Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/4712
Tipo do documento: Dissertação
Título: Tecendo memória : linhas e entrelinhas da trajetória da Universidade Federal Rural de Pernambuco (1912-1936)
Autor: SILVA, Denize Siqueira da 
Primeiro orientador: ALMEIDA, Maria das Graças Andrade Ataíde de
Primeiro membro da banca: PERAZZO, Priscila Ferreira
Segundo membro da banca: LUNA, Suely Cristina Albuquerque de
Resumo: A pesquisa tem como objetivo rememorar a trajetória da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, a partir de ideais que justificaram o surgimento das Escolas Superiores de Agricultura e Medicina Veterinária de São Bento em 1912, e práticas escolares vivenciadas nesses espaços, que resultaram na laicização da Escola Superior de Agricultura – ESA de São Bento, em 1936, quando essa passou para administração exclusiva do Estado. Nesse sentido, sob a orientação teórico-metodológica da História Cultural e de conceitos das categorias eleitas nessa pesquisa: patrimônio cultural, memória e cotidiano evocamos atividades escolares, acordos e estratégias percebidas nas relações de sociabilidades entre os poderes instituídos: Igreja e Estado, vislumbrando a compreensão desse processo histórico. Nessa perspectiva, as interpretações da Análise de Discurso (AD), da corrente francesa, que privilegia as sentidos construídos no discurso e as formas de produção, do interdiscurso e da intertextualidade deram suporte ao tratamento do corpus documental. Com a desconstrução dos discursos, identificamos os sentidos construídos nas alocuções dos homens que teceram as primeiras linhas dessa trajetória. Nessa pesquisa não realizamos uma coleta de dados quantitativos para aferição do alcance e eficácia que subsidiasse uma avaliação do conhecimento agropecuário dos acadêmicos. Propomos, sim, com a perspectiva metodológica situar historicamente o processo, por meio da análise documental e da bibliografia existente sobre o tema, além de refletir sobre as razões e os significados desse suporte educativo como prática cultural e instrumento político. Portanto, oferecer à comunidade universitária da UFRPE, um referencial para a construção de sua historicidade e identidade, tendo em vista que, quando questionamos a preservação inserida na dinâmica do movimento da história, chega-se a um melhor entendimento de como se costura a cultura histórica. Com essa proposta vislumbramos a importância do papel da memória coletiva na trajetória de configuração das Faculdades de São Bento e a sua necessária inclusão no campo do conhecimento histórico do patrimônio cultural da UFRPE.
Abstract: The research has the purpose of review the trajectory of the Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, from ideals that justified the emergence of the “Escolas Superiores de Agricultura e Medicina Veterinária de São Bento”, in 1912, and the educational practices experienced in those spaces, resulting on the secularization of the Escola Superior de Agricultura – ESA of São Bento, in 1936, when it turned to be administrated only by the Government. In this way, under the theoretical and methodological orientation of the Cultural History and concepts of the chosen categories on this research (cultural heritage, collective memory and daily life), we evoke school activities, agreements and strategies on sociability relations between the established powers – Church and State – aiming the comprehension of this historical process and the social role played by these Agrarian Institutes on the region. From this perspective, the interpretations of the Discourse Analysis (DA); of the French current, which privileges theconstructed meanings on the discourse and the production ways; of the interdiscourse and the intertextuality gave support to the study of the documentary corpus. With the deconstruction of discourses, we could understand the constructed meanings on the speeches of men that weaved the fist lines of this path. On this research, we didn’t make a collection of quantitative data for measuring the reaching and effectiveness that subsidize a evaluation of the agricultural knowledge of the academicians. We propose, instead, with the methodological perspective, to situate historically the process, through the documentary analysis and the bibliography about the subject, and identify the reasons, experiences, senses and meanings of this educational support as a cultural practice and a political tool. Therefore, we wanted to offer to UFRPE’s academic community a reference for the construction of its historicity and identity, considering that, when we question the preservation inserted in the dynamics of History, we come to a better understanding of how the historical culture is created. With this purpose, we highlight the important role of collective memory in the path of the configuration of the Faculdades de São Bento and its necessary inclusion into the field of historical knowledge of cultural heritage.
Palavras-chave: Patrimônio cultural
Cotidiano
Memória
Cultural heritage
Memory
Universidade Federal Rural de Pernambuco
UFRPE
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: SILVA, Denize Siqueira da. Tecendo memória : linhas e entrelinhas da trajetória da Universidade Federal Rural de Pernambuco (1912-1936). 2010. 170 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/4712
Data de defesa: 1-Jul-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Denize Siqueira da Silva.pdfDocumento principal2,52 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.