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dc.creatorOLIVEIRA, Ana Beliza Diniz Cordeiro de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1356439478892283por
dc.contributor.advisor1ALBUQUERQUE, José de Lima-
dc.contributor.referee1MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de-
dc.contributor.referee2LARRÉ, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo-
dc.date.accessioned2025-11-10T17:49:25Z-
dc.date.issued2024-07-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ana Beliza Diniz Cordeiro de. As tecnologias da informação verde como componentes dos projetos pedagógicos de cursos de graduação: uma proposta para os cursos de educação a distância da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2024. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9821-
dc.description.resumoRecentemente assiste-se a um aumento do esforço consciente com finalidade de mitigar os impactos negativos ao meio ambiente causados pelas novas tecnologias de informação e comunicação. Emerge então a Tecnologia da Informação Verde, também conhecida como TI Verde, que pode ser definida como um movimento global que alia a Tecnologia da Informação às práticas sustentáveis trazendo diversos benefícios às organizações e instituições, como redução de custos e conscientização ambiental por parte dos indivíduos. A TI Verde não se limita a ações pontuais. Possui visão de uma cultura sustentável e pressupõe processos educativos que desenvolvem cidadãos conscientes e socialmente comprometidos com o meio ambiente. Considerando o papel transformador da UFRPE na formação do aluno e a importância em se desenvolver a temática da sustentabilidade ambiental de forma transversal nos cursos de graduação, esta pesquisa tem como objetivo geral propor a adoção da TI Verde como componente pedagógico para os cursos de graduação na modalidade a distância da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Este estudo é caracterizado como de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, de nível exploratório-descritivo, e utilizou-se de pesquisa bibliográfica (Mapeamento Sistemático da Literatura), documental e estudo de caso. Após análise e discussão dos resultados obtidos no MSL, os dados apresentados demonstram escassez de estudos sobre o assunto que contrasta com a importância e urgência da temática ambiental. Além disso, percebeu-se que a temática ambiental/TI Verde ainda é incipiente nas matrizes curriculares dos cursos de graduação do ensino superior. Quanto à pesquisa documental, concluímos que os Projetos Pedagógicos dos Cursos analisados ainda necessitam de um olhar mais atencioso no que diz respeito à inserção de conteúdos e práticas pedagógicas voltadas para o meio ambiente e a sustentabilidade em seus currículos. Conclui-se que, a educação socioambiental deve ser abrangente, crítica e prática, preparando os futuros egressos para serem agentes de mudança em suas comunidades e em suas profissões.por
dc.description.abstractRecently, there has been an increase in conscious efforts to mitigate the negative impacts on the environment caused by new information and communication technologies. Green Information Technology then emerges, also known as Green IT, which can be defined as a global movement that combines Information Technology with sustainable practices, bringing various benefits to organizations and institutions, such as cost reduction and environmental awareness on the part of individuals. Green IT is not limited to specific actions. It has a vision of a sustainable culture and presupposes educational processes that develop conscious citizens who are socially committed to the environment. Considering the transformative role of UFRPE in student training and the importance of developing the theme of environmental sustainability across undergraduate courses, this research has the general objective of proposing the adoption of Green IT as a pedagogical component for undergraduate courses in distance learning modality from the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE). This study is characterized as applied in nature, with a qualitative approach, at an exploratory-descriptive level, and used bibliographical research (Systematic Mapping of Literature), documents and case studies. After analysis and discussion of the results obtained in the MSL, the data presented demonstrate a lack of studies on the subject, which contrasts with the importance and urgency of environmental issues. Furthermore, it was noticed that the environmental/Green IT theme is still incipient in the curricular matrices of undergraduate higher education courses. Regarding documentary research, we concluded that the Pedagogical Projects of the Courses analyzed still need a more attentive look with regard to the inclusion of content and pedagogical practices focused on the environment and sustainability in their curricula. It is concluded that socio-environmental education must be comprehensive, critical and practical, preparing future graduates to be agents of change in their communities and in their professions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2025-11-10T17:49:25Z No. of bitstreams: 1 Ana Beliza Diniz Cordeiro de Oliveira.pdf: 2724847 bytes, checksum: 17734242ade01882ab7293948458581a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-10T17:49:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Beliza Diniz Cordeiro de Oliveira.pdf: 2724847 bytes, checksum: 17734242ade01882ab7293948458581a (MD5) Previous issue date: 2024-07-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distânciapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologia da informação verdepor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectComponente pedagógicopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAs tecnologias da informação verde como componentes dos projetos pedagógicos de cursos de graduação: uma proposta para os cursos de educação a distância da Universidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

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