Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5841
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMELO, Énery Gislayne de Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2653085378828449por
dc.contributor.advisor1TENÓRIO, Alexandro Cardoso-
dc.contributor.advisor-co1ALENCAR, Rosane-
dc.contributor.referee1ACCIOLY JÚNIOR, Horácio-
dc.contributor.referee2BASTOS, Heloisa Flora Brasil Nóbrega-
dc.contributor.referee3COSTA, Ernande Barbosa da-
dc.date.accessioned2016-11-03T14:08:47Z-
dc.date.issued2007-07-16-
dc.identifier.citationMELO, Énery Gislayne de Sousa. Relações entre representações sociais sobre ciências e ensino de ciências de licenciandos em física. 2007. 124 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5841-
dc.description.resumoNeste trabalho analisamos relações entre as representações sociais de ciência e de ensino de ciência de licenciandos em Física. Para isso, baseamo-nos na Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, além de categorizarmos a ciência como idealista, empirista, construtivista e externalista e o ensino de ciências em novas tendências, redescoberta e tradicional. A abordagem metodológica consistiu em aplicar em uma amostra de 26 licenciandos em Física um questionário sócio-cultural, o teste de evocação hierarquizada e dois questionários de múltiplas alternativas, um deles referente às visões de ciência e o outro ao ensino de ciências. Destacamos nos nossos resultados as correlações mais fortes, ou seja, de maior coeficiente de correlação. São eles: Idealismo - Novas Tendências, Externalismo - Novas Tendências, Construtivista - Novas Tendências e Externalismo – Tradicional. Portanto, os licenciandos em Física parecem ter nas idéias mais inovadoras de ensino de Ciência um forte aliado para a criação de oportunidades de se discutir a ciência. Inversamente, as idéias mais tradicionais parecem se tornar um possível obstáculo no estabelecimento de conexões com a ciência. O estudo dessas relações conduz ao conhecimento das instituições, sobre seus alunos, sua formação, possibilitando a reflexão acerca do papel da ciência e de seu ensino e de suas tecnologias na transformação para um modelo de desenvolvimento, socialmente mais justo e democrático.por
dc.description.abstractIn this work we analyze relations between the social representations of science and Science teaching of professors in initial formation in Physics. For this, we based in the Theory of the Social Representations of Serge Moscovici, beyond categorizing the Science as idealistic, empirist, construtivist and externalist and the Science teaching in new trends, redescover and traditional. The methodological approach consisted of applying in a sample of 26 in of professors in initial formation in Physics a partnercultural questionnaire, a hierarquical evocation Test and two alternative multiple questionnaires, one of them relating to the science and other to the Science teaching. We detach in our results as correlations strongest, that is, of bigger coefficient, corresponding to the pairs Idealism - New Trends, Externalism - New Trends, Construtivist - New Treds and Externalism - Traditional. Then, the initial formation in Physics seem to have in the ideas most innovative of Science teaching a powerful ally for the creation of strategy of if argue science. Inversely, the ideas most traditional seem to become a possible obstacle in the establishment of connections with science. The study of these relations it leads to the knowledge of the institutions, on its pupils, its formation, making possible the reflection concerning the paper of science and its education and its technologies in the transformation for a model of development, and socially more just democratic.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2016-11-03T14:08:47Z No. of bitstreams: 1 Enery Gislayne de Souza Melo.pdf: 640128 bytes, checksum: 0778e1f09d066b63eb0918b456e84bbc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-03T14:08:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Enery Gislayne de Souza Melo.pdf: 640128 bytes, checksum: 0778e1f09d066b63eb0918b456e84bbc (MD5) Previous issue date: 2007-07-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectSocial Representationspor
dc.subjectScience and teachingpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleRelações entre representações sociais sobre ciências e ensino de ciências de licenciandos em físicapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Enery Gislayne de Souza Melo.pdfDocumento principal625,12 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.