Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5395
Tipo do documento: Tese
Título: Estudo das aprendizagens desenvolvidas na atividade de mediação dirigida a grupos escolares em museu de ciências
Autor: FRANÇA, Suzane Bezerra de 
Primeiro orientador: RÉGNIER, Nadja Maria Acioly
Primeiro coorientador: FERREIRA, Helaine Sivini
Primeiro membro da banca: CARVALHO, Daniela Franco
Segundo membro da banca: FALCÃO, Jorge Tarcisio da Rocha
Terceiro membro da banca: MONTEIRO, Bruno Andrade Pinto
Resumo: Esta investigação se ancora numa perspectiva de aprendizagem, multidimensional, pautada no arcabouço teórico-metodológico, denominado Resultados Genéricos da Aprendizagem (RGA). Trata-se de uma construção teórica, filiada à ideia de que aprendizagem que se dá ao longo da vida. É consensual que os museus de ciências desempenham papel importante, contribuindo para o ensino formal desenvolvido nas instituições escolares. Entretanto, essa discussão ainda não é contemplada, nos currículos das licenciaturas, de maneira explicitada. Sabemos que os estudantes das licenciaturas atuam como mediadores em museus de ciências e entendemos essa atividade como integrante de seu processo de formativo, na perspectiva de uma formação docente mais ampla. Assim, esta tese, esteve voltada para análise das aprendizagens desenvolvidas por mediadores na atividade de mediação de grupos escolares em museu de ciências. A pesquisa teve delineamento qualitativo. O estudo foi realizado no museu Espaço Ciência, que fica localizado em Olinda – PE. Foram sujeitos da investigação mediadores licenciandos de ciências naturais e a construção dos dados envolveu a observação etnográfica; a aplicação de questionário, a videogravação e a entrevista de autoconfrontação simples. A construção e análise dos dados foram balizadas pelos RGAs, em suas múltiplas dimensões de aprendizagem, a saber: conhecimento e compreensão; habilidades; atitudes e valores; prazer inspiração e criatividade. Os resultados indicaram indícios do desenvolvimento das múltiplas dimensões de aprendizagens, decorrente da experiência de mediação em museu de ciências, dos mediadores licenciados. Revelaram também, que os mediadores reconhecem a mediação como constitutiva de sua formação e visualizam possibilidades de transferência das dessas aprendizagens para a futura atuação docente na educação básica. Esperamos com este estudo, colaborar para o entendimento e a discussão da aprendizagem no contexto dos museus de ciências, bem como para o reconhecimento do processo de formação de professores vivenciados por licenciados nessas instituições museais.
Abstract: This research is grounded on a multidimensional learning perspective, based on the theoretical and methodological framework, called Generic Learning outcomes (RGA). It deals with a theoretical construction, affiliated to the idea that learning occurs throughout life. It is generally agreed that science museums play an important role in contributing to formal education developed in schools. However, this discussion is still not included in the undergraduate curriculum, at least not in a explicit way. We know that undergraduate students act as mediators in science museums and understand this activity as part of their own process of knowledge acquisition, in the perspective of a broader teacher training education. Thus, this thesis has focused on the analysis of learning developed by these students in the mediation of school groups in science museums. The research had a qualitative design. The study was conducted in the Space Science Museum, which is located in Olinda - PE. The subjects of the research were undergraduates in natural sciences and the construction of the data involved ethnographic observation; questionnaires were applied, some video recording was made, as well as a simple self-confrontation interview. The construction and analysis of data were buoyed by the RGA in its multiple dimensions of learning, namely: knowledge and understanding; skills; attitudes and values ; Pleasure inspiration and creativity. Results showed evidence of the development of the multiple dimensions of learning, resulting from the mediation experience in the science museum displayed by the students. It also revealed that the students recognize mediation as constitutive of their own formation and visualize possibilities of transferring this learning to future teaching performance in basic education. We hope with this study to contribute to the understanding and discussion of learning in the context of science museums as well as for the recognition of teacher-education processes experienced by these museum institutions.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Resultados genéricos da aprendizagem
Museu de ciência
Mediação do conhecimento
Formação de professores
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: FRANÇA, Suzane Bezerra de. Estudo das aprendizagens desenvolvidas na atividade de mediação dirigida a grupos escolares em museu de ciências. 2014. 298 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5395
Data de defesa: 31-Jul-2014
Aparece nas coleções:Doutorado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Suzane Bezerra de Franca.pdfDocumento principal4 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.