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Tipo do documento: Dissertação
Título: Significados e representações dos números racionais abordados no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
Autor: SILVA, Fernanda Andréa Fernandes 
Primeiro orientador: SANTIAGO, Mônica Maria Lins
Primeiro membro da banca: SANTOS, Marcelo Câmara dos
Segundo membro da banca: MORETTI, Méricles Thadeu
Terceiro membro da banca: ARAÚJO, Abraão Juvêncio de
Resumo: Essa pesquisa se propõe a investigar quais são os significados e as representações dos números racionais que são contemplados no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Para tanto, tomamos como referência os estudos de Romanatto (1997) e Gomes (2010) e adotamos os seguintes significados para os números racionais: medida (parte-todo), quociente, razão, operador multiplicativo, probabilidade, um número na reta numérica e porcentagem. Para analisarmos os registros de representações dos números racionais que são contemplados no ENEM, utilizamos a Teoria das Representações Semióticas de Raymond Duval que considera que os objetos matemáticos não são diretamente perceptíveis e que o acesso a esses só é possível por meio de um sistema de representação. O percurso metodológico constou de duas etapas. Na etapa I analisamos as provas de conhecimentos gerais dos ENEM de 1998 a 2008 e as provas de matemática e suas tecnologias dos ENEM de 2009 a 2011, no sentido de identificar os itens que envolviam o conceito de números racionais nos seus diferentes significados. Na etapa II, analisamos os itens identificados na etapa I, referente às provas de matemática e suas tecnologias dos ENEM de 2009 a 2011, quanto aos registros de representações contidos na estrutura do item e, em particular os registros dos números racionais, e, também, quanto aos registros de representações, os tratamentos e as conversões que podiam ser mobilizados, durante a resolução do item. Concluímos que nas provas de conhecimentos gerais dos ENEM de 1998 a 2008, aproximadamente 5,6% dos itens (3,9 itens por prova) envolviam o conceito de números racionais. Enquanto que nas provas de matemática e suas tecnologias dos ENEM de 2009 a 2011 (novo ENEM), aproximadamente, 21% dos itens (9,6 itens por prova) abordavam esse conceito. Os significados identificados nos itens relativos aos ENEM de 1998 a 2008 foram praticamente os mesmos identificados no período do novo ENEM, parte-todo, razão, porcentagem e probabilidade. Sendo o significado porcentagem o mais abordado. Alguns itens envolveram mais de um significado. Os itens referentes às provas de matemática e suas tecnologias dos ENEM de 2009 a 2011tiveram um predomínio na sua estrutura (enunciado, suporte, comando e alternativas de resposta), entre os registros de representações semióticas dos números racionais, o registro numérico porcentagem. O registro semiótico dos números racionais que mais pôde ser mobilizado durante as resoluções dos itens foi o registro numérico fracionário. As conversões entre os registros dos números racionais, só ocorreram apenas num sentido, com exceção de um item do ENEM 2010.
Abstract: This research proposes to investigate what are the meanings and the representations of the rational numbers that are contemplated in the National High School Exam – ENEM. Therefore, then we take as reference the studies of Romanatto (1997) and Gomes (2010) and we adopted the following meanings for the rational numbers: measure (part-whole), quotient, reason, multiplicative operator, probability, a number in straight numerical and percentages. To we analyze the records of representations of the rational numbers that are contemplated in ENEM, We use the Theory of the Representations semiotics Raymond Duval who considers that mathematical objects are not directly perceptible and that access to them is possible only through a system of representation. The methodological route that we have adopted consisted of the two stages. In step I we analyze the tests general knowledge of the ENEMs 1998 to 2008 and math tests and their technologies of the ENEMs from 2009 to 2011, in the sense of identify items that mobilized the concept of rational numbers in their different meanings. In step II, we analyze the items identified in step I, regarding the math tests and their technologies of ENEM 2009 to 2011, as to records of representations contained in the structure of the item and in particular of the records of the rational numbers, and also, regarding as to records of representations, treatments and conversions that could be mobilized during the resolution of the item. We concluded that, in the evidence of general knowledge of the ENEMs 1998 to 2008, approximately 5.6% of the items (3.9 items per tests) involved the concept of rational numbers. While in math tests and their technologies of the ENEMs 2009 to 2011 (new ENEM), approximately 21% of the items (9.6 items per tests) mobilized this concept. The meanings identified in the items relative at the ENEM 1998 to 2008 were virtually the same identified in the period of the ENEM new, part-whole, reason, percentages and probability. Being the meaning, percentage, as the more addressed. Some items involved more than one meaning. The items related to math tests and their technologies of the ENEMs 2009 to 2011 had a predominance in its structure (enunciated, bracket, command, and alternatives of the answer), among the records of semiotic representations of rational numbers, the numeric registration, percentages. The semiotic register of rational numbers who else could be mobilized during for the resolutions of the items was the record fractional numerical. Conversions between the records of rational numbers only occurred in only one direction, with the exception of one item of the ENEM 2010.
Palavras-chave: Numero racional
ENEM
Registro de representações
Registro de significados
Rational number
Representations registration
Registration meanings
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SILVA, Fernanda Andréa Fernandes. Significados e representações dos números racionais abordados no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. 2013. 154 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5466
Data de defesa: 5-Mar-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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