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Tipo do documento: Dissertação
Título: Investigando a concepção de frações de alunos nas séries finais do ensino fundamental e do ensino médio.
Título(s) alternativo(s): Investigating students' conception of fractions of the final levels of Elementary and secondary school.
Autor: SILVA, Adegundes Maciel da 
Primeiro orientador: SANTOS, Marcelo Câmara dos
Primeiro membro da banca: LIMA, Anna Paula de Avelar Brito
Segundo membro da banca: MENEZES, Josinalva Estácio
Resumo: O estudo das frações tem se tornado, ao longo dos anos, tema de discussões por grande parte dos educadores matemáticos. Resultados publicados pelo Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) se mostram pouco animadores em relação ao ensino deste tópico, seja no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio. O ensino das frações só inicia na 3ª série e algumas literaturas já defendem que esta prática seja bem antes – a partir do 1º ano escolar. Diante deste quadro, podemos perceber a complexidade que existe e o tempo necessário para que o aluno apreenda os conceitos de fração. Com o objetivo de identificar a concepção de frações e de equivalência de frações de alunos nas séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, foi realizado um teste diagnóstico com 630 alunos de escolas, uma da Rede Municipal do Recife e outra da Rede Estadual de Pernambuco. Este instrumento foi composto de dez questões, que foram tabuladas e graficamente analisadas, envolvendo frações como: parte-todo, quociente e operador, a influência de figuras nas questões, quantidades discretas e contínuas, além de equivalência das frações. Os resultados revelam que os melhores desempenhos estiveram nas séries centrais (6ª e 7ª séries) e a partir do 2º ano do Ensino Médio. Várias concepções foram encontradas, como, por exemplo: entre duas frações, quanto maiores os seus termos correspondentes, maior será a fração; quanto maior o denominador, menor será a fração, em qualquer circunstância; a equivalência de frações está estritamente associada à igualdade entre seus termos correspondentes; para determinar a fração correspondente numa figura de partes pintadas, não importa se as partes que foram divididas sejam iguais; a concepção de metade em figuras pintadas está condicionada à contigüidade dessas partes e a não importância da eqüidade entre as partes pintadas e não-pintadas; e puderam expressar o quanto a influência dos números naturais cria barreiras na aprendizagem das frações; o bom desempenho nas equivalências das frações só acontece a partir da 7ª série e de forma crescente com a escolaridade; a presença de figuras nas questões como de quantidades contínuas promoveu aumento de rendimento na maioria dos itens do instrumento.
Abstract: The study of fractions has becoming theme of discussions by many of mathematics´ educators. Results from the Educational Assessment System of Pernambuco (SAEPE) show bad scenarios in this mathematics topic, regarding elementary and secondary schools levels. The study of fractions begins only at the third grade, despite some literatures defend that this practice should start be much earlier – from the first scholar year. Considering this situation, we may perceive the complexity that exists and the time student need to learn fraction. In order to identify the conception of fractions in students in the final grades of Elementary and Secondary Schools, 630 students from one public municipal school and one public state school have been diagnosed. The instrument comprised of 10 questions, specifically tabulated and graphically analyzed, involving fractions such as: part-whole, quotient and operator, the influence of pictures in the questions, continuous and discrete amounts and also the equivalence of the fractions. The results reveal that the best performance was obtained by students of the central grades (sixth and seventh grades of Elementary School) and from the students second year of the Secondary School up. Several conceptions were found, such as: between two fractions, the greater their corresponding terms, the greater will be the fraction; the greater the denominator, the smallest the fraction, regardless of circumstance; the equivalence of fractions is strictly associated to the equality of their corresponding terms; to determine the corresponding fraction in a picture of colored parts, it does not matter if the divided parts are alike; the conception of half in colored pictures is conditioned to the contiguity of these parts and not the import of the equity between colored parts and non-colored parts; and could express how much the influence of natural numbers create barriers in the learning of fractions; the good performance in the equivalence of fractions happens only from the seventh grade and increases with school years; the presence of pictures in the questions such as contiguous quantities had great advantages in their performance in most items of the instrument.
Palavras-chave: Conception
Ensino de matemática
Equivalência
Fração
Concepção
Fraction
Equivalence
Teaching math
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SILVA, Adegundes Maciel da. Investigando a concepção de frações de alunos nas séries finais do ensino fundamental e do ensino médio. 2006. 104 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5784
Data de defesa: 18-Ago-2006
Aparece nas coleções:Doutorado em Ensino das Ciências

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