Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5464
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLYRA FILHO, Enoelino Magalhães-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2494711336266457por
dc.contributor.advisor1BASTOS, Heloisa Flora Brasil Nóbrega-
dc.contributor.referee1CARVALHO, Ana Beatriz Gomes Pimenta de-
dc.contributor.referee2LEÃO, Marcelo Brito Carneiro-
dc.contributor.referee3MENEZES, Josinalva Estacio-
dc.date.accessioned2016-08-24T13:06:09Z-
dc.date.issued2012-02-27-
dc.identifier.citationLYRA FILHO, Enoelino Magalhães. O uso de filme como recurso pedagógico no ensino de ciências : uma experiência reflexiva. 2012. 86 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5464-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi analisar a contribuição para a construção de conteúdo de Ciências dada pela inserção de filme em uma abordagem pedagógica investigativa. Para tanto foi utilizada como subsídio teórico, a Ecologia Cognitiva de Pierre Lévy, que trata do acoplamento sujeito/máquina, no qual o sujeito se constrói e se potencializa para novos agenciamentos e aberturas para patamares mais complexos de desenvolvimento. A pesquisa de caráter qualitativo foi organizada com base na Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly, especificamente no Ciclo da Experiência, ao longo de cujas etapas analisamos resultados da inserção, via ferramenta tecnológica escolar (sala de multimeios), do filme Os sem-florestas, na vivência do conteúdo programático. Os resultados obtidos indicaram que após terem vivenciado o CEK, todos os alunos alteraram suas concepções iniciais no sentido de um maior entendimento das problemáticas abordadas. Além disso, a inserção do filme contribuiu para tornar as aulas de ciências atrativas e participativas, gerando um comportamento atento e curioso.por
dc.description.abstractThe objective of this research was to analyze the contribution to the construction of science content given by the insertion of a film in teaching investigative approach. For this was used as theoretical background, Cognitive Ecology of Pierre Levy, who is the subject of the coupling / machine, in which the subject builds and leverages for new connections and openings to more complex levels of development. A qualitative research study was organized based on Personal Construct Theory of George Kelly, specifically in the Cycle of Experience, throughout the stages analyzed results of the insertion, via technological tool school (multimedia room), the film The no-forests , in the experience of the curriculum. The results indicated that after having experienced the CEK, all students changed their initial conceptions towards a greater understanding of the issues addressed. Furthermore, the insertion of the film helped to make science lessons engaging and participatory, generating an alert and curious behavior.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2016-08-24T13:06:08Z No. of bitstreams: 1 Enoelino Magalhaes Lyra Filho.pdf: 7849918 bytes, checksum: ede15315f2ccb7fecc594738ef5e4822 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-24T13:06:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Enoelino Magalhaes Lyra Filho.pdf: 7849918 bytes, checksum: ede15315f2ccb7fecc594738ef5e4822 (MD5) Previous issue date: 2012-02-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectFilmepor
dc.subjectRecurso didáticopor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectScience educationeng
dc.subjectFilmpor
dc.subjectTeaching resourcepor
dc.subjectTeaching learningpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO uso de filme como recurso pedagógico no ensino de ciências : uma experiência reflexivapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Enoelino Magalhaes Lyra Filho.pdfDocumento principal7,67 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.