Aqui estão disponíveis as Dissertações produzidas pelos Programas de Pós-Graduação.
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Recent Submissions
Ensino superior à distância : estudo de caso no Sistema Prisional de Pernambuco
Nossa pesquisa teve como foco central as políticas educacionais voltadas para a população carcerária, especialmente no que diz respeito à oferta de ensino a distância (EAD) no Ensino Superior no estado de Pernambuco. Utilizando uma abordagem predominantemente qualitativa, realizamos uma pesquisa de campo abrangente com o intuito de investigar não apenas as conquistas já alcançadas, mas também os desafios enfrentados no contexto do ensino superior à distância nas prisões pernambucanas. A promu...
Tecnologia e computação na educação básica: uma proposta de implantação no currículo da Rede Municipal de Ensino dos Municípios da Gerência Regional de Educação do Sertão do Submédio São Francisco de Pernambuco
Esta pesquisa investiga as possibilidades de inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação e do ensino de computação no currículo da rede de ensino dos municípios da Gerência Regional de Educação do Sertão do Submédio do São Francisco em Pernambuco. A maioria dos conhecimentos que os alunos precisam construir no século XXI, em constante transformações, tem relação com as novas tecnologias de informação e comunicação. As tecnologias digitais e a internet têm alterado as formas ...
Metodologias ativas na era digital: a importância do ensino híbrido para a formação da nova geração de estudantes de Direito em Instituições de Ensino Superior Municipais
Os cursos jurídicos foram estabelecidos no Brasil há quase 200 anos com o objetivo imediato de sustentar a independência do país em relação a Portugal. Atualmente, a maioria desses cursos ainda mantém as tradicionais metodologias de ensino, influenciadas pelas raízes pedagógicas rígidas da colonização portuguesa. Nesse contexto, esta pesquisa visa investigar propostas pedagógicas de ensino híbrido, tradicionais ou contemporâneas, que atendam aos requisitos da formação do perfil profissional d...
Imani e a construção da identidade moçambicana em Mulheres de cinzas, de Mia Couto
As narrativas sobre a nação moçambicana e as memórias ajudaram a criar imagens nacionais e, consequentemente, a identidade do país. Mia Couto é um autor importante por sua produção literária e pela posição que ocupou durante o período pós-independência de Moçambique. A sua literatura é peça importante no processo de construção de uma identidade nacional, revalorizando costumes tradicionais e recuperando elementos da cultura. Mulheres de Cinzas é o primeiro romance da trilogia As areias do Imp...
Vermelho-boi: a menstruação no Projeto Atlas Linguístico do Brasil em uma análise dialetológica, numa perspectiva queer dos falares de Pernambuco
Dissertar sobre tabus relacionados à menstruação é tratar de dois assuntos tão milenares quanto atuais, pois a menstruação sempre existiu na história da espécie humana, e os ditos proibidos sempre existiram nas práticas sociais de linguagem. Esse aspecto histórico desemboca, atualmente, em diversos oceanos; um destes é de interesse da Teoria Queer. Neste local, engajamos uma missão inovadora, que consiste em navegar pelas águas do sistema gênero-corpo-sexo em interface com os apontamentos dia...
Fanfics em práticas de letramentos literários de estudantes do ensino médio: interfaces com estratégias didático-pedagógicas para a educação literária na cultura digital
As fanfics vêm se revelando como fenômeno de criação literária, transformando as relações entre autores-textos-leitores no campo artístico-literário. Fanfic é uma produção contemporânea da cultura digital e faz referência às narrativas escritas por fãs (Aguiar, 2011), com base em releituras de obras artístico-literárias. Esta pesquisa tem por objetivo principal investigar as fanfics como gêneros emergentes em diálogo com práticas de letramentos literários de estudantes do Ensino Médio, tendo ...
Avaliações subjetivas de estudantes de uma comunidade escolar da cidade do Recife - PE sobre usos emergentes e dissidentes advindos da linguagem inclusiva não-binária: entre o estranhamento e o reconhecimento
Trabalhos de base teórica variacionista laboviana sobre percepção linguística e avaliação subjetiva têm sido apontados como necessários para a compreensão de fenômenos linguísticos que se instauram no corpo social e promovem a dinamicidade das línguas através dos usos. Assinaladas em contextos sociocomunicativos os mais diversos, as manifestações linguísticas das diferentes identidades de gênero como o uso dos pronomes que designam generificação fora da binariedade como “todes, todxs, tod@s”,...
O Sumiço da santa, de Jorge Amado: interfaces entre as vozes femininas e os processos culturais relativos à sexualidade e à religiosidade
Na literatura, a figura masculina, quase sempre, representou liderança e ocupou uma posição de superioridade. Isso se refletiu na maneira como as mulheres eram representadas na literatura. Apesar da invisibilidade da voz feminina e de o corpo feminino ser apresentado no campo literário, geralmente, de modo sexualizado e na condição de submissão à religião cristã, alguns autores promoveram uma ruptura desse sistema canônico, e trouxeram personagens femininas que eram “senhoras de suas vontades...
“A vontade de Deus é que vocês sejam santificados”: feminino, alegoria e história da literatura pornográfica
Propomos neste estudo perceber as relações estabelecidas entre a produção da literatura pornográfica oitocentista e a dinâmica sexual da sociedade a qual ela circulava. Por isso, a presente pesquisa traz como objetivo principal a análise da representação alegórica da sexualidade em fins do século XIX, tendo como corpus o romance ‘A história de cada uma: os serões do convento’ (sd), de Rabelais, pseudônimo atribuído a Alfredo Gallis. Tal investigação ocorrerá através do prisma da literatura po...
Conflitos na constituição de uma nação imaginada: Juan Moreira de Eduardo Gutiérrez
Este trabalho examina as marcas dos conflitos, de cunho político e ideológico, impressos na construção discursiva e na constituição histórica que aparecem na prosa folhetinesca Juan Moreira, de Eduardo Gutiérrez, publicada por entregas nos anos de 1879 e 1880. A partir dessa demanda, pesquisa-se como se dá a inserção dessa obra imersa em um pacto ficcional muito próximo à realidade, uma vez que se trata de uma narrativa que conta momentos violentos de um protagonista exemplar, forjado pelo au...
O interdiscurso nas comunidades virtuais antifeministas de "shitpost" e o uso do termo "feminazi" como processo de discriminação e vulgarização da mulher em estudo funcionalista e cognitivista
Esta pesquisa surge diante da importância em compreender os contextos interativos de uso do termo “feminazi”, nas comunidades antifeministas de “shitpost”, como processo de discriminação e vulgarização da mulher. Nossa abordagem parte da análise das categorias linguísticas sociocognitivas de aprendizagem, considerando a transmissão cultural e o determinismo biológico elementos de ressignificação que contribuem para a discriminação também do movimento feminista como garantia de direitos reserv...
Gênero em Libras: um estudo sobre marcadores do masculino e do feminino no corpus de libras
Nesta pesquisa propomo-nos a discutir marcadores de gênero masculino e feminino em Língua Brasileira de Sinais. Na trilha dos caminhos apontados pelos estudos de Tanya Felipe (1988 a 2018), Ronice Quadros et al (2004 a 2020), Maria Cristina Silva e Fabíola Sell (2009, 2011), pretendemos contribuir com os estudos da linguagem por meio da caracterização, descrição e classificação das possibilidades de uso do dado fenômeno. Para tanto, delimitamos como objeto de nossa investigação os vocábulos d...
A formação dos docentes para o uso pedagógico das tecnologias digitais da informação e da comunicação no ambiente escolar da rede pública municipal de ensino de Timon - MA
A formação dos docentes para o uso das tecnologias digitais no universo da rede pública é um desafio a ser superado e que trará colaborações significativas para a prática docente e a aprendizagem eficaz dos discentes. Esta pesquisa procurou analisar a formação dos docentes para o uso pedagógico das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) no ambiente escolar da Rede Pública Municipal de Ensino de Timon-MA, além de investigar a percepção dos docentes sobre a importância da ut...
A educação a distância e as ações afirmativas no ensino superior: interfaces dialógicas entre percepções de gestores, discentes e lideranças quilombolas
Presente nas universidades públicas e privadas a Educação a Distância - EAD tem potencializado o acesso de um número expressivo de grande parte população brasileira à educação. Os estudos atuais mostram isso, a literatura abarca a expansão da modalidade nos seus diversos níveis de formação no Brasil. A EAD quando associada às Políticas de Ação Afirmativa, representa uma ferramenta de acesso à Educação Superior potencial, bem como a inclusão e a mobilidade social de grupos, como os grupos sub-...
Núcleos Docentes Estruturantes da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco: validação das bibliografias básicas e complementares dos Projetos Pedagógicos dos Cursos
No contexto da Lei do Sistema Nacional de Avaliação Superior (SINAES), Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, os Instrumentos de avaliação de cursos de graduação, publicados em 2017, atribuíram ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) a responsabilidade de referendar a adequação das bibliografias básicas e complementares contidas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação (PPC). Nessa perspectiva, o objetivo principal desta pesquisa foi analisar o processo adotado pelos Núcleos Docentes Est...
Proposição de artefatos e atividades para o ensino e aprendizagem do pensamento computacional junto aos licenciandos em Computação
Pensamento algorítmico, reconhecimento de padrões, decomposição e abstração são termos que estruturam as estratégias do Pensamento Computacional e são apresentados neste trabalho como novas habilidades que podem ser desenvolvidas por alunos e professores que buscam inserir na educação básica outras possibilidades de aprendizagem. Um ensino voltado para o século XXI, onde as tecnologias digitais estão tão presentes e que o uso ativo dos sistemas computacionais também envolve entender os princí...
Multiletramento e multimodalidade na prática pedagógica: uma análise da disciplina de Gêneros Textuais e Ensino da Língua Portuguesa do curso de graduação de Licenciatura em Letras no AVA-UAEADTEC- UFRPE
Esta dissertação teve como objetivo analisar como a Pedagogia dos Multiletramentos e a Multimodalidade estão presentes na disciplina de Gêneros Textuais e Ensino da Língua Portuguesa do curso de Licenciatura em Letras nos semestres 2019.1, 2019.2, 2020.1, 2020.2, 2021.1 e 2021.2, no AVA da UAEADTec - UFRPE. Na análise, procuramos verificar como a linguagem multimodal e os recursos semióticos estão disponibilizados na estrutura da disciplina e como a Pedagogia dos Multiletramentos está inserid...
A educação a distância em ambientes corporativos: o ambiente tecnológico na formação de gestores e sua contribuição para a eficiência e transparência na construção de licitações e contratos públicos
Esta pesquisa emerge do interesse em analisar como os cursos de licitação e contratos para a gestão pública na modalidade da educação a distância (EaD), têm contribuído para a formação e qualificação de equipes de Licitações e Contratos nas gestões públicas. Para tanto objetivou-se investigar a percepção de gestores e colaboradores de prefeituras dos municípios dos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão quanto a EaD como modalidade de capacitação em licitações e contratos públicos, pois a transpa...
Ensinando a olhar: a fotografia como método visual de ensino na EaD
Esta pesquisa tem como tema a alfabetização visual com enfoque analítico a partir do exercício da observação do observável de mensagens visuais e o estudo mais aprofundado da alfabetização visual para a Educação a Distância. A dissertação toma como aporte teórico as noções de linguagem visual, os conceitos de conotação e denotação (semiótica) de Barthes; os Princípios da Gestalt (ARNHEIM, 2002; GOMES FILHO, 2014) e da aplicação desses conceitos teóricos em minicurso aplicado e nos produtos fi...
Literatura transetária : leituras para além das idades em “Contos de lugares distantes”, de Shaun Tan
Dentre os livros indicados "para crianças", há uma bem-vinda parcela de histórias que elastecem delimitações etárias, difundidas pela crítica especializada como crossover (Beckett, 2009). Aqui, pensaremos em termos de “literaturas transetárias”. Narrativas que nos dão a ler as infâncias não como períodos cronológicos, mas como experiências, articuladas a elaborações socioculturais. Essas infâncias habitam literaturas que vão além de um público previamente calculado, e oferecem aos leitores um...
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