Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5829
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMELO, Eduardo Henriques de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5860193423400904por
dc.contributor.advisor1BASTOS, Heloisa Flora Brasil Nóbrega-
dc.contributor.advisor-co1MENEZES, Valdenice Aparecida de-
dc.contributor.referee1GRANVILLE-GARCIA, Ana Flávia-
dc.contributor.referee2CAMPOS, Ângela Fernandes-
dc.date.accessioned2016-11-03T12:09:24Z-
dc.date.issued2005-02-23-
dc.identifier.citationMELO, Eduardo Henriques de. Implementando práticas pedagógicas em saúde bucal no ensino fundamental. 2005. 106 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5829-
dc.description.resumoEste estudo objetivou identificar, descrever e interpretar os aspectos trabalhados em um processo de capacitação em saúde bucal, que foram implementados na sala de aula por um grupo de professoras das séries iniciais de uma escola da Rede Pública Estadual em Garanhuns-PE. Foram realizadas entrevistas para identificar as concepções prévias das professoras acerca da Saúde Bucal, bem como os aspectos mais importantes por elas percebidos no processo de capacitação, que foi mediado por um cirurgião-dentista. Também foram gravadas algumas aulas das professoras em vídeo. Dessa forma, a coleta de dados teve um enfoque qualitativo e descritivo. Entre os diversos conteúdos de saúde bucal trabalhados nesse processo, durante suas aulas, as professoras privilegiaram a abordagem da cárie dental, sua prevenção através da alimentação, da escovação e do uso do fio dental. Algumas falhas conceituais foram apresentadas pelas professoras, demonstrando a necessidade de transformar essa capacitação num processo de formação continuada, que mantivesse em contato direto especialistas da sociedade e profissionais da educação, visando à qualidade do trabalho educativo em saúde bucal.por
dc.description.abstractThis study was aimed to identify, to describe and to interpret the aspects under consideration during a teachers trainning process in buccal health, which were implemented in classroom practice by a group of primary teachers in a public school in Garanhuns-PE, Brazil. Interviews were conducted whith these teachers in order to identify their previous conceptions about buccal health, as well as the aspects considered by them as the most important in trainning process, which was supervised by a dentist. Some lessons given by these teachers were videotaped. Thus, the data collected were qualitative as well as quantitative. Among several contents in buccal health, these teachers emphasized dental caries, especially their prevention by means of adequate feeding, brushing and use of dental floss. These teachers also presented some conceptual failures, which indicated the necessity of transforming this trainning process in a continous education process, under the supervision of health and education specialists, in order to achieve a high standard in an educative work involving buccal health.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2016-11-03T12:09:24Z No. of bitstreams: 1 Eduardo Henriques de Melo.pdf: 703764 bytes, checksum: c360edd05aff9a48a94de6c65a86a2b0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-03T12:09:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eduardo Henriques de Melo.pdf: 703764 bytes, checksum: c360edd05aff9a48a94de6c65a86a2b0 (MD5) Previous issue date: 2005-02-23eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSaúde bucalpor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectBuccal healtheng
dc.subjectTeachers continuing educationeng
dc.subjectSciente teachingeng
dc.subjectPrimary schooleng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleImplementando práticas pedagógicas em saúde bucal no ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eduardo Henriques de Melo.pdfDocumento principal687,27 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.