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Tipo do documento: Dissertação
Título: Conexões entre o pensamento computacional e o pensamento algébrico por meio da computação desplugada no ensino da matemática nos anos finais do ensino fundamental
Autor: SILVA, Jairo Rodrigues da 
Primeiro orientador: FALCÃO, Taciana Pontual da Rocha
Resumo: As constantes transformações na sociedade trouxeram consigo grandes avanços tecnológicos. Estes avanços abraçam diversos setores, como entretenimento, saúde e segurança, expondo a necessidade de introduzir conceitos computacionais ainda na fase inicial escolar para preparar todos os alunos ao futuro profissional. Um dos aspectos no contexto escolar é o desinteresse de parte dos alunos em relação à disciplina de Matemática, uns porque não compreendem sua linguagem na sala de aula, outros por não compreenderem no contexto social, ou seja, fora da escola. A falta de compreensão aumenta quando o conteúdo é sobre a linguagem algébrica, especificamente a álgebra, por ser esse ramo da matemática muito voltado para o estudo com números e letras. Nos últimos anos muitas pesquisas estão sendo realizadas em relação ao raciocínio matemático, também chamado por muitos investigadores de Pensamento Algébrico (PA), na Educação Básica. Há também muitas pesquisas nos últimos anos que abordam o Pensamento Computacional (PC), que se refere a uma forma de raciocínio voltada para solução de problemas, assim como o PA, porém baseado em fundamentos da Ciência da Computação. Todavia, poucas investigações abordam as relações entre o PC e o PA. Ao se integrar o PC na educação, uma questão interessante é investigar se seu desenvolvimento contribui também para o aprendizado da matemática. A presente investigação tem como principal objetivo implementar uma estratégia didático-pedagógica no processo de desenvolvimento do PC em relação a álgebra e do PA na resolução de problemas em contextos matemáticos nos anos finais do ensino fundamental. Foram realizadas intervenções didáticas utilizando a Computação Desplugada para desenvolver atividades computacionais sem a necessidade do computador e explorar o PC associado a contextos matemáticos. A comparação entre os resultados dos estudantes em pré e pós-testes demonstra que a abordagem didática foi eficaz para o desenvolvimento do PA através de atividades de PC, indicando caminhos para a introdução do PC na educação básica.
Abstract: The constant transformations in society brought with them great technological advances. These advances embrace several sectors, such as entertainment, health and safety, exposing the need to introduce computational concepts even in the initial school phase to prepare all students for the professional future. One of the aspects in the school context is the lack of interest on the part of students in relation to Mathematics, some because they do not understand its language in the classroom, others because they do not understand it in the social context, that is, outside of school. The lack of understanding increases when the content is about algebraic language, specifically algebra, as this branch of mathematics is very focused on studying numbers and letters. In recent years, much research has been carried out in relation to mathematical reasoning, also called Algebraic Thinking (AT) by many researchers, in Basic Education. There is also a lot of research in recent years that addresses Computational Thinking (CT), which refers to a form of reasoning aimed at problem solving, as well as AT, but based on the foundations of Computer Science. However, few investigations address the relationship between CT and AT. When integrating CT in education, an interesting question is to investigate whether its development also contributes to the learning of mathematics. The main objective of the present investigation is to implement a didactic-pedagogical strategy in the process of developing CT in relation to algebra and AT in solving problems in mathematical contexts in the final years of elementary school. Didactic interventions were carried out with elementary school students in their final years, using Unplugged Computing to develop CT activities associated with mathematical contexts, without the need for a computer. The comparison between pre and post test results demonstrates that the approach was successful for the development of AT through CT activities, pointing to ways of introducing CT in basic education.
Palavras-chave: Pensamento computacional
Pensamento algébrico
Ensino fundamental
Ensino de matemática
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: SILVA, Jairo Rodrigues da. Conexões entre o pensamento computacional e o pensamento algébrico por meio da computação desplugada no ensino da matemática nos anos finais do ensino fundamental. 2023. 251 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9823
Data de defesa: 28-Fev-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

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