Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5391
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLOPES, Fernanda Muniz Brayner-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8726320599588503por
dc.contributor.advisor1LEÃO, Ana Maria dos Anjos Carneiro-
dc.contributor.advisor-co1JÓFILI, Zélia Maria Soares-
dc.contributor.referee1CARVALHO, Ana Amélia Costa da Conceição Amorim Soares de-
dc.contributor.referee2MARTINS, Marcelo Machado-
dc.contributor.referee3ROCHA, Marília de França-
dc.contributor.referee4BASTOS, Heloísa Flora-
dc.date.accessioned2016-08-18T12:32:58Z-
dc.date.issued2015-06-08-
dc.identifier.citationLOPES, Fernanda Muniz Brayner. Formação de docentes universitários : um complexo de interações paradigmáticas. 2015. 259 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5391-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi avaliar uma proposta metodológica utilizando o Modelo das Múltiplas Perspectivas (MoMuP) e os princípios da Aprendizagem Cooperativa visando propiciar a articulação dos saberes experienciais, do conteúdo e da prática pedagógica de docentes universitários através da autonomia construtivista, para reelaborar a compreensão sistêmico-complexa dos processos biológicos. A metodologia foi desenvolvida por docentes universitários de várias áreas da Biologia com dupla formação (bacharelado e licenciatura) e da área médica, em momentos virtuais e presenciais. A rede social Facebook foi utilizada como ambiente virtual em um grupo de privacidade secreta intitulado GE-Glicemia. Neste foram desenvolvidos blocos de diálogos com viés cooperativo acerca dos processos biológicos de Garfield na perspectiva da Biologia sistêmico-complexa. Os momentos presenciais envolveram a construção de Esquemas Conceituais Individuais em parking lot que funcionaram como Desconstrução ou aprofundamento conceitual, preparando o grupo para o momento em que esse esquema conceitual seria reconstruído coletivamente. A premissa foi promover uma Reconstrução conceitual articulada, permeando entre os paradigmas da ciência - Cartesiano, Sistêmico e Complexo. A análise dos resultados revelou que foi possível materializar uma formação contínua, em serviço, de docentes universitários, visando o aprimoramento do Ensino de Biologia. Os participantes, a partir de atividades desenvolvidas individual e cooperativamente, refletiram e reelaboraram a compreensão conceitual específica na perspectiva sistêmico-complexa. A opção teórico-metodológica pelo MoMuP propiciou o processo de Desconstrução, aprofundamento e (Re) construção conceitual e paradigmática. O trabalho em grupo cooperativo favoreceu a articulação de saberes docentes na Biologia, assim como das práticas pedagógicas e experienciais. Portanto, articular saberes na perspectiva da Biologia sistêmico-complexa, de forma cooperativa é um possível caminho para minimizar a fragmentação presente no ensino da Biologia.por
dc.description.abstractThe present research has the objective of evaluating the methodological proposition of applying the Multiple Perspectives Model (MoMuP) and Cooperative Learning principles in order to articulate experiential, content and pedagogical practice knowledge of university level educators through constructivist autonomy to re-elaborate complex-systemic comprehension of biological processes. Such methodology has been developed by professors with both bachelors and licentiate degrees from multiple areas of biology and medical sciences during virtual and personal meetings. A private group, GE-Glicemia, in the social network Facebook was used as virtual meeting environment. In those, cooperative dialogues were developed regarding Garfield’s biological processes in a complex-systemic perspective. Personal meetings involved individual building of parking lot schemes that worked as Deconstruction (or conceptual development) preparing the group for a further moment when the conceptual scheme was built collectively. The main premise was promoting an articulate concept reconstruction permeating science paradigms – Cartesian, Systemic and Complex. Result analysis revealed that it was possible to materialize a continuous in-service development of professors in order to improve Biology Teaching. From the individual and collective activities, participants reflected and elaborated their specific conceptual comprehension in the complex-systemic perspective. The theoretical-methodological choice of MoMuP allowed the Deconstruction, development and Reconstruction of concepts and paradigms. Group work favored the articulation, not only, of knowledge, but also, of pedagogical practices and experiences. Therefore, knowledge articulation in the complex-systemic Biology perspective in cooperative way is a possible path to minimize fragmentation in Biology Teaching.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2016-08-18T12:32:57Z No. of bitstreams: 1 Fernanda Muniz Brayner Lopes.pdf: 10232920 bytes, checksum: d988a442a96b429481ccb631a631fcb1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-18T12:32:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fernanda Muniz Brayner Lopes.pdf: 10232920 bytes, checksum: d988a442a96b429481ccb631a631fcb1 (MD5) Previous issue date: 2015-06-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectAprendizagem cooperativapor
dc.subjectModelo das múltiplas perspectivaspor
dc.subjectTeacher developmenteng
dc.subjectBiology teachingeng
dc.subjectCooperative learningeng
dc.subjectMultiple perspectives modeleng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFormação de docentes universitários : um complexo de interações paradigmáticaspor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Doutorado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Muniz Brayner Lopes.pdfDocumento principal9,99 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.