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Tipo do documento: Dissertação
Título: Processo de gestão de resíduos sólidos no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (CEASA/PE): responsabilidade, tratamento e destino
Autor: FREIRE, José Mário de Lima 
Primeiro orientador: MENELAU, Almir Silveira
Primeiro membro da banca: MELO, André de Souza
Segundo membro da banca: MOUTINHO, Lucia Maria Góes
Terceiro membro da banca: SILVA, Emanuel Sampaio
Resumo: Os resíduos sólidos constituem-se um dos grandes desafios da atualidade, pois seu tratamento e disposição final de maneira inadequada têm trazido graves consequências tanto na ordem sanitária quanto ambiental. E, quando se trata de desperdícios de alimentos, esta situação se agrava, pelo fato de ter no mundo milhares de pessoas passando por situação de fome enquanto milhares de toneladas de alimentos são destinadas aos aterros sanitários ou ainda aos lixões. Este trabalho teve como propósito avaliar o gerenciamento dos resíduos sólidos e o nível de participação e interesse dos stakeholder do Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (CEASA/PE) a fim de atender às exigências legais da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e à Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). O CEASA/PE é considerado o maior centro de abastecimento do Norte/Nordeste em volume de vendas, comercializando mensalmente cerca de 70.000t. Trata-se de um terminal atacadista e varejista de produtos hortifrutigranjeiros, cereais e estivas, carnes, peixes, além de flores ornamentais e produtos orgânicos, gerando, mensalmente, um total médio de 900t. de resíduos sólidos, dos quais, 80% são de resíduos orgânicos. Através de pesquisa documental e de campo verificou-se a percepção dos vários atores em relação à limpeza no ambiente de comercialização. Os resultados revelaram que os responsáveis por esta sujeira são os comerciantes e a própria administração do estabelecimento que não fiscaliza a limpeza e as atitudes dos comerciantes e clientes durante a comercialização. Percebeu-se também que a limpeza é o último ponto que os clientes procuram no momento da compra. Fato observado pelos comerciantes que acabam não se sentido motivados a mudar os hábitos de limpeza e higiene e nem de participar de palestras sobre a questão ambiental, assim como os clientes. Acredita-se que se o CEASA/PE desenvolvesse ações eficazes que atingissem a estes dois grupos, conseguisse modificar os hábitos ambientais, de modo a diminuir a geração de resíduos sólidos e também conseguindo implantar a coleta seletiva, dando um destino correto a cada tipo de resíduo conforme a sua classificação, proporcionar-se-ia o aumento da vida útil do aterro sanitário e, o mais importante, a limpeza do ambiente do maior Centro de Abastecimento e de Logística do Norte/Nordeste.
Abstract: Solid wastes constitute a major challenge currently, because their treatment and impropriate final disposal have brought serious consequences on health as environment. And as it comes to waste food, this situation is aggravated by the fact that thousands of people worldwide going through famine while thousands of tons of food are meant to landfills or even dumps. This study aimed at evaluating the management of solid waste and the level of participation and interest of all stakeholders of the Center for Supply and Logistics of Pernambuco (CEASA/PE) in order to meet the legal requirements of the National Politics for Solid Waste (PNRS) and the National Politics for Environmental Education (PNEA). The CEASA/PE is the largest supply center of the North/Northeast in sales volume, selling monthly about 70.000t.This is a wholesaler and retailer terminal of horticultural products, cereals and stowage, meats, fish, and ornamental flowers and organic products, generating a monthly average total of 900t solid waste, out of which 80% is organic waste. Through desk and field research; it was found the perception of various stakeholders regarding the housekeeping in the marketing environment. Results revealed merchants and customersas responsible for the two groups, which responsible for this mess are traders and the proper establishment administration that does not inspect the cleanliness and the attitudes of merchants and customers during marketing. It was noticed also that cleaning is the last point that customers look for when buying. It was noted by traders who end up not felling motivated to change the habits of cleanliness and hygiene and or attending the lecture on environmental issues, as well as customers. It is believed that if CEASA/PE develop effective actions that reach these two groups, achieving environmental change habits in order to reduce the generation of solid waste and moreover able to deploy the selective collection, giving a correct destination for each type of waste according to their classification, it will provide increased shelf life of the landfill and most importantly cleaning up the largest Center of Supply and Logistics in the North/Northeast
Palavras-chave: Resíduo sólido
Educação ambiental
Solid waste
Environmental education
Área(s) do CNPq: OUTROS::ADMINISTRACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural
Citação: FREIRE, José Mário de Lima. Processo de gestão de resíduos sólidos no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (CEASA/PE): responsabilidade, tratamento e destino. 2013. 64 f. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/4558
Data de defesa: 10-Dec-2013
Appears in Collections:Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural

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