Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/4660
Tipo do documento: Dissertação
Título: A comercialização e sustentabilidade do café arábica típica orgânico de Taquaritinga do Norte-PE
Autor: OLIVEIRA JÚNIOR, Roques Matias de 
Primeiro orientador: CABRAL, Romilson Marques
Primeiro membro da banca: SANTOS, Dino Lincoln Figueirôa
Segundo membro da banca: MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de
Terceiro membro da banca: MENELAU, Almir Silveira
Resumo: Por esta pesquisa propõe-se a analisar como as estratégias de comercialização influenciam na sustentabilidade da produção do café arábica típica orgânico no município de Taquaritinga do Norte – PE, quanto aos seus aspectos sociais, econômicos e ambientais. Foram realizadas entrevistas com dirigentes e associados da Associação dos Produtores de Café Orgânico de Taquaritinga do Norte e técnicos extensionistas locais. A Matriz SWOT (Strenght, Weakness, Opportunity and Threats), foi utilizada como uma ferramenta, adaptada para associar e confrontar as categorias de analise que caracterizam o processo de comercialização. Os resultados demonstram, que a manutenção das atuais estratégias de comercialização geram grandes dificuldades para a sustentabilidade econômica (comercialização e viabilidade econômica), social (manutenção do homem no campo e a produção familiar) e ambiental (manutenção da vegetação nativa) da produção do café orgânico sombreado de Taquaritinga do Norte – PE.
Abstract: For this research proposes to analyze how marketing strategies influence the sustainability of the production of typical organic arabica coffee in Taquaritinga do Norte – PE, as its social, economic and environmental aspects. Interviews with associated leaders and members of Association of Producers of Coffee Taquaritinga do Norte Organic and local field workers were held. The SWOT (Strength, Weakness, Opportunity and Threats), was used as a tool, adapted to associate and confront the analysis of categories that characterize the commercial process. The current results show that maintaining the current marketing strategies create great difficulties for economic sustainability (economic viability and marketing), social (human maintenance in the field and the family production) and environmental (maintenance of native vegetation) the production of organic coffee shading Taquaritinga do Norte – PE.
Palavras-chave: Comercialização
Café orgânico
Sustentabilidade
Administração estratégica
Marketing
Organic coffee
Sustainability
Strategic administration
Área(s) do CNPq: OUTROS::ADMINISTRACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural
Citação: OLIVEIRA JÚNIOR, Roques Matias de. A comercialização e sustentabilidade do café arábica típica orgânico de Taquaritinga do Norte-PE. 2015.157 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/4660
Data de defesa: 12-Fev-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Roques Matias de Oliveira Junior.pdfDocumento principal1,55 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.