Para ter acesso aos textos completos, escolha abaixo a Coleção desejada.
Recent Submissions
A política educacional em tempo integral para o ensino fundamental nos anos iniciais na Rede Municipal de ensino do Recife
A pesquisa tem por objetivo analisar o Programa Municipal de Educação Integral (PMEI) do Recife para os anos iniciais do Ensino Fundamental e os processos de atuação, na perspectiva dos atores que participam de tal política. Como referencial teórico nos ancoramos nos estudos de Stephen Ball, Meg Maguire e Anette Braun (2016). Na metodologia optamos pela abordagem do Estudo de Caso. Para tanto, realizamos: entrevistas com uma parte da equipe da Secretaria de Educação do município; entrevistas ...
Racismo, identidade racial negra e catolicismo : trajetórias de vida dos membros da igreja católica da Zona Norte do Recife
A pesquisa intitulada "Racismo, Identidade Racial Negra e Catolicismo: Trajetórias de Vida dos Membros da Igreja Católica da Zona Norte do Recife" objetivou analisar a percepção de cristãos católicos da Zona Norte do Recife em relação ao racismo e a repercussão desse fenômeno nas suas identidades. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa coletou dados através de entrevistas narrativas, permitindo que os participantes compartilhassem suas histórias de vida, experiências e percepções so...
Para além da busca por resultados : o discurso da Nova Gestão Pública e a construção da subjetividade docente
A pesquisa aqui desenvolvida tem o objetivo de refletir sobre a construção da subjetividade docente diante do discurso neoliberal da Nova Gestão Pública. Sendo assim, buscamos partir das consequências imediatas da NGP, como é o caso do novo profissionalismo e da performatividade, para questionar as influências do discurso da “educação de qualidade”, voltada para gestão de resultados, na constituição da subjetividade desses docentes. O arcabouço teórico da pesquisa orienta-se por quatro eixos...
Malunguinho na aula é Reis : perspectivas para uma educação contra colonial
Este trabalho investiga a figura de Malunguinho e sua pluralidade como ícone histórico, divino e símbolo de uma educação afro-indígena. Malunguinho, ou os Malunguinhos, foram guerreiros quilombolas do Quilombo do Catucá em Pernambuco, lutavam por liberdade do povo negro e indígena e utilizavam de guerrilhas para combater diretamente o Estado e as milícias que atacavam os seus territórios. Encantaram-se no panteão da Jurema Sagrada, mitificando o ser histórico e passando ao patamar divino de R...
O clima escolar e a transdisciplinaridade: prática pedagógica docente no enfrentamento ao bullying na escola
Com o intuito de compreender o clima escolar em sala de aula como possível estratégia para o enfrentamento do bullying na escola, este trabalho visa à análise do clima escolar, evidenciando aspectos da prática pedagógica relacionados (in)diretamente aos procedimentos docentes, como a relação docente-discente, planejamento de ensino, processos de avaliação e compreensão sobre currículo. E, a partir disso, inter-relacionar os aspectos dessa prática pedagógica com a emergência do bullying escola...
A educação infantil em Vitória de Santo Antão - PE, no contexto da pandemia do COVID-19
Este trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como objeto de estudo a dinâmica da Educação Infantil no município de Vitória de Santo Antão no contexto da pandemia do Covid-19, cujo objetivo geral foi analisar a etapa da Educação Infantil no contexto da pandemia do Covid-19. Como metodologia, utilizamos a observação sistemática (GIL, 2008), análise documental e o estudo de caso (YIN, 2001). As observações foram realizadas em participação nos eventos e formações promovidos pela Secretaria ...
Perspectivas de futuro de adolescentes participantes de um projeto social: compreendendo os sentidos das amizades
Esta pesquisa teve como objetivo compreender como adolescentes, participantes de um projeto social da periferia do Recife-PE, produzem sentido para as amizades em suas perspectivas de futuro. Para isso, é realizada uma problematização entre os termos adolescência e juventude para além dos fatores etários, em que se pode abordar os dilemas da sociedade pós-moderna, através dos conceitos de modernidade líquida, exposto por Bauman (2015), e o conceito de tribos, de Maffesoli (1998). Parte-se tam...
A inclusão escolar e a prática pedagógica no trabalho com crianças com Transtorno do Espectro Autista: desafios e possibilidades na atuação de profissionais da educação infantil
Ao se pensar no contexto da inclusão na Educação Infantil, surgem inúmeros desafios quando pensamos no aumento de crianças com Transtorno do Espectro Autista a nível mundial. Este mesmo cenário se revela na realidade do município de Recife, considerando os espaços da Educação Infantil, o que nos mostra a importância de se olhar para as relações que envolvem o processo de educação inclusiva destas crianças. Considerando tais aspectos, a presente pesquisa teve como objetivo geral compreender co...
Gênero e sexualidade na escola: em cena o estudo das contribuições das políticas para a formação docente no Ensino Médio, os Núcleos de Gênero e Projeto Andanças em Pernambuco
A presente dissertação é resultado do trabalho de pesquisa do Programa de Mestrado em Educação, Culturas e Identidades da UFRPE, vinculada a Linha de Pesquisa Políticas, Programas e Gestão de Processos Educacionais e Culturais, cujo objetivo principal foi analisar as políticas públicas educacionais no Estado de Pernambuco no âmbito do Ensino Médio voltadas para a formação de professores no contexto da temática de gênero e sexualidade, os Núcleos de Gênero e Projeto Andanças. Para tanto procur...
A percepção de docentes sobre a diferença sexual: das vivências à construção de um novo olhar
Os frequentes casos de violência, episódios de discriminação e invisibilidade de que são vítimas corpos que escapam à heterossexualidade compulsória têm se acentuado, com uma aderência maior a um cenário político que se desenhou no Brasil a partir das eleições de 2018, repleto de discursos conservadores e moralizantes em torno da defesa da família tradicional de padrão cisheteronormativo. A profusão desses discursos, capilarizada no tecido social, encontra na escola um espaço de legitimação d...
Corpo e movimento na Educação Infantil: possibilidades e limites para a livre expressão da criança
Este estudo investiga a relação entre corpo e movimento, focalizando as possibilidades e limites da livre expressão da criança na Educação Infantil. Buscamos compreender como as crianças reagem nas interações com seus pares durante as rotinas e práticas pedagógicas na creche e CMEI. O parâmetro é a relação entre corpo e movimento com a organização do espaço, este se configurando como um elemento disciplinador ou integrador; com o tempo escolar organizado em contraposição aos desejos e necessi...
Grêmio estudantil na escola pública: entre a participação e a solidariedade caritativa (Agreste de Pernambuco, 2018-2020)
A presente pesquisa teve por objetivo analisar a participação de estudantes através do grêmio estudantil. Buscou entender a organização do grêmio estudantil, como está sendo construída essa participação na escola e como isso tem impactado na vida dos estudantes fora do cotidiano escolar, além de também investigar as possíveis práticas adultocêntricas que impedem a participação dos estudantes na escola. Teve como pressuposto a percepção de que o grêmio estudantil é um espaço conquistado e cole...
Sob a ótica transdisciplinar: a Justiça Restaurativa na escola nos processos de educação socioemocional de adolescentes
A presente investigação focaliza as propostas da Justiça Restaurativa adaptadas do ambiente judicial para o ambiente escolar, mais precisamente a prática de Justiça Restaurativa denominada Círculos de Construção de Paz, tecnologia psicossocial cuja expansão no Brasil, particularmente em território pernambucano, explica-se em decorrência de experiências avaliadas, com base em evidências científicas, pelo movimento social de Justiça Restaurativa e pela bibliografia especializada como inovadoras...
Prática do passinho por jovens do Ibura - Recife: a pedagogia do corpo malokeiro
Esta pesquisa tem como objetivo compreender quais práticas educativas emergem a partir das/os adolescentes que dançam “passinho” no bairro Ibura - Recife. A proposta nasce da necessidade de entender de que forma o contexto social influencia na produção e difusão do passinho. Para alcançar os objetivos deste trabalho, a metodologia empregada em seu estudo utilizará como aporte teórico e metodológico as contribuições dos estudos sobre juventudes e culturas juvenis, favorecendo a aproximação com...
Educação do campo e projetos de vida: dialogando com a proposta metodológica do SERTA (Serviço de Tecnologia Alternativa)
Este trabalho tem por objetivo analisar as práticas educativas do SERTA (SERVIÇO DE TECNOLOGIA ALTERNATIVA), observando como contribuem para a construção dos projetos de vida dos estudantes. Com base em uma perspectiva histórico-cultural, busca-se compreender as relações dialógicas entre as atividades vivenciadas no espaço educativo do SERTA e a construção de projetos de vida de seus estudantes. O SERTA, que por sua atuação, vem contribuindo e promovendo o desenvolvimento sustentável e fortal...
Do sentimento de confiança da mãe à possibilidade de brincar do bebê - um estudo de caso a partir da abordagem Pikler
Sons, cores, ritmos, cheiros, formas, gestos e movimentos o bebê sente, aprende e, nesta dissertação, é o nosso professor. Atravessamentos com a Abordagem Pikler foram nosso adulto de referência nesta pesquisa. Nosso objetivo geral foi investigar as contribuições da observação na atitude de confiança da mãe e na autonomia do bebê ao brincar. Por isso, partimos da seguinte questão-problema: como uma proposta de formação dos cuidadores de bebês pode contribuir para a relação bebê-adulto e o des...
Caminhar entre pontes – museus e arte/educação: transpassar em experiências
A presente pesquisa tomou como objetivo geral compreender como a Arte/Educação em um espaço museal, atravessada por experiências e memórias, constrói saberes. Nos aprofundamos na contribuição de Paulo Freire (2020) entendendo que o educador deve reconhecer as leituras de mundo dos educandos, firmando uma ponte com a Arte/Educação (BARBOSA, 2012), ao compreender como construções sociais, históricas e culturais podem se materializar nas práticas educativas, e, com Jorge Larrosa (2017), que nos ...
A educação psicomotora como caminho para crianças com desenvolvimento típico e atípico: conhecimentos e práticas de professores na educação infantil
A presente dissertação buscou investigar quais são os conhecimentos que professores e professoras da Educação infantil têm sobre a Educação psicomotora e de que maneira eles incluem tais conhecimentos na sua prática pedagógica no trabalho com crianças que possuem desenvolvimento típico e atípico. Baseada nos estudos que tratam da importância da educação psicomotora no desenvolvimento psicomotor das crianças, teve como objetivo geral: analisar se, e como os(as) professores(as) da Educação Infa...
Os jovens e o Maracatu Nação Almirante do Forte: interfaces entre processos educativos culturais e produção de identidades
Este trabalho de investigação objetivou compreender a relação dos processos educativos culturais na construção das identidades negras dos/as jovens integrantes do Maracatu Nação Almirante do Forte. Haja visto que segundo Hall (2006) a identidade não é algo inato, existente desde o nascimento, mas é algo formado ao longo do tempo, de acordo com as interações culturais e sociais. Assim, buscamos: Identificar as especificidades das atividades educativas culturais do Maracatu Almirante do Forte, ...
A qualidade dos cuidados aos bebês e crianças pequenas em contexto de acolhimento institucional: diálogos com a abordagem Pikler
No cenário brasileiro, quando há a ameaça ou violação dos direitos das crianças, a prática mais utilizada é o acolhimento institucional. Entendemos que a institucionalização dos bebês e crianças pequenas pode repercutir negativamente no seu neurodesenvolvimento, porém, também compreendemos que o acolhimento institucional não é, necessariamente, prejudicial ao desenvolvimento infantil, desde que a instituição tenha as condições necessárias para um desenvolvimento pleno e saudável. O principal ...
- 101 EDUCACAO
- 101 UFRPE
- 101 UFRPE - FUNDAJ
- 101 Dissertação
- 101 application/pdf
- 101 Acesso Aberto