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http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9840| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Espelho, espelho meu, me diga quem sou eu: a importância do cuidar e educar para o desenvolvimento socioemocional na primeiríssima infância |
| Autor: | SILVA, Sirley Sílvia Almeida da ![]() |
| Primeiro orientador: | LYRA, Pompéia Villachan |
| Primeiro coorientador: | PINTO, Alexandra Marques |
| Primeiro membro da banca: | CUNHA, Marisa Amorim Sampaio |
| Segundo membro da banca: | SILVA, Emmanuelle Christine Chaves da |
| Resumo: | Compreende-se que o bebê, sendo imaturo física e psiquicamente nos primeiros anos de sua vida, necessita de um adulto que lhe dedique, além dos cuidados básicos à manutenção da saúde corporal, o investimento emocional capaz de ajudá-lo a desenvolver habilidades subjetivas necessárias à manutenção das relações consigo e com o mundo. Nesse sentido, entendendo que a família e/ou os cuidadores desempenham o papel fundamental de suporte ao desenvolvimento, pela via subjetiva do afeto, a pesquisa apresentada, pautada nas concepções teóricas do desenvolvimento infantil, aprendizagem socioemocional e autocuidado, bem como no conteúdo das entrevistas com três famílias participantes, visou construir um material de orientação e apoio, de modo a contribuir com o processo de promoção de competências socioemocionais de crianças na primeiríssima infância. Os relatos apresentados nas entrevistas demonstraram a significativa importância que as famílias têm atribuído ao desenvolvimento subjetivo, compreendendo e valorizando a necessidade de contato e a relação de cuidado afetivo com seus bebês. Nesse sentido, também se verificou o investimento que as mães realizam na transmissão, pelo incentivo à aprendizagem, do desenvolvimento socioemocional, preconizando os aspectos científicos e a construção das próprias experiências com seus bebês, em detrimento das transmissões de conhecimentos populares (mitos). Quanto ao autocuidado, percebeu-se que, de modo geral, ainda é significativa a dificuldade das famílias, especialmente das mães, em naturalizarem os cuidados consigo como parte de suas rotinas, da qual fazem parte os seus bebês que lhes demandam cuidados constantes. |
| Abstract: | It is understood that the baby, being physically and psychologically immature during the first years of life, requires an adult who, in addition to providing basic care to maintain bodily health, can offer the emotional investment needed to help them develop the subjective abilities required to sustain relationships with themselves and with the world. In this sense, recognizing that the family and/or caregivers play a fundamental role in supporting development through the subjective pathway of affection, the presented research—based on theoretical conceptions of child development, social-emotional learning, and self-care, as well as on the content of interviews with three participating families—aimed to create a guidance and support material to contribute to the promotion of socio-emotional skills in children during early infancy. The reports presented in the interviews demonstrated the significant importance that families have attributed to subjective development, understanding and valuing the need for contact and the affective caregiving relationship with their babies. In this regard, it was also observed that mothers invest in promoting social-emotional development by encouraging learning, prioritizing scientific aspects and the construction of their own experiences with their babies, rather than relying on traditional popular knowledge (myths). Regarding self-care, it was noted that, in general, families, especially mothers, still find it significantly difficult to normalize caring for themselves as part of their routines, within which their babies, who demand constant care. |
| Palavras-chave: | Desenvolvimento infantil Primeiríssima infância Aprendizagem socioemocional |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
| Sigla da instituição: | UFRPE |
| Departamento: | UFRPE - FUNDAJ |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades |
| Citação: | SILVA, Sirley Sílvia Almeida da. Espelho, espelho meu, me diga quem sou eu: a importância do cuidar e educar para o desenvolvimento socioemocional na primeiríssima infância. 2023. 172 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9840 |
| Data de defesa: | 22-Ago-2023 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Culturas e Identidades |
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