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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARQUES, Flávia Maria Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3507188846389639por
dc.contributor.advisor1SILVA, Rosane Maria Alencar da-
dc.contributor.referee1PORTO, Zélia Granja-
dc.contributor.referee2GOMES, Cláudia Roberta Araújo-
dc.contributor.referee3SILVA, Suely Alves da-
dc.date.accessioned2016-08-24T14:03:23Z-
dc.date.issued2010-08-24-
dc.identifier.citationMARQUES, Flávia Maria Martins. O ensino de ciências naturais nas licenciaturas em pedagogia : uma análise dos saberes disciplinares na prática docente universitária. 2010. 191 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5470-
dc.description.resumoO ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental requer do professor polivalente, em geral graduado em Pedagogia e também responsável pelo ensino de outras áreas do conhecimento, habilidades e competências no trato das questões pertinentes a sua área. Sendo assim, o presente trabalho, produto da análise de documentos normatizadores e reguladores da educação brasileira e da interlocução com diversos estudiosos no campo dos saberes docentes, teve por objetivo analisar como se efetiva o ensino de Ciências Naturais na prática docente em turmas de Licenciatura em Pedagogia, identificando os saberes disciplinares do professor formador, responsável por esta área do conhecimento tendo em vista as exigências do processo de formação do futuro professor. Para isto optamos por um desenho metodológico de pesquisa pautado na abordagem qualitativa, do tipo descritiva fazendo uso da análise documental precedida da observação não participante. Elegemos ainda como técnica de construção dos dados as anotações em diário de bordo e a entrevista semi-estruturada. De modo geral, nossos estudos apontaram à necessidade das Instituições de Ensino Superior oferecerem em seus cursos de Licenciatura em Pedagogia disciplinas específicas ao ensino de ciências, ora primando pela abordagem de questões conceituais, ora primando pela abordagem de questões metodológicas, a fim de atribuir ao Ensino de Ciências melhor tratamento. Ainda em nossos achados, destacamos a necessidade de uma formação mais abrangente e específica do pedagogo na área de ciências, como estratégia para o enfrentamento das questões relativas ao conhecimento científico.por
dc.description.abstractThe teaching of Science during the first years of basic education requires from the teacher, generally graduated in Pedagogy and also responsible for the teaching of other areas, abilities and competences related to the issues of his area. In this way, the current work, which is a result of the analysis of regulatory documents from Brazilian education and the interlocution with various scholars in the field of teacher‟s knowledge, aimed to analyze how the teaching of Natural Sciences in teacher‟s practice happens in Pedagogy Licentiate groups, identifying the disciplinary knowledge of the teacher trainer, responsible for this knowledge area, in view of all the demanding in the process of formation of the future lecturer. For this purpose we chose a methodological design of research guided by the qualitative descriptive approach, using documentary analysis preceded by a non-participant observation. We also elected notes in the logbook and semi-structured interview as a technique for the data construction. In general, our studies have pointed to the need of higher education institutions to offering in their courses of Bachelor of Education specific classes to science teaching, both striving for the approach of conceptual issues and for the approach of methodological issues in order to give the Science education a better treatment. In our studies we also stress out the need of a broad and more specific preparation of the pedagogue in the Sciences area as a strategy to tackle the issues concerning the scientific knowledge.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2016-08-24T14:03:22Z No. of bitstreams: 1 Flavia Maria Martins Marques.pdf: 1078134 bytes, checksum: 1927e7251f0f6b7883952bd585533025 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-24T14:03:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Flavia Maria Martins Marques.pdf: 1078134 bytes, checksum: 1927e7251f0f6b7883952bd585533025 (MD5) Previous issue date: 2010-08-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectLicenciatura em Pedagogiapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectTeaching scienceseng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.subjectPedagogy degreeeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO ensino de ciências naturais nas licenciaturas em pedagogia : uma análise dos saberes disciplinares na prática docente universitáriapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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