Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/4540
Tipo do documento: Dissertação
Título: Alinhamento entre estratégias de negócio e tecnologias de informação e comunicação : estudo sobre a indústria sucroalcooleira em Pernambuco.
Autor: MEDEIROS NETO, João Paulo de 
Primeiro orientador: MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de
Primeiro membro da banca: SAMPAIO, Yony de Sá Barreto
Segundo membro da banca: FAVERO, Luiz Andrea
Terceiro membro da banca: RIBEMBOIM, Jacques Alberto
Resumo: Os investimentos em tecnologias de informação e comunicação (TIC), realizados pelas organizações modernas, apresentam crescimento a níveis sem precedentes, incluindo o avanço no uso de tecnologias de Internet que consolidam os mercados globalizados, e desta forma condicionam as estratégias das organizações ao uso destas soluções como fator de obtenção de competitividade. O objetivo desta dissertação foi o de analisar o setor sucroalcooleiro no estado de Pernambuco, com intenção de identificar variáveis que descrevam o processo de alinhamento entre estratégias de negócio e estratégias de tecnologias de informação. A pesquisa está fundamentada em trabalhos recentes sobre os benefícios do desenvolvimento tecnológico, especialmente referente as TIC, e de como a performance e retorno sobre investimentos em TIC estão relacionados ao correto alinhamento com as estratégias de negócio, ou seja, como os recursos de TIC incluindo hardware, software, redes, recursos humanos e bases de dados, proporcionam o adequado suporte à realização das atividades de produção e prestação de serviços. Para tal foram realizadas entrevistas junto aos gerentes e coordenadores de áreas estratégicas das empresas do setor sucroalcooleiro em Pernambuco, referenciadas pelo modelo de alinhamento proposto por Henderson e Venkatraman (1993). O alinhamento estratégico ficou caracterizado com um grupo mais moderno, praticando a utilização de TIC com maior intensidade nos processos de produção, e um grupo mais tradicional que se preocupa com TIC , porém de maneira menos intensa. Finalizando, é sugerida pesquisa futura a qual amplie a amostra estendendo o estudo ao mercado sucroalcooleiro nacional, objetivando a realização de análise detalhada do potencial competitivo brasileiro através do uso de TIC como suporte à indústria sucroalcooleira, e desta forma fornecer subsídios à decisões para investimentos privados e governamentais em infraestrutura de TIC ao setor.
Abstract: The investments on information and communication technology (ICT), made by modern companies have shown unprecedented growth, including that of Internet based technologies in the establishment of global markets, thereby inducing companies to use strategies of these solutions as a factor of competitiveness. The main purpose of this dissertation was to analyze the sugarcane industry in the State of Pernambuco, in order to identify variables that explain business and information technology strategic alignment. Recent research that recognizes technological development benefits, forms the basis of the methodology and of specific interest those related to ICT, and how performance and returns on ICT investments are related with correct strategic alignment in business; i.e. how ICT resources including hardware, software, networks, human resources and data bases, offer a suitable support to production activity achievements and services. In order to do this, a survey was used as a method to collect data with managers and coordinators from strategic areas companies in the Pernambuco sugarcane industry, based on the model of Henderson e Venkatraman (1993). The strategic alignment was characterized with a modern group, with high commitment in use of IT in the production processes, and a more traditional group conscious about IT, however in less intensive way. Finally, is recommended future research including expansion of sample size extending the study to the national sugarcane market, in order to detail analyses of the potential Brazilian competitiveness in the use of ICT as a support for sugar and alcohol production, consequently supporting private and government decisions related to investments in ICT technologies in this industry.
Palavras-chave: Tecnologia da informação e comunicação
Alinhamento estratégico
Indústria sucroalcooleira
Área(s) do CNPq: OUTROS::ADMINISTRACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural
Citação: MEDEIROS NETO, João Paulo de. Alinhamento entre estratégias de negócio e tecnologias de informação e comunicação : estudo sobre a indústria sucroalcooleira em Pernambuco. 2007.139 f. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/4540
Data de defesa: 27-Fev-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joao Paulo de Medeiros Neto.pdfDocumento principal2,92 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.