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Tipo do documento: Dissertação
Título: A perspectiva CTS na formação inicial de professores de química : construindo subsídios para uma ação didático-pedagógica inovadora
Autor: SILVA, Bruna Herculano da 
Primeiro orientador: AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do
Primeiro membro da banca: MORTIMER, Eduardo Fleury
Segundo membro da banca: CAMPOS, Angela Fernandes
Terceiro membro da banca: BATINGA, Verônica Tavares Santos
Resumo: Propostas de uma abordagem de ensino que contemple discussões sobre as interações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e suas implicações vêm ganhando cada vez mais interesse e destaque na educação, em diferentes níveis de ensino. Apesar disso, pesquisas têm demonstrado que alguns professores apresentam concepções de ensino ainda marcadas pelo caráter transmissivo e de memorização de informações, não atentando para abordagens que consideram os aspectos CTS. O conceito de Ciência apresentado por professores e estudantes tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior, de uma forma geral, se mostra distorcido. Considerando a importância de uma percepção adequada da natureza do conhecimento científico no meio acadêmico e a necessidade de evidenciar e (re) conhecer as visões deformadas dos professores sobre o trabalho científico, para então problematizá-las e buscar modificá-las, propomos na presente pesquisa um processo formativo a fim de promover maior familiaridade de licenciandos com aspectos teóricos e metodológicos que balizam o ensino de ciências na perspectiva CTS. A nossa questão de pesquisa buscou analisar como a inclusão da temática “Abordagens de ensino na perspectiva CTS” pode contribuir para possíveis mudanças das visões dos licenciandos sobre CTS e para o planejamento de uma ação docente inovadora. A investigação teve como público-alvo alunos no 6º período do Curso de Licenciatura em Química (CLQ) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no âmbito da disciplina Instrumentação para o Ensino da Química I. O percurso metodológico foi constituído por duas etapas: uma exploratória que buscou identificar as concepções dos licenciandos sobre CTS, e uma segunda etapa, constituída pela implementação do processo formativo. Os resultados apontaram possíveis mudanças na concepção dos licenciandos, e apropriações do discurso defendido na perspectiva CTS, através de processos de expansão e contração dialógica. Essas mudanças, alinhada à discussão sobre os aspectos teóricos e metodológicos da abordagens CTS refletiram-se nos planos de aula elaborados e contribuíram para a construção de uma ação didático pedagógica inovadora em relação à perspectivas de ensino tradicionais.
Abstract: The proposal of a teaching approach that includes discussions about the interactions science, technology and society (STS) and its implications has been gaining increasing interest and emphasis on education at different levels of education. Nevertheless, research has shown that some teachers are teaching concepts still marked by the character transmissive and memorization of information, not paying attention to approaches that consider aspects CTS. The concept of science as much as in Basic Education in Higher shown distorted. Considering the importance of a proper understanding of the nature of scientific knowledge in academia and the need to highlight and (re) learn the views of teachers on distorted scientific work, then to problematize them and from a process of awareness can change them we propose in this qualitative research study: greater familiarity with the theoretical and methodological aspects that guide the teaching of science in STS perspective, seeking to contribute to shifting conceptions about science and technology in education of undergraduates and to construct an action innovative teaching. Our research question was to examine how the inclusion of the theme "Approaches education from CTS" may contribute to possible changes of the views of undergraduates on CTS and the design of an innovative teaching activities. Research will target public students in 8th period Bachelor of Chemistry (CLQ) Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), within the discipline Instrumentation for the Teaching of Chemistry I. The methodological approach consisted of two steps: an exploratory aimed at identifying the conceptions of undergraduates on CTS and their interrelations, and a second stage consists of the implementation of the training process. Results showed evidence of changes in the design of undergraduates, and appropriations of discourse advocated by the STS perspective for teaching chemistry through dialogic processes of expansion and contraction. These changes aligned to the discussion of the theoretical and methodological aspects in the development of CTS approaches were reflected in the lesson plans developed and contributed to the construction of an innovative pedagogical didactic action in relation to the prospects of traditional education.
Palavras-chave: Formação de professores
Abordagem CTS
Ensino-aprendizagem
Teacher training
STS approaches
Education learning
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SILVA, Bruna Herculano da. A perspectiva CTS na formação inicial de professores de química : construindo subsídios para uma ação didático-pedagógica inovadora. 2014. 164 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5442
Data de defesa: 10-Fev-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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