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Tipo do documento: Dissertação
Título: Influência da Central de Embalagens do Centro de Abastecimento de Pernambuco (CEASA-PE) na comercialização de frutas e legumes
Autor: MAZZONI, Adherbal Lins 
Primeiro orientador: MENELAU, Almir Silveira
Primeiro membro da banca: VITAL, Thales Wanderley
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as mudanças ocorridas no volume de negócios no CEASA/PE com a implantação do serviço prestado pela Central de Embalagens. O projeto central de embalagens teve como objetivo atender as exigências da legislação em vigor como a Lei n° 9.972, o Decreto n° 6.268 e a Instrução Normativa Conjunta SARC/ANVISA/INMETRO n°.009, que determinam a comercialização de produtos hortifruticolas devidamente acondicionados em embalagens padronizadas, higienizadas e rotuladas. A execução do projeto trouxe uma serie de mudanças nos setores de comercialização do CEASA/PE, como a quebra de um hábito o transporte do mamão e da laranja era feito a granel, ou seja, o produto era transportado sem qualquer tipo de embalagem protetora, com a introdução da central de embalagens esta situação modificou-se. Para atender ao objetivo proposto deste trabalho foi realizada uma análise comparativa da situação atual “vis à vis” a situação pregressa dos negócios, para isso foram selecionados três produtos (tomate, mamão e laranja) comercializados no CEASA com suas etapas de adoção das embalagens padronizadas concluídas há mais tempo. Com o desenvolvimento da pesquisa identificou-se que alguns permissionários demonstraram estar satisfeitos com a utilização das caixas padronizadas mas ao tratar-se do serviço prestado pela Central de Embalagens o grau de insatisfação é grande.
Abstract: This study aims to analyze the changes in turnover in CEASA / PE with the deployment of service provided by Packaging Central. The central packaging design aims to meet the requirements of legislation such as Law No. 9,972, the Decree n ° 6268 and Joint Normative SARC / ANVISA / INMETRO No. .009, which determine the marketing of produce packaged appropriately in standard containers, cleaned and labeled. The implementation of the project brought a series of changes in marketing CEASA / PE sectors like breaking a habit transport of papaya and orange was done in bulk, ie, the product was shipped without any protective packaging, with the introduction of central packaging this situation changed. To meet the proposed goal of this work a comparative analysis of the current situation vis à vis the previous state of affairs, for it three products (tomato, papaya and orange) marketed CEASA with its stages of adoption of standardized packages were selected was performed completed the longest. With the development of research identified that some licensees demonstrated to be satisfied with the use of standardized boxes but when dealing with the service provided by Central Packaging satisfaction degree is great.
Palavras-chave: Comercialização
Embalagem
Produto agrícola
Commercialization
Packing
Agricultural product
Área(s) do CNPq: OUTROS::ADMINISTRACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural
Citação: MAZZONI, Adherbal Lins. Influência da Central de Embalagens do Centro de Abastecimento de Pernambuco (CEASA-PE) na comercialização de frutas e legumes. 2014. 67 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/4438
Data de defesa: 5-Mai-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural

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