Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5444
Tipo do documento: Dissertação
Título: Pós-graduação e formação de professores : contribuições do PPGEC da UFRPE para a formação de professores da educação superior
Autor: TEODORO, Caio César Bispo 
Primeiro orientador: BASTOS, Heloisa Flora Brasil Nóbrega
Primeiro membro da banca: MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro
Segundo membro da banca: FERREIRA, Helaine Sivini
Terceiro membro da banca: ARAÚJO, Alberto Einstein Pereira de
Resumo: Esta pesquisa, realizada no âmbito do programa Observatório da Educação, teve como objetivo compreender algumas das contribuições do curso de mestrado oferecido pelo Programa de Pós- Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC-UFRPE) para a formação de professores da educação superior, em especial, para a formação de professores formadores de professores. Para isso, analisou-se a relação entre a concepção de formação de professores que alguns profissionais egressos do PPGEC-UFRPE, com formação inicial na área de Física, que atuam na educação superior em cursos de Licenciatura em Física e/ou Licenciatura em Pedagogia possuem e a formação oferecida a esses profissionais por esse programa de pós-graduação. Verificou-se, tendo como referencial teórico-metodológico principal a Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly, as concepções que três sujeitos egressos possuíam acerca da formação de professores e suas relações com algumas outras concepções ligadas a essa temática. Foram realizadas leituras das dissertações desses sujeitos a partir de alguns elementos da Análise Compreensiva da Palavra, entrevistas semidiretivas para esclarecimentos e discussões iniciais, entrevistas para construção de matrizes de repertório e Análise de Conteúdo das ementas dos componentes curriculares obrigatórios oferecidos pelo PPGEC-UFRPE durante o curso de mestrado. Através dos dados construídos durante a pesquisa, foi possível descrever diversas relações importantes entre as concepções que os profissionais egressos do PPGEC-UFRPE possuem e a formação oferecida a esses profissionais por esse programa de pós-graduação, ressaltando sua relevância para a melhoria da qualidade da educação, sobretudo na área de ensino de ciências.
Abstract: This research, carried out within Observatório da Educação program, aimed to understand some of the contributions of the master degree course offered by Science Teaching Graduate Program (PPGEC-UFRPE) for the training of teachers of higher education, in particular, for teacher training of teacher trainers. For this reason, it was analyzed the relationship between the conception of teacher training that some professionals, graduated in the Physics degree course in PPGEC-UFRPE, who work in higher education in Physics and/or Pedagogy degree courses have and the training offered to these professionals for this graduate program. It was verified, having as main methodological-theoretical referential George Kelly’s Personal Constructs Theory, the conceptions that three graduates have about teacher training and its relations with some other concepts related to this theme. There were readings of these subjects’ dissertations using some elements of the Comprehensive Analysis of the Word, semi-structured interviews for clarification and initial discussions, interviews in order to construct repertory grids and the analysis of contents in the menus of the mandatory curriculum components offered by PPGEC-UFRPE during the master degree course. Through the data acquired during the research, it was possible to describe several important relationships between the ideas that graduated professionals from PPGEC-UFRPE have and the training offered to these professionals for this graduate program, emphasizing their relevance to improve the quality of education, mainly in the science teaching area.
Palavras-chave: Formação de professores
Ensino superior
Pós-graduação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: TEODORO, Caio César Bispo. Pós-graduação e formação de professores : contribuições do PPGEC da UFRPE para a formação de professores da educação superior. 2013. 149 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5444
Data de defesa: 23-Ago-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caio Cesar Bispo Teodoro.pdfDocumento principal923,48 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.