Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9822
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os desafios do uso das tecnologias da informação e comunicação na educação para redução de riscos de desastres
Título(s) alternativo(s): The challenges of using information and communication technologies in education to reduce disaster risks
Autor: SANTOS, Ireni Nascimento de Medeiros 
Primeiro orientador: LUIZ, Márcia Karina da Silva
Primeiro membro da banca: LUCENA, Rejane
Segundo membro da banca: ALBUQUERQUE, José de Lima
Resumo: O uso de tecnologias de comunicação voltadas à Educação para Redução de Riscos de Desastres (ERRD) e à Educação Ambiental visa disseminar ações que orientem a população sobre como prevenir riscos e desastres, focando a percepção do risco e a construção da resiliência comunitária. Desta maneira, como problemática da pesquisa, indaga-se: Qual a importância do uso das tecnologias como instrumento de ensino-aprendizagem em relação à temática de Educação para Redução de Riscos de Desastres na educação formal? Tem-se como objetivo geral: Analisar a implementação e o desenvolvimento da Educação para a Redução de Riscos de Desastres (ERRD) nas escolas do Município de Jaboatão dos Guararapes, utilizando-se as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), integradas às ações do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) como instrumentos de impulsionamento da Ciência Cidadã. O estudo foi realizado em uma escola pública estadual, sendo esta uma Escola de Referência do Ensino Médio, localizada em área de risco de deslizamentos, do Município do Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, Brasil. A escola, em parceria com a Defesa Civil do Município, desenvolve ações por meio do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil Jovem (NUPDEC Jovem). A metodologia combina análises qualitativas e quantitativas em consonância com a pesquisa-ação, fundamentada em autores da Educação Ambiental, ERRD e TIC, além de análise documental e bibliográfica sobre a temática. Os resultados indicam que a utilização das TIC propicia maior interação com as temáticas de Educação Ambiental e ERRD. O uso dos recursos tecnológicos no processo pedagógico participativo fortalece e constrói conhecimento, promovendo mudanças de comportamentos e hábitos diante de desastres. Com a pesquisa-ação desenvolvida neste estudo, concluiu-se que é necessário ampliar as ações de ERRD e Educação Ambiental para aumentar a percepção de risco dos estudantes. Observou-se também a necessidade de estimular os professores quanto à importância da temática e à integração de conteúdos que fortaleçam o conhecimento sobre autoproteção contra riscos e desastres, sensibilizando-os quanto às mudanças climáticas e seus efeitos no cotidiano. Além disso, o uso das TIC precisa ser otimizado no ambiente escolar para fomentar o uso racional dessa ferramenta como aliada da ERRD, ampliando as possibilidades no que tange à construção de percepções quanto aos riscos socioambientais. O estudo revela a urgência de instituir a obrigatoriedade da temática de uma educação planetária no currículo escolar, atendendo às especificidades das mudanças climáticas, bem como a reflexão na perspectiva regional no que se refere aos múltiplos riscos e desastres, com o pensar e o fazer interdisciplinar e transdisciplinar que a temática exige.
Abstract: The use of communication technologies aimed at Education for Disaster Risk Reduction (ERRD) and Environmental Education aims to disseminate actions that guide the population on how to prevent risks and disasters, focusing on risk perception and the construction of community resilience. Thus, as a research issue, it raises this question: How important is the use of technologies as a teaching-learning instrument in relation to the theme of Education for Disaster Risk Reduction in formal education? The general objective is to analyze the implementation and development of Education for Disaster Risk Reduction (ERRD) in schools in the Municipality of Jaboatão dos Guararapes, using Information and Communication Technologies (ICT), integrated into the actions of the Community Center for Civil Protection and Defense (NUPDEC) as instruments for promoting Citizen Science. The study was carried out in a state public school, a Reference High School, located in an area at risk of landslides, in the Municipality of Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, Brazil. The school, in partnership with the Municipality's Civil Defense, develops actions through the Community Center for Protection and Civil Defense for Young People (NUPDEC Jovem). The methodology combines qualitative and quantitative analyzes in line with action research, based on authors from Environmental Education, ERRD and ICT, as well as documentary and bibliographic analysis on the thematic. The results indicate that the use of ICT provides greater interaction with the themes of Environmental Education and ERRD. The use of technological resources in the participatory pedagogical process strengthens and builds knowledge, promoting changes in behavior and habits in the face of disasters. With the action research developed in this study, it was concluded that it is necessary to expand ERRD and Environmental Education actions to increase students’ perception of risk. There was also a need to encourage teachers regarding the importance of the thematic and the integration of content that strengthens knowledge about selfprotection against risks and disasters, raising awareness about climate change and its effects on daily life. Furthermore, the use of ICT needs to be optimized in the school environment to encourage the rational use of this tool as an ally of ERRD, expanding the possibilities in terms of building perceptions regarding socio-environmental risks. The study reveals the urgency of establishing the obligation to address the theme of planetary education in the school curriculum, taking into account the specificities of climate change, as well as reflection on the regional perspective with regard to multiple risks and disasters, with interdisciplinary and transdisciplinary thinking and doing that the theme requires.
Palavras-chave: Tecnologia da informação e comunicação
Educação ambiental
Redução de ricos de desastres
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: SANTOS, Ireni Nascimento de Medeiros. Os desafios do uso das tecnologias da informação e comunicação na educação para redução de riscos de desastres. 2024. 108 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9822
Data de defesa: 28-Mai-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ireni Nascimento de Medeiros Santos.pdfDocumento principal17,55 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.