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Tipo do documento: Dissertação
Título: Relações discursivas na compreensão de processos biológicos sistêmico-complexos em uma rede social : contribuições para a formação do docente universitário
Autor: SOUZA, Aline Furtuozo de 
Primeiro orientador: LEÃO, Ana Maria dos Anjos Carneiro
Primeiro coorientador: MARTINS, Marcelo Machado
Primeiro membro da banca: CARVALHO, Ana Amélia Costa da Conceição Amorim Soares de
Segundo membro da banca: COUTO, Janaína de Albuquerque
Resumo: Esta pesquisa trata da formação não-institucionalizada de um grupo de docentes universitários na perspectiva da Biologia sistêmico-complexa. O objetivo do estudo foi analisar como os participantes articularam seus saberes individuais para promover a compreensão de um Caso que teve como protagonista o personagem de tirinhas Garfield. Este trabalho se circunscreve no contexto de uma tese de doutoramento intitulada “Formação de docentes universitários: um complexo de interações paradigmáticas” (Brayner-Lopes, 2015) que teve suas etapas metodológicas pautadas no Modelo das Múltiplas Perspectivas (MoMuP). Na primeira etapa Metodológica, foi criado um grupo de privacidade secreta (GE-Glicemia) no Facebook. O grupo foi composto por 11 integrantes que desenvolveram papéis distintos, de acordo com a intencionalidade inicial da participação e com as posturas assumidas no decurso das discussões. A segunda etapa metodológica contou com a construção de esquemas conceituais individuais, culminando com a construção de um esquema conceitual coletivo. O foco de análise desta dissertação foi o processo discursivo realizado no Facebook. Os dados obtidos foram analisados de acordo com a Teoria Semiolinguística (TS), em três perspectivas complementares: a) observação dos aspectos que compuseram o contrato comunicativo do grupo de estudos online. Nesse momento, pode-se inferir que o grupo GE-Glicemia se configurou como um espaço de troca discursiva e produção de sentido, no qual os parceiros dos atos comunicativos assumiram papéis específicos e puderam interagir com pertinência, traçando estratégias de influência e persuasão, além de estabeleceram processos de regulação interna para os discursos que foram produzidos no grupo; b) Análise dos traços identitários dos docentes participantes da pesquisa, o que apontou subsídios para a compreensão para algumas características formativas de cada participante e de como reconhecem o personagem Garfield de forma diversa; c) Os discursos argumentativos dos docentes compuseram um corpus de análise, considerando as articulações conceituais realizadas por eles e os aspectos pedagógicos observados. Esse momento de análise articulou a compreensão dos traços identitários dos docentes e a apreensão dos explícitos e dos implícitos (pressupostos e subentendidos) dos discursos, evidenciando articulações entre os paradigmas de Ciência e os paradigmas de prática pedagógica dos participantes da pesquisa. Os docentes desenvolveram seus discursos tecendo relações próximas entre seu percurso formativo e as articulações (conceituais e pedagógicas) que realizaram durante as discussões. Isto promoveu a reflexão sobre o papel formativo na visão de mundo do docente, assim como as possibilidades de serem geradas perspectivas inovadoras para a educação superior.
Abstract: This research is about non-institutionalized development of a professor group considering a complex-systemic Biology perspective. The present object was to analyze how the participants articulated their individual knowledge to promote the comprehension of a Case in which the protagonist was the comic strip character Garfield. This work is limited in the context of a doctoral thesis entitled “Formação de docentes universitários: um complexo de interações paradigmáticas” (Brayner-Lopes, 2015) which had its methodological steps guided the Modelo das Múltiplas Perspectivas (MoMuP). The first methodological step, it created a secret privacy group (GE - Glicemia) in Facebook. The Facebook group GE-Glicemia was constituted by 11 participants who developed distinct roles according the initial intent of participation and the positions taken in the discussions. The second methodological step involved the construction of individual conceptual schemes, culminating in the construction of a collective conceptual scheme. The analytical focus of this thesis was the discursive process performed Facebook. The obtained data was analyzed according to the Semiolinguistic Theory (ST), in three complementary perspectives: (a) Observation of the aspects which composed the communicative contract in the online study group. It was possible to infer that GE-Glicemia group has been configured as a discursive space of exchange and meaningful production where partners of communicative acts were able to assume specific roles and interact with relevance, creating influence and persuasion strategies. They also established internal control processes for the speeches created in the group; (b) Analysis of the identifying features in each one of the research participants, which allowed understanding some formative features about themselves and how they recognize Garfield character according to their own individuality; (c) The professor argumentative speeches created an analysis corpus, considering the conceptual statements made by them as well as the observed pedagogical aspects. This moment in the analysis articulated their understanding features and the retention of explicit and implicit (assumption and implied) speech, pointing articulations between the paradigms of Science and the paradigms of teaching practice. The professors developed their speeches creating close relationships between their training and the conducted conceptual and pedagogical articulations. That promoted reflection about the formative role in the teaching perspective as well as the possibilities to promote innovative approaches to higher education.
Palavras-chave: Formação de professores
Ensino superior
Teoria Semiolinguística
Processo biológico
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SOUZA, Aline Furtuozo de. Relações discursivas na compreensão de processos biológicos sistêmico-complexos em uma rede social : contribuições para a formação do docente universitário. 2015. 191 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5393
Data de defesa: 11-Jun-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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