| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9819| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Learning analytics em instituições particulares do Nordeste do Brasil: uma experiência sobre maturidade |
| Autor: | LIMA, Tiago James Soares ![]() |
| Primeiro orientador: | SOUZA, Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de |
| Primeiro membro da banca: | FRANÇA, Sônia Virgínia Alves |
| Segundo membro da banca: | CORREIA NETO, Jorge da Silva |
| Resumo: | A Learning Analytics (LA), traduzida comumente no Brasil por Analítica de Aprendizagem, tem por objetivo apoiar a tomada de decisão dos gestores e docentes sobre questões cruciais do corpo discente, como a evasão, com base na análise de dados, bem como melhorar os processos de ensino e de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que teve como objetivo geral investigar a implementação de Learning Analytics em uma instituição particular de ensino superior no Nordeste do Brasil, no tocante ao problema da evasão. A pesquisa foi realizada em uma instituição particular de Ensino Superior à Distância da região Nordeste do Brasil, compreendendo a Faculdade Malta localizada na cidade de Teresina – PI. Participaram da pesquisa 3 gestores, 4 professores, 10 alunos e 4 tutores da instituição. Os resultados apontaram o quanto é importante discutir sobre os dados educacionais e o quanto é significativo o seu uso dentro do processo de Ensino Superior, para a melhoria do ensino e aprendizagem. Conclui-se que dentre os motivos que podem levar a evasão no ensino superior, foram citadas: desinteresse, falta de acesso à internet, falta de habilidade com as tecnologias, ausência do professor, falta de um maior acompanhamento pelo tutor, trabalho, família e principalmente pelo fator econômico. Sendo assim a analítica de aprendizagem é uma forma de acompanhar de maneira mais precisa o perfil do aluno, através seus dados, para que assim sejam sanados todos os motivos que levam a evasão do curso. |
| Abstract: | Learning Analytics (LA), commonly translated in Brazil as Learning Analytics, aims to support decision-making by managers and teachers on crucial issues affecting students, such as dropout, based on data analysis, as well as improving teaching and learning processes. This is a qualitative research study that aimed to investigate the implementation of Learning Analytics in a private higher education institution in the Northeast of Brazil, regarding the problem of dropout. The research was conducted at a private Distance Learning Higher Education institution in the Northeast region of Brazil, including Faculdade Malta, located in the city of Teresina - PI. Three managers, four teachers, 10 students and four tutors from the institution participated in the research. The results showed how important it is to discuss educational data and how significant its use is within the Higher Education process, for improving teaching and learning. It is concluded that among the reasons that can lead to dropout in higher education, the following were cited: lack of interest, lack of access to the internet, lack of skills with technologies, absence of the teacher, lack of greater monitoring by the tutor, work, family and mainly due to the economic factor. Therefore, learning analytics is a way to monitor the student's profile more accurately, through their data, so that all the reasons that lead to dropout from the course can be solved. |
| Palavras-chave: | Analítica de aprendizagem Evasão universitária Ensino superior Educação a distância |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
| Sigla da instituição: | UFRPE |
| Departamento: | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância |
| Citação: | LIMA, Tiago James Soares. Learning analytics em instituições particulares do Nordeste do Brasil: uma experiência sobre maturidade. 2025. 139 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9819 |
| Data de defesa: | 12-Jun-2025 |
| Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Tiago James Soares da Silva.pdf | Documento principal | 1,05 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

