Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5464
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | LYRA FILHO, Enoelino Magalhães | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2494711336266457 | por |
dc.contributor.advisor1 | BASTOS, Heloisa Flora Brasil Nóbrega | - |
dc.contributor.referee1 | CARVALHO, Ana Beatriz Gomes Pimenta de | - |
dc.contributor.referee2 | LEÃO, Marcelo Brito Carneiro | - |
dc.contributor.referee3 | MENEZES, Josinalva Estacio | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-24T13:06:09Z | - |
dc.date.issued | 2012-02-27 | - |
dc.identifier.citation | LYRA FILHO, Enoelino Magalhães. O uso de filme como recurso pedagógico no ensino de ciências : uma experiência reflexiva. 2012. 86 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. | por |
dc.identifier.uri | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5464 | - |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa foi analisar a contribuição para a construção de conteúdo de Ciências dada pela inserção de filme em uma abordagem pedagógica investigativa. Para tanto foi utilizada como subsídio teórico, a Ecologia Cognitiva de Pierre Lévy, que trata do acoplamento sujeito/máquina, no qual o sujeito se constrói e se potencializa para novos agenciamentos e aberturas para patamares mais complexos de desenvolvimento. A pesquisa de caráter qualitativo foi organizada com base na Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly, especificamente no Ciclo da Experiência, ao longo de cujas etapas analisamos resultados da inserção, via ferramenta tecnológica escolar (sala de multimeios), do filme Os sem-florestas, na vivência do conteúdo programático. Os resultados obtidos indicaram que após terem vivenciado o CEK, todos os alunos alteraram suas concepções iniciais no sentido de um maior entendimento das problemáticas abordadas. Além disso, a inserção do filme contribuiu para tornar as aulas de ciências atrativas e participativas, gerando um comportamento atento e curioso. | por |
dc.description.abstract | The objective of this research was to analyze the contribution to the construction of science content given by the insertion of a film in teaching investigative approach. For this was used as theoretical background, Cognitive Ecology of Pierre Levy, who is the subject of the coupling / machine, in which the subject builds and leverages for new connections and openings to more complex levels of development. A qualitative research study was organized based on Personal Construct Theory of George Kelly, specifically in the Cycle of Experience, throughout the stages analyzed results of the insertion, via technological tool school (multimedia room), the film The no-forests , in the experience of the curriculum. The results indicated that after having experienced the CEK, all students changed their initial conceptions towards a greater understanding of the issues addressed. Furthermore, the insertion of the film helped to make science lessons engaging and participatory, generating an alert and curious behavior. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2016-08-24T13:06:08Z No. of bitstreams: 1 Enoelino Magalhaes Lyra Filho.pdf: 7849918 bytes, checksum: ede15315f2ccb7fecc594738ef5e4822 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-08-24T13:06:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Enoelino Magalhaes Lyra Filho.pdf: 7849918 bytes, checksum: ede15315f2ccb7fecc594738ef5e4822 (MD5) Previous issue date: 2012-02-27 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural de Pernambuco | por |
dc.publisher.department | Departamento de Educação | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFRPE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Filme | por |
dc.subject | Recurso didático | por |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Science education | eng |
dc.subject | Film | por |
dc.subject | Teaching resource | por |
dc.subject | Teaching learning | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | O uso de filme como recurso pedagógico no ensino de ciências : uma experiência reflexiva | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino das Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Enoelino Magalhaes Lyra Filho.pdf | Documento principal | 7,67 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.