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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação do campo no agreste de Pernambuco : um estudo no município de Canhotinho
Autor: MELO, Maria Aparecida Vieira de 
Primeiro orientador: JESUS, Paulo de
Primeiro membro da banca: SANTANA, Moisés de Melo
Segundo membro da banca: LIMA, Irenilda de Sousa
Resumo: Como são desenvolvidas as práticas pedagógicas em escolas de rede municipal situadas em contextos rurais? Que aproximações tais práticas processam com os ideários da Educação do Campo e da Educação Popular? Tais questões embasam os objetivos da presente pesquisa que foi desenvolvida junto a escolas da Rede Municipal do Município de Canhotinho, em Pernambuco. A relação sobre o empírico processou-se através de observação e desenvolvimento de entrevistas, sobretudo com os docentes. Ao todo, num total de três escolas, situadas no município de Canhotinho, as quais integram a amostra da presente pesquisa. Quanto às entrevistas, define-se em quantitativo de sete docentes. No que diz respeito às observações sistemáticas, foram desenvolvidas no decorrer de dez sessões que foram realizadas nas escolas do campo em turmas somente multisseriadas. As referências teórico-conceituais sobre Educação do Campo fundam-se nas contribuições de Arroyo (2002; 2007; 2011), Caldart (2002), Souza (2006), Gohn (2003). Quanto a Educação Popular, buscaram-se algumas contribuições de Brandão (2002); Freire (1987); Borba (2008); Carrilho (2013). Diante da realização da pesquisa foi possível perceber que na respectiva comunidade a educação do campo, enquanto tal é ainda um ideário distante do mundo real analisado, e em consequência as esperadas e desejadas aproximações com a educação popular não fazem parte da prática pedagógica dos educadores entrevistados, pois estes possuem uma formação e uma prática urbanocêntricas e mais identificadas com a Educação Tradicional, embora se reconheçam valores de responsabilidade, de seriedade e até profissionalismo nas situações empíricas consideradas na pesquisa.
Abstract: Comment sont développées les pratiques pédagogiques dans les écoles des réseaux municipaux situées dans des milieux ruraux? Quelles approches des concepts de l'Education à la Campagne et de l'Education Populaire ces pratiques véhiculent-elles? Ces questions sont à la base de la présente recherche qui a été menée avec les écoles du Réseau municipal du municipe de Canhotinho, au Pernambouc. Le rapport sur l'aspect empirique a été traité à partir de l'observation et de la mise en oeuvre d'entretiens, surtout avec des enseignants. Au total, sur un ensemble de trois écoles, situées dans le municipe de Canhotinho, qui constituent l'échantillon de la présente recherche. Quant aux entretiens, elle portent, quantitativement, sur sept enseignants. En ce qui concerne les observations systémiques, elles ont été menées au cours de dix sessions qui ont été réalisées dans les écoles rurales avec des classes exclusivement multi-niveaux. Les références théorico-conceptuelles sur l'Education à la Campagne se fondent sur les contributions de Arroyo (2002; 2007; 2011), Caldart (2002), Souza (2006) et Gohn (2003), parmi d´autres. Quant à l'Education Populaire, nous avons fait appel à certaines contributions de Brandão (2002); Freire (1987); Borba (2008) et Carrilho (2013). Devant les résultats de cette recherche, il y a été possible de percevoir que, dans la communauté en question, l'éducation à la campagne, en tant que telle, est encore un concept distant du monde réel analysé, et par conséquent, les approches attendues et souhaitées de l'éducation populaire ne font pas partie de la pratique pédagogique des éducateurs interviewés, car ces derniers possèdent une formation et une pratique urbanocentrées et qui s'identifient plus à l'Education Traditionnelle, bien qu'on repère des valeurs de responsabilité, de sérieux et même de professionnalisme dans les situations empiriques prises en compte dans la recherche.
Palavras-chave: Prática pedagógica
Escola pública
Meio rural
Canhotinho (PE)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: UFRPE - FUNDAJ
Programa: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades
Citação: MELO, Maria Aparecida Vieira de. Educação do campo no agreste de Pernambuco : um estudo no município de Canhotinho. 2015. 204 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/4413
Data de defesa: 15-Dez-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

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