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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Jennifer Guedes de Lira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8156733591789996por
dc.contributor.advisor1SAMPAIO, Suzana Cândido de Barros-
dc.contributor.referee1CORREIA NETO, Jorge da Silva-
dc.contributor.referee2SILVA, Luiz Sérgio Plácido da-
dc.date.accessioned2025-11-11T17:15:36Z-
dc.date.issued2024-08-23-
dc.identifier.citationSANTOS, Jennifer Guedes de Lira. A gestão por competências no âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior da Região Nordeste. 2024. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9825-
dc.description.resumoA gestão por competências (GC) é crucial na estratégia de gestão de pessoas e tem sido alvo de vasta pesquisa acadêmica. Esta abordagem propõe um modelo de gestão que visa alcançar o máximo potencial de desenvolvimento organizacional, alinhando competências com os objetivos e estratégias das instituições. Atualmente, há uma lacuna na literatura que requer estudos específicos para mapear o panorama atual, especialmente no contexto das instituições federais. Diversos estudiosos recomendam uma análise mais aprofundada sobre o tema, destacando os desafios na execução do modelo de GC, com poucos exemplos de implementação, principalmente em instituições federais na região Nordeste. Este estudo investiga a aplicação das práticas da gestão por competências em instituições federais de ensino superior no Nordeste do Brasil. Utilizando uma metodologia descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa, foram coletados dados primários por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa abrangeu 30 instituições, das quais 23 responderam. A análise envolveu estatística descritiva e análise temática de conteúdo. Desafios como a descrença quanto a mudanças, cultura organizacional resistente e a insuficiência de profissionais foram identificados como principais obstáculos. Além disso, os resultados indicam que apenas uma das instituições estudadas possui um modelo de GC implementado. Isso evidencia a necessidade de esforços para estabelecer diretrizes que facilitem essa aplicação. Com base nesses achados, foram desenvolvidas recomendações para guiar instituições interessadas em adotar a GC. Espera-se que esses resultados continuem estimulando discussões sobre a prática da GC, especialmente no contexto das organizações públicas. Futuras pesquisas podem ampliar este estudo para outras regiões do Brasil e diferentes instituições públicas. É crucial investigar os fatores que facilitam ou dificultam a implementação da gestão por competências e realizar estudos longitudinais para avaliar seu impacto em longo prazo. Além disso, a percepção dos servidores públicos sobre o tema e sua aplicação é um aspecto importante a ser abordado.por
dc.description.abstractCompetency management is crucial for people management strategies and has been the subject of extensive academic research. This approach proposes a management model that aims to achieve maximum organizational development potential by aligning competencies with the institutions’ objectives and strategies. Currently, there is a gap in the literature that requires specific studies to map the current scenario, especially in the context of federal institutions. Several scholars recommend a more in-depth analysis of the topic, highlighting the challenges in implementing the CM model, with few examples of implementation, especially in federal institutions in the Northeast region. This study investigates the application of competency management practices in federal higher education institutions in the Northeast of Brazil. Using a descriptive methodology with a qualitative and quantitative approach, primary data were collected through questionnaires and semi-structured interviews. The research covered 30 institutions, of which 23 responded. The analysis involved descriptive statistics and thematic content analysis. Challenges such as disbelief in change, resistant organizational culture, and insufficient staff were identified as the main obstacles. Furthermore, the results indicate that only one of the institutions studied has a CM model implemented. This highlights the need for efforts to establish guidelines that facilitate its application. Based on these findings, recommendations were developed to guide institutions interested in adopting CM. It is expected that these results will continue to stimulate discussions on the practice of CM, especially in the context of public organizations. Future research can expand this study to other regions of Brazil and different public institutions. It is crucial to investigate the factors that facilitate or hinder the implementation of competency-based management and to conduct longitudinal studies to assess its long-term impact. In addition, the perception of public servants on the topic and its application is an important aspect to be addressed.por
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2025-11-11T17:15:36Z No. of bitstreams: 1 Jennifer Guedes de Lira Santos.pdf: 2215973 bytes, checksum: 53213f57f05030ef679e6ecfcad4a2fe (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-11T17:15:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jennifer Guedes de Lira Santos.pdf: 2215973 bytes, checksum: 53213f57f05030ef679e6ecfcad4a2fe (MD5) Previous issue date: 2024-08-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Administraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Ruralpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão por competênciaspor
dc.subjectGestão de pessoaspor
dc.subjectAdministração públicapor
dc.subject.cnpqOUTROS::ADMINISTRACAO RURALpor
dc.titleA gestão por competências no âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior da Região Nordestepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural

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