma facilitadora na construção do conceito de ciclo celular, fundamentado pela teoria sócio-construtivista de Vygotsky, que enfatiza a interação dos estudantes e a mediação do professor no processo de aprendizagem. A identificação das dificuldades de aprendizagem referentes ao conceito de ciclo celular foi extremamente relevante para a pesquisa, pois através de sua diagnose tivemos condições de planejar uma seqüência didática ancorada nessas dificuldades e, portanto auxiliar na construção do conceito em tela. A seqüência didática desenvolvida, baseada na aprendizagem cooperativa com o auxílio do método cooperativo de Jigsaw I, bem como de ferramentas tecnológicas (arquivos de multimídia), facilitou a compreensão do conceito em estudo por ter propiciado momentos de relação entre os mundos macroscópico e microscópico. Finalmente, a utilização de grupos cooperativos na formação de conceitos foi, nesta pesquisa, um importante instrumento, uma vez que a responsabilidade de cada um na aquisição do conhecimento, a interação entre os grupos e deles com o professor, despertou nos estudantes o interesse pela aprendizagem. A análise dos resultados revelou que trabalhar conceitos abstratos em uma perspectiva cooperativa e contextualizada, além de motivar os alunos para as aulas e propiciar a compreensão dos conceitos, levou os estudantes ao resgate de valores humanos, desenvolvendo atitudes de responsabilidade e cidadania.
Abstract: A great concern of the professors in general and the professors of Biology in particular is the difficulty in becoming its lessons more interesting and motivating for the students. The education of microscopical contents constitutes in an insurmountable barrier for the majority of the students due to the necessary level of abstraction to their understanding as the relation of the micro world with the macro world, which is of basic importance, for the understanding of the body of systemic form. Perceiving the relevance of the process of the cellular cycle in the existence and maintenance of the alive organism and being the same, emphatically, an abstract and microscopical content, this research had the purpose to deepen the topical "cellular cycle" testing the effectiveness of the use of alternative didactic resources that contemplate the objectives considered for the series in which are worked, aiming at to propitiate the construction of the involved concepts. The research was carried through in a school of the state public net and had as public, in all the moments, 20 students of a group of 1º year of Average Learning, with the age average from 19 years to 60 years. The methodology involved activities of collection of the alternative conceptions of the students, through a questionnaire, for a diagnostic evaluation, that served of orientation for the elaboration of a didactic sequence contemplating the contextualization and the cooperation in all its stages. In the didactic sequence, transparencies and archives of multimedia had been used to facilitate the visualization of the process as well as proposals situation-problem aiming to defy and to instigate the thought of the students. In the scope of cooperative learning, we opt to use the cooperative method of Jigsaw I, as facilitated form in the construction of the concept of cellular cycle, based in the theory partner-constructivist of Vygotsky, which emphasizes the interaction of the students and the mediation of the professor in the learning process. The identification of the referring difficulties of learning to the concept of cellular cycle was extremely excellent for the research, therefore through its diagnose we had conditions to plan an anchored didactic sequence in these difficulties and, therefore to assist in the construction of the concept in screen. The developed didactic sequence, based in the cooperative learning with the aid of the cooperative method of Jigsaw I, as well as of technological tools (multimedia archives), facilitated the understanding of the concept in study for having propitiated moments of relation between the worlds macrocospic and microscopical. Finally, the use of cooperative groups in the formation of concepts was, in this research, an important instrument, once that the responsibility of each one in the acquisition of the knowledge, the interaction between the groups and the professor with them, awakened in the students the interest for the learning. The analyses of the results disclosed that to work abstract concepts in a cooperative perspective and contextualized, besides motivating the pupils to the lessons and to propitiate the understanding of the concepts, take the students to the rescue of human values, developing attitudes of responsibility and citizenship.
Palavras-chave: Formação de conceito
Ensino de biologia
Aprendizagem cooperativa
Ciclo celular
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: LOPES, Fernanda Muniz Brayner. Ciclo celular : estudando a formação de conceitos no ensino médio. 2007. 110 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5865
Data de defesa: 8-Fev-2007
Aparece nas coleções:Doutorado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Muniz Brayner Lopes.pdfDocumento principal3,52 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.