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http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9845| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Eficiência da educação municipal e fatores contextuais: um estudo de escolas municipais da Paraíba |
| Autor: | COSTA, Wagner José Feitosa da ![]() |
| Primeiro orientador: | PAULO, Felipe Luiz Lima de |
| Primeiro membro da banca: | QUEVEDO, Andressa Pacifico Franco |
| Segundo membro da banca: | BENINI, Elcio Gustavo |
| Terceiro membro da banca: | XAVIER, Maria Gilca Pinto |
| Resumo: | Após as reformas educacionais implementadas no Brasil a partir dos anos 1990, a municipalização do ensino fundamental foi eficaz em promover a quase universalização deste nível de ensino. No entanto, as métricas de desempenho e eficiência adotadas para avaliar o setor público educacional têm sido amplamente questionadas, devido à persistência de desigualdades educacionais. Esses questionamentos destacam a necessidade de considerar fatores contextuais, especialmente os ligados ao contexto socioeconômico dos alunos, na avaliação dos resultados, o que pode se configurar como uma opção importante para se aproximar da complexidade do processo educacional e das especificidades locais. A presente pesquisa, de abordagem quali-quantitativa, teve como objetivo geral analisar as metodologias e abordagens utilizadas em estudos empíricos sobre a eficiência na aplicação de recursos públicos na educação municipal no Brasil, com ênfase na utilização de indicadores educacionais e variáveis externas não controláveis pelos gestores educacionais. O trabalho é estruturado na forma de dois artigos científicos, cada um com seus próprios objetivos e perguntas de pesquisa. O primeiro capítulo consiste numa revisão sistemática de literatura, buscando analisar estudos empíricos sobre a eficiência na aplicação de recursos públicos municipais em educação, no Brasil. O segundo capítulo, na forma de um estudo empírico, analisou a eficiência de escolas municipais da Paraíba, no alcance de resultados no IDEB. Como resultado da revisão sistemática de literatura, é possível destacar que quase metade dos trabalhos analisados não consideram fatores contextuais. Como resultado do estudo empírico, baseado em análise envoltória de dados (DEA), ressalta-se que apenas 6, 85% das escolas foram consideradas eficientes com base no DEA padrão e nenhuma das 511 escolas foi considerada eficiente no DEA composto. O modelo de regressão truncada com bootstrap indicou a taxa de distorção idade-série (tdi) como fator estatisticamente significativo para o nível de eficiência educacional. |
| Abstract: | After the educational reforms implemented in Brazil from the 1990s onward, the municipalization of primary education was effective in promoting the near-universalization of this level of schooling. However, the performance and efficiency metrics adopted to evaluate the public education sector have been widely questioned due to the persistence of educational inequalities. These criticisms highlight the need to consider contextual factors especially those related to students’ socioeconomic background when assessing outcomes, as this may be an important approach to capturing the complexity of the educational process and the specificities of local contexts. This qualitative-quantitative research aimed to analyze the methodologies and approaches used in empirical studies on the efficiency of public resource allocation in municipal education in Brazil, with an emphasis on the use of educational indicators and external variables beyond the control of school managers. The work is structured in the form of two scientific articles, each with its own objectives and research questions. The first chapter presents a systematic literature review, seeking to analyze empirical studies on the efficiency of municipal public spending on education in Brazil. The second chapter, presented as an empirical study, examined the efficiency of municipal schools in the state of Paraíba in achieving results on the Basic Education Development Index (IDEB). The systematic review revealed that nearly half of the analyzed studies did not consider contextual factors. The empirical study, based on Data Envelopment Analysis (DEA), found that only 6.85% of schools were considered efficient according to the standard DEA model, and none of the 511 schools were considered efficient under the composite DEA model. The truncated regression model with bootstrap indicated that the age–grade distortion rate (TDI) was a statistically significant factor influencing the level of educational efficiency. |
| Palavras-chave: | Educação municipal Eficiência no serviço público Indicadores educacionais |
| Área(s) do CNPq: | ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
| Sigla da instituição: | UFRPE |
| Departamento: | Departamento de Administração |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP) |
| Citação: | COSTA, Wagner José Feitosa da. Eficiência da educação municipal e fatores contextuais: um estudo de escolas municipais da Paraíba. 2025. 142 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9845 |
| Data de defesa: | 21-Jul-2025 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Administração Pública |
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