Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5444
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTEODORO, Caio César Bispo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0460512408605384por
dc.contributor.advisor1BASTOS, Heloisa Flora Brasil Nóbrega-
dc.contributor.referee1MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro-
dc.contributor.referee2FERREIRA, Helaine Sivini-
dc.contributor.referee3ARAÚJO, Alberto Einstein Pereira de-
dc.date.accessioned2016-08-23T12:51:18Z-
dc.date.issued2013-08-23-
dc.identifier.citationTEODORO, Caio César Bispo. Pós-graduação e formação de professores : contribuições do PPGEC da UFRPE para a formação de professores da educação superior. 2013. 149 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5444-
dc.description.resumoEsta pesquisa, realizada no âmbito do programa Observatório da Educação, teve como objetivo compreender algumas das contribuições do curso de mestrado oferecido pelo Programa de Pós- Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC-UFRPE) para a formação de professores da educação superior, em especial, para a formação de professores formadores de professores. Para isso, analisou-se a relação entre a concepção de formação de professores que alguns profissionais egressos do PPGEC-UFRPE, com formação inicial na área de Física, que atuam na educação superior em cursos de Licenciatura em Física e/ou Licenciatura em Pedagogia possuem e a formação oferecida a esses profissionais por esse programa de pós-graduação. Verificou-se, tendo como referencial teórico-metodológico principal a Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly, as concepções que três sujeitos egressos possuíam acerca da formação de professores e suas relações com algumas outras concepções ligadas a essa temática. Foram realizadas leituras das dissertações desses sujeitos a partir de alguns elementos da Análise Compreensiva da Palavra, entrevistas semidiretivas para esclarecimentos e discussões iniciais, entrevistas para construção de matrizes de repertório e Análise de Conteúdo das ementas dos componentes curriculares obrigatórios oferecidos pelo PPGEC-UFRPE durante o curso de mestrado. Através dos dados construídos durante a pesquisa, foi possível descrever diversas relações importantes entre as concepções que os profissionais egressos do PPGEC-UFRPE possuem e a formação oferecida a esses profissionais por esse programa de pós-graduação, ressaltando sua relevância para a melhoria da qualidade da educação, sobretudo na área de ensino de ciências.por
dc.description.abstractThis research, carried out within Observatório da Educação program, aimed to understand some of the contributions of the master degree course offered by Science Teaching Graduate Program (PPGEC-UFRPE) for the training of teachers of higher education, in particular, for teacher training of teacher trainers. For this reason, it was analyzed the relationship between the conception of teacher training that some professionals, graduated in the Physics degree course in PPGEC-UFRPE, who work in higher education in Physics and/or Pedagogy degree courses have and the training offered to these professionals for this graduate program. It was verified, having as main methodological-theoretical referential George Kelly’s Personal Constructs Theory, the conceptions that three graduates have about teacher training and its relations with some other concepts related to this theme. There were readings of these subjects’ dissertations using some elements of the Comprehensive Analysis of the Word, semi-structured interviews for clarification and initial discussions, interviews in order to construct repertory grids and the analysis of contents in the menus of the mandatory curriculum components offered by PPGEC-UFRPE during the master degree course. Through the data acquired during the research, it was possible to describe several important relationships between the ideas that graduated professionals from PPGEC-UFRPE have and the training offered to these professionals for this graduate program, emphasizing their relevance to improve the quality of education, mainly in the science teaching area.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2016-08-23T12:51:17Z No. of bitstreams: 1 Caio Cesar Bispo Teodoro.pdf: 945646 bytes, checksum: c99ce402cd987d0309a42fa0a574e760 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-23T12:51:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Caio Cesar Bispo Teodoro.pdf: 945646 bytes, checksum: c99ce402cd987d0309a42fa0a574e760 (MD5) Previous issue date: 2013-08-23eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectPós-graduaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePós-graduação e formação de professores : contribuições do PPGEC da UFRPE para a formação de professores da educação superiorpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caio Cesar Bispo Teodoro.pdfDocumento principal923,48 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.