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dc.creatorSOUZA, Eliabe Roberto de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2080413007192218por
dc.contributor.advisor1BORBA, Vicentina Maria Ramires-
dc.contributor.referee1SOARES, Inaldo Firmino-
dc.contributor.referee2ALBUQUERQUE, José de Lima-
dc.contributor.referee3VITAL, Tales Wanderley-
dc.date.accessioned2016-05-23T16:37:49Z-
dc.date.issued2014-02-24-
dc.identifier.citationSOUZA, Eliabe Roberto de. Políticas públicas e formação de capital humano : um enfoque sobre a interiorização do bacharelado em administração pública em Pernambuco. 2014. 86 f. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/4503-
dc.description.resumoA administração do Estado brasileiro, desde a era do descobrimento aos nossos dias, sempre esteve pautada em práticas sociais que determinaram os modos ou tipologias administrativas adotadas pelos vários governantes brasileiros. A interiorização do ensino público superior é entendida nesta pesquisa como a redistribuição da rede de instituições públicas de ensino superior dentro das unidades federativas da União com vista à oferta de cursos de graduação e pós-graduação para atender as demandas sociais e econômicas da região em que será instalada a nova unidade acadêmica. Ter consciência de que a educação é um bem de consumo ou investimento tem sido uma tarefa que tem dividido economistas e educadores, porém, não se pode negar que a omissão ou inércia sobre a formulação de políticas públicas educacionais para a formação de capital humano é um dos entraves para o desenvolvimento social e econômico do país. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo investigar as possíveis contribuições das políticas de expansão e interiorização universitária para a formação de capital humano através do Programa Nacional de Formação em Administração Pública e do Sistema Universidade Aberta do Brasil. O referencial teórico utilizado nesta pesquisa para o desenvolvimento das práticas públicas em administração foi baseado nos estudos de Gelson Junquilho (2010), Bresser Pereira (1996), Christina Andrews e Edison Bariani (2010). As Constituições Federais (1824, 1891, 1934, 1937, 1946, 1967, 1969, 1998) e os trabalhos de Roosevelt Queiroz (2009), Leonardo Secchi (2012), Francisco Heidemann (2010), Valdemir Pires (2005), balizaram a temática sobre política pública e formação de capital humano. No que se refere à expansão, interiorização da educação superior e a formação em administração foram utilizadas as obras de Maria Luísa Ribeiro (1998), Otaíza Romanelli (2006), Thomas Giles (1987), Demerval Saviani (2010), Tania Fischer (1984) e Carlos Bertero (2006). Para a compreensão das novas tecnologias educacionais e o advento do bacharelado em Administração Pública, serviram de fundamentação teórica os escritos de Vani Kenski (2007), José Moran (2000), Ricardo Castilho (2011), Denise Bunn et al (2009). Aos sujeitos participantes deste estudo foram aplicados formulários com campos abertos para obtenção de dados primários. Também foram realizadas entrevistas para melhor compreender como as relações administrativas e organizacionais ocorrem na oferta do Bacharelado em Administração Pública. Os dados secundários tiveram origem a partir do Ministério da Educação. A análise dos dados tomou por base a matriz de SWOT, através da inter-relação entre pontos fortes, oportunidades, pontos fracos e ameaças. Ficou evidenciado com este trabalho que não são os recursos tecnológicos que favorecem a implantação do Bacharelado em Administração Pública no interior do estado, mas a disponibilidade dos governos estaduais e municipais financiarem as despesas de operacionalidade dos polos de apoio presencial.por
dc.description.abstractThe administration of the Brazilian state, since the age of discovery to the present day, has always been grounded in social practices that determine the modes or administrative typologies adopted by several Brazilian leaders. The internalization of public higher education is understood in this study as the redistribution of public higher education institutions within the federal units of the Union to offer post-graduate courses and networking to meet social and economic demands of the region in which will install the new academic unit. Be aware that education is a consumer good or investment has been a task that has divided economists and educators, however, one can not deny that the omission or inertia on the formulation of educational policies for the formation of human capital is a barriers to social and economic development of the country. Thus, this study aimed to investigate the possible contributions of university policies of expansion and internalization to human capital formation through the National Training Program in Public Administration and the Open University System of Brazil. The theoretical referential used in this research for the development of public administration practices was based on studies of Gelson Junquilho (2010), Bresser Pereira (1996), and Edison Bariani Christina Andrews (2010). The federal constitutions (1824, 1891, 1934, 1937, 1946, 1967, 1969, 1998) and the work of Roosevelt Queiroz (2009), Leonardo Secchi (2012), Francisco Heidemann (2010), Valdemir Pires (2005), as guidelines to theme on public policy and human capital formation. With regard to expansion, internalization of higher education and training in the administration works of Maria Luisa Ribeiro (1998), Otaiza Romanelli (2006), Thomas Giles (1987), Demerval Saviani (2010), Tania Fischer (1984), Carlos Bertero (2006) were used. For the understanding of the new technologies and the advent of Bachelor in Public Administration, served as the theoretical basis of the writings Kenski Vani (2007), Joseph Moran (2000), Ricardo Castillo (2011), Denise Bunn et al (2009). The subjects participating in this study with open forms for obtaining primary data fields were applied. Interviews were also conducted to better understand how the administrative and organizational relationships occur in offering the Bachelor in Public Administration. Secondary data originated from the Ministry of Education. Data analysis was based on the SWOT matrix, through the inter-relationship between strengths, opportunities, weaknesses and threats. Evidenced in this work that are not technological resources that favor the implementation of the Bachelor of Public Administration in the state, but the availability of state and local governments to finance the costs of operation of the pole classroom.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (edna.saturno@ufrpe.br) on 2016-05-23T16:37:49Z No. of bitstreams: 1 Eliabe Roberto de Souza.pdf: 823551 bytes, checksum: caeabe38ea078a6e8f86f05855cd2005 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-05-23T16:37:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eliabe Roberto de Souza.pdf: 823551 bytes, checksum: caeabe38ea078a6e8f86f05855cd2005 (MD5) Previous issue date: 2014-02-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Administraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Ruralpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolítica educacionalpor
dc.subjectAdministração públicapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectExpansão universitáriapor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectPlanejamento estratégicopor
dc.subject.cnpqOUTROS::ADMINISTRACAO RURALpor
dc.titlePolíticas públicas e formação de capital humano : um enfoque sobre a interiorização do bacharelado em administração pública em Pernambucopor
dc.typeDissertaçãopor
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