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Tipo do documento: Dissertação
Título: A Flexquest como estratégia didática no ensino de eletroquímica
Autor: SANTOS, Iris Gabrielle de Sena 
Primeiro orientador: LEÃO, Marcelo Brito Carneiro
Primeiro membro da banca: SOUZA, Francislê Neri de
Segundo membro da banca: CAMPOS, Angela Fernandes
Terceiro membro da banca: GOMES, Claudia Roberta de Araújo
Resumo: As orientações curriculares nacionais propõem uma prática de ensino diferenciada, ressaltando o contexto real dos aprendizes, no entanto há uma grande diferença entre o pretendido e o praticado. Neste contexto a pesquisa apresentada nesta dissertação corresponde a uma investigação de situações didáticas de Química elaboradas por professores da Educação Básica do Estado de Pernambuco, das redes privada e pública de ensino, com a finalidade de avaliar as possíveis contribuições da Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC) para a construção de conhecimento complexo e flexível, possibilitando que o aluno desenvolva suas competências e habilidades durante estas situações propostas. Para a realização da investigação fundamentou-se nas orientações oficiais do Ministério da Educação (MEC), buscando aproximações entre o ensino por competências e habilidades, sugerido por estes documentos, e os princípios da TFC. Os professores participaram de um curso de extensão no qual foram discutidos os principais temas a serem trabalhados na proposta, como o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no ensino, as estratégias WebQuest e FlexQuest e a TFC. Estes construíram durante o curso um plano de FlexQuest, uma estratégia didática de investigação na Internet suportada pelos princípios da TFC, cuja temática a ser abordada na situação didática era a Eletroquímica. Além de planejar as estratégias, os professores, que foram divididos em grupos de trabalho, discutiram e elaboraram um planejamento de aula para suas aplicações. Os dados da pesquisa foram obtidos através de três questionários de perfil, planos de FlexQuest dos grupos, diário de intervenção da pesquisadora, planejamento de aplicação dos planos e entrevistas concedidas pelos sujeitos. Os resultados apontam para uma potencial contribuição da TFC, pois a abordagem da temática sobre múltiplas perspectivas, como esta sugere, favorece vários dos pontos defendidos pelas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, como a interdisciplinaridade. Foi visto que entre o pretendido e o praticado ainda há uma grande lacuna e abordagens como a proposta nesta pesquisa podem ajudar a diminuir este espaço, uma vez que aluno seria formado para lidar com os conceitos de forma complexa e não reducionista, sendo possível a flexibilização do conhecimento diante de novos problemas.
Abstract: The national curricular orientations propose a differential practice of teaching, emphasizing the real context of the learners, however there is a difference between the intended and practiced. In this context the research presented in this dissertation is an investigation of didactical situations in Chemistry elaborated by Pernambuco Basic Education teachers, from private and public schools, in order to evaluate the potential contribution of Cognitive Flexibility Theory (CFT) for the building of complex and flexible knowledge, enabling the development of competencies and skills by students during these situations proposed. Teachers took part in an extension course in which they discussed the main topics to be dealt with in the proposal, such as the use of Information and Communication Technologies (ICT) in education, the WebQuest and FlexQuest strategies and the CFT. They built a FlexQuest plan throughout the course, a didactic strategy on the Internet for research supported by the principles of CFT, whose theme for didactical situation was Electrochemistry. Besides planning strategies, teachers were split into working groups, they discussed and developed a class plan for their applications. The investigation was based on “Ministério da Educação” (MEC) official orientation, looking for similarities between teaching for competencies and skills, suggested by these documents, and the CFT principles. The research data were collected through three profile questionnaires, FlexQuest plans made by the groups, researcher’s intervention diary, planning for the implementation of class plans and interviews given by the subjects. The results indicate a potential contribution of CFT, because the thematic approach from multiple perspectives, as suggested, favors many of the points defended in “Parâmetros Curriculares Nacionais” (PCN) guidelines, interdisciplinarity, e.g.. It’s clear that between the intended and the practiced there is still a big gap and approaches like the one proposed in this research may help to reduce this space, since the student would be instructed to deal with concepts in a complex and non-reductive way, making possible the flexibilization of the knowledge face of new problems.
Palavras-chave: Ensino de química
Flexibilidade cognitiva
FlexQuest (Plataforma web)
Didática
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SANTOS, Iris Gabrielle de Sena. A Flexquest como estratégia didática no ensino de eletroquímica. 2012. 138 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5476
Data de defesa: 28-Fev-2012
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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