Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5823
Tipo do documento: Dissertação
Título: O desenvolvimento de competências dos (as) professores(as) de química no trabalho com situações-problema
Autor: SANTOS, Débora Maria dos 
Primeiro orientador: CAMPOS, Angela Fernandes
Primeiro coorientador: BARBOSA, Rejane Martins Novais
Primeiro membro da banca: SILVA, Roseane Maria Alencar da
Segundo membro da banca: AMARAL, Edênia Maria Ribeiro do
Resumo: Este estudo procurou investigar as concepções de professores(as) de Química sobre competências e situações-problema para, posteriormente, através da realização de oficinas com professores(as), identificar quais competências os(as) mesmos(as) consideram necessárias para o trabalho com as situações-problema. A metodologia envolveu duas etapas: aplicação de um questionário a 10 professores(as) de Química, a fim de investigar suas concepções sobre competências e situaçõesproblema; e oficinas com 2 professores, para identificar as competências necessárias ao trabalho com situações-problema. Os resultados revelaram que, de maneira geral, os(as) professores(as) investigados(as) têm noções sobre os conceitos atuais de competências e desconhecem os conceitos de situaçõesproblema. Também foi possível observar que eles(as) reconhecem algumas diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais, mas não o seu conceito de competências. Com relação às competências para um(a) professor(a) de Química, eles(as) apontaram a importância tanto de competências científicas quanto pedagógicas. O trabalho possibilitou a elaboração, durante as oficinas, de duas situações-problema, bem como propiciou a identificação de algumas competências importantes aos(as) professores(as) de Química para o trabalho com essa ferramenta didática. Essas competências apontaram para um(a) professor(a) mais humanizado(a) e com postura de construção coletiva de conhecimento com seus(uas) alunos(as).
Abstract: This study aimed to investigate the Chemistry teachers' conceptions of competences and situation-problem, subsequently, through workshops with teachers, to identify which competences they consider essential while working with situation-problem. The methodology involved two parts: application of questionnaire to ten Chemistry teachers, in order to investigate their conceptions of competences and situationproblem; and workshops with two teachers to identify the necessary competences in working with situation-problem. The results revealed that, in general, the teachers investigated have notions of the current concepts of competences and disregard concepts of situation-problem. In addition, it was possible to observe that the teachers know some National Curriculum Parameters, but not their concept of competence. The Chemistry teachers considered the importance so much of scientific as pedagogic competences. The study made possible the preparation, over the workshops, of two situation-problem examples, as well as the identification of some important competences for Chemistry teachers to work with this teaching tool. These competences suggest a teacher more human and with attitudes of collective construction of knowledge with their pupils.
Palavras-chave: Ensino de química
Formação de professores
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SANTOS, Débora Maria dos. O desenvolvimento de competências dos (as) professores(as) de química no trabalho com situações-problema. 2005. 135 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5823
Data de defesa: 2-Mai-2005
Aparece nas coleções:Doutorado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Debora Maria dos Santos.pdfDocumento principal585,07 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.