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http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5090
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O papel da mulher no desenvolvimento sustentável sob a ótica da Agenda 21 no Estado de Pernambuco |
Autor: | VANDERLEI, Andrea Regina |
Primeiro orientador: | BORBA, Vicentina Maria Ramires |
Primeiro membro da banca: | CUNHA, Maximiliano Wanderley Carneiro da |
Segundo membro da banca: | ALCÂNTARA, Rita |
Terceiro membro da banca: | MOUTINHO, Lúcia Maria Góes |
Resumo: | A AGENDA 21, importante documento sobre a questão da sustentabilidade, é um programa de ação a ser implantado pelos governos em todos os níveis de desenvolvimento e pelos grupos setoriais independentes nas áreas onde houver atividade humana que afete o meio ambiente. A mulher, como primeira gestora dos recursos naturais, toma-se uma multiplicadora de comportamentos conservacionistas, e por essa razão são tão importantes as discussões sobre gênero e os decorrentes investimentos feitos na educação, na saúde e na melhoria da qualidade de vida das mulheres. Isso considerado, este trabalho tem como objetivo. identificar como as iniciativas da Agenda 21 local podem encontrar aderência às medidas mundiais em favor da mulher para atingir um desenvolvimento sustentável e equitativo, segundo os princípios formulados em seu capítulo 24, através dos resultados obtidos pela aplicação dos indicadores "Relação entre os sexos feminino e masculino na educação primária, secundária e superior" e "Taxa de analfabetismo entre homens e mulheres de 15-24 anos". Para esta investigação, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com utilização de questionários, entrevistas a diretores e/ou coordenadores e corpo docente de instituições educacionais públicas de dois municípios do Estado de Pernambuco, Ipojuca e Pesqueira. Os resultados apontaram que os índices de analfabetismo nos dois municípios pesquisados (Ipojuca, com Agenda 21, e Pesqueira ainda sem a sua formulação) continuam altos e apresentaram resultados semelhantes no que concerne à comparação entre os gêneros masculino e feminino na faixa etária de 15 a 24 anos. Percebeu-se, também, que um maior grau de escolaridade da mulher contribui mais ativamente para o desenvolvimento sustentável, tomando necessário que os dois municípios busquem a implantação e/ou implementação da Agenda 21 local, a fim de consolidar as ações nela formuladas para melhoria da educação. |
Abstract: | AGENDA 21, a major document on the issue of sustainability, is a program to be implemented by govemments at all levels of development and independent groups in areas where there is human activity affecting the environrnent. The woman, as first manager of natural resources, becomes a multiplier of sustainable behaviors, and this is the reason why discussions on gender and the resulting investments in education, health and women's quality of life are so important. This study aims to identify how the initiatives of local Agenda 21 may fmd adherence to the world initiatives for women's rights in order to achieve a sustainable and equitable developmep.t, according to the principIes embodied in its chapter 24, by the results obtained by applying the indicators "Relationship between female and male education in primary, secondary and higher school" and "rate of illiteracy among men and women aged 15-24." For this investigation, we conducted a qualitative survey, using questionnaires, interviews with directors and / or coordinators of public schools in two cities in Pemambuco State, Ipojuca and Pesqueira. The results showed that illiteracy rates in the two counties (Ipojuca with Agenda 21, and Pesqueira still without its formulation) remain high and also showed similar results regarding the comparison between males and females aged 15 to 24. It was also observed that a higher level of women's education contributes more actively to sustainable development, showing it's necessary that the two counties seek the development and / or implementation of Local Agenda 21 in order to consolidate the actions set out in it to improve education. |
Palavras-chave: | Desenvolvimento local Mulher Gênero Educação Desenvolvimento sustentável Agenda 21 local Local Agenda 21 Sustainability Gender Education Woman |
Área(s) do CNPq: | OUTROS::ADMINISTRACAO RURAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Administração |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural |
Citação: | VANDERLEI, Andrea Regina. O papel da mulher no desenvolvimento sustentável sob a ótica da Agenda 21 no Estado de Pernambuco. 2010. 88 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5090 |
Data de defesa: | 27-Jul-2010 |
Appears in Collections: | Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural |
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