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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Clau Aguiar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3289422040400194por
dc.contributor.advisor1CARMO, Rodrigo Felipe Rodrigues do-
dc.contributor.referee1FERREIRA JÚNIOR, Washington Soares-
dc.contributor.referee2RIBAS, Carla Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-11-12T17:06:32Z-
dc.date.issued2025-07-25-
dc.identifier.citationSILVA, Clau Aguiar. Divulgação científica como estratégia de enfrentamento à desinformação e ao negacionismo climático. 2025. 52 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação da Natureza) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9827-
dc.description.resumoServindo como alicerce para os processos de aprendizagem social, a comunicação é indispensável para a interação humana, uma vez que proporciona o contexto necessário para o estabelecimento de culturas e tradições. Apesar de os diferentes sujeitos da comunicação serem amplamente conhecidos, apresentados e discutidos nas teorias sociais e do discurso, pouco sabemos sobre o papel das apresentações de narrativas no estabelecimento do modus operandi social. Desta forma, o cenário de desinformação e negacionismo se apresenta como uma importante ameaça no estabelecimento de um discurso pautado na ciência e no modo como as populações percebem e agem diante de diferentes riscos, como por exemplo as mudanças climáticas. Uma abordagem inovadora para tratar desse dilema deve abordar dados amplos sobre percepção de risco dos brasileiros e dados socioeconômicos, lacuna que o trabalho se propõe a atacar. Para tal, avaliamos dados secundários sobre a preocupação dos brasileiros acerca das mudanças climáticas durante os anos de 2020 a 2022. Ao trabalhar com uma base de dados sólida, buscando entender como o posicionamento político e a exposição à desinformação afetam a preocupação climática sob um parâmetro quantitativo, criando índices que servirão como variáveis de interesse para análises através de modelos de link cumulativo. Nossos resultados revelaram que o consumo de informação climática é crucial para o aumento da preocupação sobre o tema, como também mostrou que o posicionamento político é um fator chave a ser considerado ao analisar variáveis de percepção do clima. Sendo assim, devemos pensar estratégias de comunicação que considerem as diferentes nuances da preocupação climática dos brasileiros é de extrema importância para combater os efeitos da desinformação e do negacionismo climático, uma vez que a disseminação de conteúdo desinformativo pode ser extremamente danosa e influenciar diretamente tomadas de decisão públicas com base em desinformação, agravando a situação de comunidades que já sofrem com as consequências da mudança do clima.por
dc.description.abstractServing as the foundation for social learning processes, communication is indispensable for human interaction because it provides the necessary context for the establishment of cultures and traditions. Although the different subjects of communication are widely recognized, presented, and discussed within social and discourse theories, little is known about the role of narrative presentations in establishing the social modus operandi. In this way, the scenario of disinformation and denialism emerges as an important threat to the establishment of a discourse based on science and to how populations perceive and respond to different risks, such as climate change. An innovative approach to addressing this dilemma must incorporate broad data on the risk perception of Brazilians as well as socioeconomic information, a gap that this work aims to address. For this purpose, we evaluated secondary data on the concern of Brazilians about climate change during the years 2020 to 2022. Working with a solid database, we sought to understand how political stance and exposure to disinformation affect climate concern under a quantitative parameter by creating indices that serve as variables of interest for analyses through cumulative link models. Our results revealed that the consumption of climate information is crucial for increasing concern about the topic and also showed that political stance is a key factor to consider when analyzing climate perception variables. Therefore, it is extremely important to develop communication strategies that consider the different nuances of Brazilians' climate concern to combat the effects of disinformation and climate denialism because the dissemination of misleading content can be extremely harmful and directly influence public decision-making based on false information, aggravating the situation of communities already suffering from the consequences of climate change.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2025-11-12T17:06:32Z No. of bitstreams: 1 Clau Aguiar Silva.pdf: 1936550 bytes, checksum: 59bd5703d519d268d9497d63e9d88d90 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-12T17:06:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Clau Aguiar Silva.pdf: 1936550 bytes, checksum: 59bd5703d519d268d9497d63e9d88d90 (MD5) Previous issue date: 2025-07-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Biologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Etnobiologia e Conservação da Naturezapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMudanças climáticaspor
dc.subjectNegacionismo científicopor
dc.subjectDesinformaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpor
dc.titleDivulgação científica como estratégia de enfrentamento à desinformação e ao negacionismo climáticopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Etnobiologia e Conservação da Natureza

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