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Tipo do documento: Dissertação
Título: Alfabetização ecológica e formação de conceitos na educação infantil através de atividades lúdicas
Autor: MIRANDA, Ana Célia de Brito 
Primeiro orientador: JÓFILI, Zélia Maria Soares
Primeiro coorientador: LEÃO, Ana Maria dos Anjos Carneiro
Primeiro membro da banca: PEDROSA, Maria Isabel Patrício de Carvalho
Segundo membro da banca: LESSA, Mônica Maria Lins
Resumo: Este estudo teve como ponto de partida a idéia de que a ludicidade pode se constituir em valiosa ferramenta para apoiar a alfabetização ecológica e a formação de conceitos científicos em crianças. O trabalho foi desenvolvido na educação infantil com crianças na faixa etária entre 4-5 anos. Foram identificados os significados apresentados por elas sobre os conceitos de teia alimentar durante a realização de uma seqüência didática abordando o tema através de um diálogo constante entre as dimensões do ser criança, da vivência do lúdico e do ser parte integrante da natureza. Para a coleta de dados foram utilizados diversos instrumentos de natureza lúdica como teatro, jogos, desenhos e, também, entrevistas. Constatou-se uma influência positiva geral das atividades lúdicas desenvolvidas no estímulo ao envolvimento e curiosidade das crianças despertando a observação, a atenção e a imaginação e no desenvolvimento da expressão oral e escrita com ampliação do vocabulário. De forma mais específica observou-se que as crianças que participaram de todas as atividades propostas (Grupo I) tiveram desempenho ligeiramente superior quanto à idéia de cadeia alimentar do que as crianças que participaram de apenas parte das etapas (Grupos II e III). Constatou-se, também, que as crianças que possuíam conhecimentos anteriores sobre a alimentação dos animais avançaram mais rapidamente na compreensão da cadeia alimentar. Embora a compreensão do conceito científico de teia alimentar não tenha ultrapassado o estágio de complexo em cadeia da fase de pensamento por complexo, estabelecido por Vygotsky, obteve-se uma evolução quanto à alfabetização ecológica descrita por Fritjof Capra, pois o grupo desenvolveu a percepção de pertencer à teia, sensibilizando-se com a importância do cuidado com os animais para preservar a vida.
Abstract: The point of departure for this study is the idea that play can be a valuable tool to support ecologic literacy and the construction of scientific concepts in children. The work was developed in an elementary school with children ages 4-5 years. The study identified meanings presented by the children concerning concepts about the food chain taught in a didactic sequence on the theme, employing a constant dialogue between the following dimensions: the child as being, playlife, and being an integral part of nature. For the collection of data, the study employed diverse instruments of a ludic nature, such as theatre, games, drawings, and interviews. The study showed a generally positive influence of ludic activities developed in the stimulation of involvement and curiosity of children—awakening observation, attention and imagination—and the development of oral and written expression through vocabulary building. More specifically, the study observed that the children who participated in all of the proposed activities (Group I) demonstrated a slightly superior performance related to the food chain concept than children who participated in only some of the steps (Groups II and III). Concerning the food chain concept, the study observed that some children, who already had some prior knowledge about the feeding of animals, presented greater advances in comprehending the concept. Although the scientific concept of the food chain had not passed the stage complex chain phase of thought by complex according to the ideas and the steps of Vygotsky, some evolution of ecologic literacy, as described by Fritjof Capra, was obtained because the kindergarteners developed a perception of belonging to the food chain, becoming aware of the importance of caring for animals in order to preserve life.
Palavras-chave: Educação infantil
Ludicidade
Educação ambiental
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: MIRANDA, Ana Célia de Brito. Alfabetização ecológica e formação de conceitos na educação infantil através de atividades lúdicas. 2009. 150 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5417
Data de defesa: 30-Jun-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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