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dc.creatorFIRMINO, Andresa Lydia da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3096082783359849por
dc.contributor.advisor1MOUTINHO, Lúcia Maria Góes-
dc.contributor.advisor-co1CAMPOS, Luís Henrique Romani de-
dc.contributor.referee1CABRAL, Romilson Marques-
dc.contributor.referee2TÁVORA, Luciana Elizabeth da Mota-
dc.date.accessioned2016-05-18T16:08:43Z-
dc.date.issued2014-03-17-
dc.identifier.citationFIRMINO, Andresa Lydia da Silva. A interiorização das universidades federais e os arranjos produtivos locais : o caso da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG/UFRPE). 2014. 121 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/4449-
dc.description.resumoUm fato marcante na política educacional brasileira da última década é a atuação mais ativa do Estado com a expansão e a interiorização das Universidades Federais. Merece atenção o interesse do governo federal de expandir os campi para os municípios que contemplem Arranjos Produtivos Locais (APLs). Diante disto, percebe-se que há uma importante interseção entre a política de expansão da educação superior pública com as de incentivo a Arranjos Produtivos Locais. Estudos mais recentes sobre arranjos produtivos propõem realizar sua investigação à luz de uma linguagem sistêmica de Arranjo e Sistema Produtivo e Inovativo Local, em que enfatizam a inovação e o aprendizado interativo como fatores de eficiência econômica e fonte de competitividade sustentada dos APLs. Os pressupostos do estudo consideram a universidade um dos atores que desempenham importante aporte para a aprendizagem e inovação no APL. Assim, esta dissertação propôs analisar as contribuições da implantação da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG/UFRPE) para os processos de aprendizagem e inovação do APL de Leite e Derivados de Garanhuns, a partir do conceito teórico desenvolvido pela RedeSist sobre Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais, que baseia-se na abordagem neoschumpeteriana de sistema de inovação. Para proceder esta pesquisa foi utilizado o método observacional, aplicou-se roteiros de entrevistas semi-estruturadas com os atores envolvidos e recorreu a pesquisas bibliográficas e análise de documentos oficiais disponibilizados por órgãos e instituições federais, estadual e municipal. Os dados coletados no presente estudo revelam as lacunas existentes da UAG/UFRPE, quanto a seu papel no ensino, pesquisa e extensão, para uma atuação ainda mais eficaz da Universidade, de modo a ser uma importante base de apoio no processo de aprendizagem e inovação no APL de Leite e Derivados de Garanhuns.por
dc.description.abstractA remarkable fact in the last decade in Brazilian educational policy is the more active role of the state with the expansion and internalization of Federal Universities. Attention desserves to the interest of the federal government to expand the campuses to municipalities that include Local Productive Arrangements (APLs ). Given this, it realizes that there is an important intersection between the policies of expansion of public higher education with the encouragement of the Local Productive Arrangements. More recent studies on clusters proposes to carry out its investigation in the light of a systemic language of Arrangement and Local Productive and Innovative System, which emphasize innovation and interactive learning as factors of economic efficiency and source of sustained competitiveness of clusters. The assumptions of the study consider the University one of the actors who play important contribution to learning and innovation in APL. Thus, this dissertation proposes to analyze the contributions of the implementation of the Academic Campus in Garanhuns (UAG/UFRPE) for the processes of learning and innovation on milk and derivatives APL of Garanhuns, from the theoretical concept developed by RedeSist on Arrangements and Production Systems and innovative Places, which is based on neoschumpeteriana approach of the innovation system. To conduct this research was used the observational method, applied scripts of semi-structured interviews with the actors involved and resorted to literature searches and analysis of official documents available by agencies and federal, state and municipal institutions. The data collected in this study reveals the shortcomings of UAG/UFRPE, as their role in teaching, research and extension, for an even more effective role of the University in order to be an important base of support in the learning and innovation process in milk and derivatives APL of Garanhuns.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (edna.saturno@ufrpe.br) on 2016-05-18T16:08:43Z No. of bitstreams: 1 Andresa Lydia da Silva Firmino.pdf: 1127743 bytes, checksum: 193fbadb8cbcb49fc50282cd8f33a3c3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-05-18T16:08:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andresa Lydia da Silva Firmino.pdf: 1127743 bytes, checksum: 193fbadb8cbcb49fc50282cd8f33a3c3 (MD5) Previous issue date: 2014-03-17eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Administraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Ruralpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInteriorizaçãopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectInternalizationeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subject.cnpqOUTROS::ADMINISTRACAO RURALpor
dc.titleA interiorização das universidades federais e os arranjos produtivos locais : o caso da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG/UFRPE)por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural

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