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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Maurílio Mendes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3210312216114218por
dc.contributor.advisor1BASTOS, Heloisa Flora Brasil Nóbrega-
dc.contributor.referee1CAVALCANTE, Patrícia Smith-
dc.contributor.referee2JÓFILI, Zélia Maria Soares-
dc.contributor.referee3GOMES, Cláudia Roberta Araújo-
dc.date.accessioned2016-08-18T13:27:50Z-
dc.date.issued2013-07-22-
dc.identifier.citationSILVA, Maurílio Mendes da. Relação entre a formação docente para os anos iniciais e a concepção dos professores sobre o ensino de ciências. 2013. 167 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5396-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo estabelecer possíveis relações entre a formação docente em Pedagogia e a concepção dos professores sobre o Ensino de Ciências nos anos iniciais. Para tanto, realizou-se a caracterização dos principais aspectos sugeridos nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Ciências. Foram escolhidos os quatro professores dos anos iniciais do ensino fundamental, sujeitos da pesquisa, a partir dos quais foram identificadas as suas respectivas instituições formadoras. Elaborou-se a caracterização das matrizes curriculares desses cursos de licenciatura em Pedagogia e analisou-se o conteúdo das ementas das disciplinas relacionadas ao Ensino de Ciências. Valendo-se de entrevistas semiestruturadas e da aplicação da matriz de repertório, foram realizadas investigações a respeito das concepções dos referidos professores dos anos iniciais sobre o Ensino de Ciências, utilizando como principal referencial teórico-metodológico a Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly. Através dos dados construídos durante o processo investigativo foi possível apontar algumas relações entre o processo formativo desses professores e as suas percepções sobre o que é ensinar Ciências, as quais foram consideradas insuficientes para a efetivação de um ensino problematizador. Tal compreensão decorre do fato de que, apesar do esforço das instituições formadoras, ainda existem diversas lacunas formativas na área de Ciências, sobretudo no que tange aos conteúdos conceituais e às estratégias de ensino. Considera-se relevante uma maior aproximação das ementas disciplinares em relação ao que é proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais.por
dc.description.abstractThis research aimed to establish possible relationships between teacher formation in pedagogy and teachers’ conception on science teaching in primary school. In this way, we carried out the characterization of the main aspects suggested in the National Curriculum of Natural Sciences. Four primary school teachers were chosen as subjects of the research, from whom their respective institutions were identified and their Pedagogy curricula were characterized. The contents of the disciplines related to science teaching were also analyzed. Based on semi-structured interviews and on the application of repertory grids, investigations were carried out concerning the conceptions of those four teachers on science teaching, using the Personal Construct Theory of George Kelly as the main theoretical and methodological framework. Through the data constructed during the research process it was possible to identify some relationships between the formation process of these teachers and their perceptions of what is to teach science, which were not considered enough for the implementation of a problem-solving teaching style. Such understanding derives from the fact that, despite the efforts carried out by the educational institutions, there are still many gaps in the formation process of Sciences, especially in relation to conceptual content and teaching strategies. In order to reach this objective, it is considered relevant to organize disciplines’ summaries more in accordance to what is proposed by the National Curriculum of Natural Sciences.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2016-08-18T13:27:49Z No. of bitstreams: 1 Maurilio Mendes da Silva.pdf: 832548 bytes, checksum: 01445547ce8e29d538d9fab788ede060 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-18T13:27:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maurilio Mendes da Silva.pdf: 832548 bytes, checksum: 01445547ce8e29d538d9fab788ede060 (MD5) Previous issue date: 2013-07-22eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectTeoria dos construtos pessoaispor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectPedagogyeng
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectPersonal construct theoryeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleRelação entre a formação docente para os anos iniciais e a concepção dos professores sobre o ensino de ciênciaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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