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http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5375
Tipo do documento: | Tese |
Título: | A transposição didática do conceito de área de figuras geométricas planas no 6º ano do ensino fundamental : um olhar sob a ótica da teoria antropológica do didático |
Autor: | SANTOS, Marilene Rosa dos |
Primeiro orientador: | SANTOS, Marcelo Câmara dos |
Primeiro membro da banca: | LIMA, Anna Paula de Avelar Brito |
Segundo membro da banca: | AMARAL, Edênia Maria Ribeiro do |
Terceiro membro da banca: | BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar |
Quarto membro da banca: | ARAUJO, Abraão Juvencio de |
Resumo: | Essa tese teve por objetivo analisar o distanciamento entre a prática docente do professor de matemática e a abordagem do livro didático adotado por ele, no 6º ano do ensino fundamental, em relação ao conceito de área de figuras geométricas planas. A fundamentação teórica está alicerçada no modelo de área enquanto grandeza proposto nos trabalhos de Douady e Perrin-Glorian (1989), Bellemain e Lima (2002), Bellemain (2013) e na Teoria da Transposição Didática e Teoria Antropológica do Didático, ambas desenvolvidas por Chevallard (1991; 1999) e seus colaboradores. A metodologia se baseia em uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico, que consistiu na análise das organizações matemática e didática do livro didático e da prática docente do professor de matemática de uma escola pública municipal da Cidade do Paulista. Os resultados indicam que existe, sim, uma relação entre a abordagem do livro didático e a prática docente. No entanto, essa relação é divergente em muitos aspectos (Tipos de tarefas e técnicas abordadas, tecnologias e teorias, exploração de técnicas, organização didática) e convergentes em outros (definição e abordagem conceitual da área de figuras planas). Também foi possível perceber que há uma distância considerável entre a abordagem didática do livro didático e da prática docente em relação ao conceito de área, que pode estar sendo influenciada pela concepção que o professor tem sobre o ensino de matemática e pela relação que ele tem com o objeto de estudo. |
Abstract: | Cette thèse a eu pour objectif d’analyser le éloignement entre la pratique institutrice de l’enseignant de mathématiques et l’approche du livre didactique par lui adopté, à la 6e année primaire, par rapport au concept d’aire sur des figures géométriques planes. La base théorique est établie sur le modèle d’aire en tant que grandeur, proposé dans les travaux de Douady et Perrin-Glorian (1989), Bellemain et Lima (2002), Bellemain (2013) et dans la Théorie de la Transposition Didactique bien comme dans la Théorie Anthropologique du Didactique, toutes les deux développées par Chevallard (1991; 1999) et ses collaborateurs. La méthodologie est fondée sur une approche qualitative, à caractéristique ethnographique, par une analyse des organisations mathématique et didactique du livre didactique et de la pratique institutrice de l’enseignant de mathématiques d’une école publique municipale de la Cidade do Paulista. Les résultats indiquent qu’il existe bien une relation entre l’approche du livre didactique et la pratique institutrice. Toutefois, cette relation est divergente sur beaucoup d’aspects (Types de tâches et techniques abordées, technologies et théories, exploration de techniques, organisation didactique), et convergente sur d’autres aspects (définition et approche conceptual du concept d’aire). Il a été possible d’observer qu’il y a une distance considérable entre l’approche didacticisme du livre didactique et la pratique institutrice par rapport au concept d’aire, qui peut être influencée par la conception de l’enseignant à propos de l’enseignement des mathématiques et par sa relation avec notre objet d’étude. |
Palavras-chave: | Prática docente Professor de matemática Transposição didática Livro didático Praxeologia Teaching practice Maths teacher Didactic transposition Textbook Praxeology |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Citação: | SANTOS, Marilene Rosa dos. A transposição didática do conceito de área de figuras geométricas planas no 6º ano do ensino fundamental : um olhar sob a ótica da teoria antropológica do didático. 2015. 282 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5375 |
Data de defesa: | 3-Aug-2015 |
Appears in Collections: | Doutorado em Ensino das Ciências |
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