???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5407
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSOUZA, Agilson Nascimento de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7766931065430076por
dc.contributor.advisor1SILVA, Suely Alves da-
dc.contributor.advisor-co1SILVA, Rosane Maria Alencar da-
dc.contributor.referee1PORTO, Zélia Granja-
dc.contributor.referee2AMARAL, Edênia Maria Ribeiro do-
dc.date.accessioned2016-08-19T13:52:45Z-
dc.date.issued2009-04-28-
dc.identifier.citationSOUZA, Agilson Nascimento de. Ações reflexivas na prática docente de química. 2009. 113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5407-
dc.description.resumoO objeto de investigação são aspectos relativos a práticas reflexivas junto a dois professores de química da rede estadual de ensino de Pernambuco que desenvolvem suas atividades docentes há vários anos sendo, portanto, considerados experientes. Foram gravados e analisados qualitativamente entrevistas e vídeos de aulas destes docentes, e utilizadas como aporte teorias prático-reflexivas. As entrevistas objetivaram identificar e registrar possíveis apropriações discursivas de aspectos relativos a práticas reflexivas por parte dos professores investigados. Os vídeos, por sua vez, nos subsidiaram na identificação e registros de possíveis ações características de nosso objeto de investigação. As análises dos dados evidenciam que os docentes se apropriaram de aspectos característicos da prática reflexiva no âmbito discursivo, entretanto, que em situações de aulas, suas ações se constituíram caracteristicamente tradicionais.por
dc.description.abstractThis work consists of an investigation about relative aspects the reflexive practices near two teachers of chemistry of the State Net of Teaching of the State of Pernambuco who were wrapped currently of formation been still made a list to the paradigm of the reflexive teacher. For that, they were carved and analysed that you qualitatively interview and videos of classrooms of such teachers, and used as dock theories reflexive-practically. The interviews took as a finality the identification and register of possible discursive appropriation of relative aspects to reflexive practices for part of the investigated teachers. The videos, for his time, subsidized us in the identification and registers of possible characteristic actions of our object of investigation. The analyses of the data showed up what the teachers existed if appropriated characteristic aspects of the reflexive practice in the context of the speech, meantime, in situations of classrooms, the actions of the teachers appeared characteristically traditional.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2016-08-19T13:52:45Z No. of bitstreams: 1 Agilson Nascimento de Souza.pdf: 663140 bytes, checksum: d12b268b23abe49245e53e78260df3cc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-19T13:52:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Agilson Nascimento de Souza.pdf: 663140 bytes, checksum: d12b268b23abe49245e53e78260df3cc (MD5) Previous issue date: 2009-04-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectPrática reflexivapor
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.subjectChemistry teachingeng
dc.subjectReflective practiceeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAções reflexivas na prática docente de químicapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino das Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Agilson Nascimento de Souza.pdfDocumento principal647,6 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.