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dc.creatorSILVA, Rafael Ricardo Vasconcelos da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8561985587004394por
dc.contributor.advisor1ALVES, Ângelo Giuseppe Chaves-
dc.contributor.advisor-co1MARANGON, Luiz Carlos-
dc.contributor.referee1SILVEIRA, Pedro Castelo Branco-
dc.contributor.referee2FELICIANO, Ana Lícia Patriota-
dc.contributor.referee3FERREIRA , Rinaldo Luiz Caraciolo-
dc.contributor.referee4ALBUQUERQUE, Ulysses Paulino de-
dc.date.accessioned2016-09-01T13:22:09Z-
dc.date.issued2011-02-22-
dc.identifier.citationSILVA, Rafael Ricardo Vasconcelos da. Conexões entre o saber local e o científico sobre um fragmento de floresta ciliar na zona da Mata Norte de Pernambuco. 2011. 125 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5541-
dc.description.resumoNesta pesquisa utilizou-se uma abordagem etnoecológica para investigar os saberes de moradores do distrito de Macujê, município de Aliança, Pernambuco, sobre o fragmento de floresta atlântica “Mata da Guararema”. Os objetivos foram: esclarecer as possíveis relações entre as pesquisas silviculturais e as pesquisas etnoecológicas; descrever e avaliar os relatos da população-alvo sobre suas relações com o fragmento florestal “Mata da Guararema”, inclusive numa perspectiva histórica; estabelecer comparações entre as informações provenientes de conhecimentos locais (obtidos junto à população-alvo) e formais (acadêmicos) sobre a floresta; sistematizar informações sobre a percepção de alunos (jovens e adultos) de uma escola no distrito de Macujê em relação à “Mata da Guararema”. Na coleta e análise dos dados junto aos informantes não-escolares, utilizaram-se técnicas de história oral, análise de conteúdo, entrevistas abertas, turnês guiadas, linhas do tempo e listas livres. No caso da investigação realizada na escola, junto aos alunos, foram utilizadas as técnicas de aplicação de questões geradoras de dados, desenho coletivo de um mapa e debates. Os informantes locais não escolares indicaram que foram excluídos do convívio que tinham com a floresta, devido ao modelo de conservação implantado pelos órgãos estatais e pelas indústrias sucroalcooleiras da região. Já os alunos tenderam a apresentar uma visão “preservacionista” do fragmento florestal (na qual o ser humano é mero espectador da natureza), sugerindo interdições para atividades de uso de recursos, por eles consideradas degradantes. A partir dos resultados obtidos foi possível aprofundar a compreensão dos usos e conhecimentos da floresta pela população humana local, bem como verificar que a interação de técnicos e pesquisadores florestais com um sistema de conhecimento não acadêmico pode representar uma ferramenta para valorização do saber local e também para o avanço do saber científico. Destaca-se, neste sentido, que as informações reunidas podem contribuir na elaboração de estratégias de conservação florestal adequadas à realidade sociocultural local.por
dc.description.abstractThis research uses an ethnoecological approach to investigate the knowledge of the residents from district Macujê, city of Aliança, Pernambuco, about the fragment of Atlantic Forest "Forest of Guararema”. The objectives were: clarify the possible relations between forestry and ethnoecological research; describe and evaluate the reports of the target population about their relationship with the fragment "Forest of Guararema," including a historical perspective; set up a comparison of information from local (obtained from the target population) and formal (academic) knowledge about the forest; systematize information on the student´s perception (youth and adults), from a school of the district Macujê, in relation to the "Forest of Guararema”. In this sense, for collection and analysis from the non-school informants data, were used techniques of oral history, content analysis, open interviews, conducted tours, timelines and free listings. In the case of research conducted at school, with students, the application of generating questions, collective drawing of a map and discussion techniques were used. The local non-school informants indicated that they were excluded from the association with the forest because of the conservation model implemented by state agencies and the sugarcane industries in the region. However, the students tended to have a "conservationist" vision about the forest fragment (in which the human being is a mere spectator of nature), suggesting the interdiction of resources use activities, which they considered degrading. From the results it was possible to deepen the understanding of forest uses and knowledge by local human population, as well verify that the interaction of forestry technicians and researchers with a system of non-academic knowledge can be a tool for enhancement of local knowledge and also for the advancement of scientific knowledge. It stands out in this sense that the information gathered in this dissertation can contribute to the development of forest conservation strategies appropriate to local socio-cultural reality.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2016-09-01T13:22:09Z No. of bitstreams: 1 Rafael Ricardo Vasconcelos da Silva.pdf: 3678491 bytes, checksum: ec3f4ee8f9c805734dc6153747848d53 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-01T13:22:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rafael Ricardo Vasconcelos da Silva.pdf: 3678491 bytes, checksum: ec3f4ee8f9c805734dc6153747848d53 (MD5) Previous issue date: 2011-02-22eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciência Florestalpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Florestaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEtnoecologiapor
dc.subjectEtnossilviculturapor
dc.subjectHistória oralpor
dc.subjectAnálise de conteúdopor
dc.subjectPercepção ambientalpor
dc.subjectMatada Guararemapor
dc.subjectMacujêpor
dc.subjectEthnoecologyeng
dc.subjectEthnoforestryeng
dc.subjectOral historyeng
dc.subjectAnalysis of contenteng
dc.subjectEnvironmental perceptionpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTALpor
dc.titleConexões entre o saber local e o científico sobre um fragmento de floresta ciliar na zona da Mata Norte de Pernambucopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Florestais

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