Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5399
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | COSTA, Adriana Correia da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1093093356261888 | por |
dc.contributor.advisor1 | MENEZES, Josinalva Estácio | - |
dc.contributor.referee1 | LOPES, Maria Laura Mouzinho Leite | - |
dc.contributor.referee2 | SILVA, Suely Alves da | - |
dc.contributor.referee3 | JÓFILI, Zélia Maria Soares | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-18T14:25:51Z | - |
dc.date.issued | 2006-12-01 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Adriana Correia da. Interpretando gráficos e tabelas veiculadas pela mídia : uma proposta metodológica para o tratamento da informação. 2006. 119 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. | por |
dc.identifier.uri | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5399 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma pesquisa empírica sobre a utilização de recursos de ensino como instrumentos facilitadores da aprendizagem. No decorrer da pesquisa foi realizada uma intervenção didática em uma turma de 8ª (oitava) série do Ensino Fundamental utilizando a teoria das situações didáticas de Brousseau e o sóciointeracionismo de Vygotsky visando à construção de competências relativas ao tratamento da informação e a habilidades de leitura e interpretação de gráficos. Na intervenção foram realizadas diversas atividades com a utilização de jornais e revistas como recursos de ensino, objetivaram a construção das referidas habilidades e competências, bem como a formação de procedimentos atitudinais. Toda a pesquisa foi pautada na metodologia de Artigue, a Engenharia Didática. Na consecução das atividades inerentes à pesquisa, foi observado um avanço considerável dos indivíduos pesquisados, concluindo-se, portanto, que a utilização de jornais e revistas como recursos de ensino no trabalho com o tratamento da informação facilita a aprendizagem, confirmando assim a hipótese pré-estabelecida. | por |
dc.description.abstract | Ce travail présente une recherche empyrique sur l'utilisation des outils d'enseignement comme instruments facilitateurs de l'aprentissage. Au cours de la recherche a été réalisée une intervention didactique à une classe de 8 ème série de l'Enseignement Fondamental, en utilisant la Théorie des Situations Didactiques de Brousseau et le socio-intéracionisme de Vygotsky dans le but de construire des compétences rélatives au traitement des graphiques. À l'intervention ont été utilisées des diverses actvités avec l'utilisation de journaux et revues comme outils d'enseignement, qui ont objectivé la constuction des habilités et compétences référées, ainsi que la méthodologie d'Artique, la « Engenharia Didática ». Dans la consécuction des activités inéherentes à la recherche, a été observée une avance considérable des individus recherchés. Ce qui nous a fait conclure que l'utilisation de journaux et revues comme outils d'enseignement dans le travail avec le traitement de l'information, rend l'apprentissage plus facile et confirme, ainsi, l'hypothèse pré-établie. | fra |
dc.description.provenance | Submitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2016-08-18T14:25:51Z No. of bitstreams: 1 Adriana Correia da Costa.pdf: 2690804 bytes, checksum: 990ccb5e8d20e625b4fc09bdd696dc21 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-08-18T14:25:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adriana Correia da Costa.pdf: 2690804 bytes, checksum: 990ccb5e8d20e625b4fc09bdd696dc21 (MD5) Previous issue date: 2006-12-01 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural de Pernambuco | por |
dc.publisher.department | Departamento de Educação | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFRPE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Interpretação de gráficos | por |
dc.subject | Interpretação de tabelas | por |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Interpretando gráficos e tabelas veiculadas pela mídia : uma proposta metodológica para o tratamento da informação | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino das Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adriana Correia da Costa.pdf | Documento principal | 2,63 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.