Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9813
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEDROZA, Maria Kaline de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8191485484444620por
dc.contributor.advisor1SILVA, Ivanda Maria Martins-
dc.contributor.referee1SILVA, Josivaldo Custódio da-
dc.contributor.referee2AZEVEDO, Natanael Duarte de-
dc.date.accessioned2025-11-04T12:15:42Z-
dc.date.issued2024-08-26-
dc.identifier.citationPEDROZA, Maria Kaline de Lima. Ensino de literatura e Recursos Educacionais Abertos (REA) na cultura digital : interações dos discentes leitores com os contos “Restos do carnaval” e “Felicidade clandestina”, de Clarice Lispector. 2024. 149 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9813-
dc.description.resumoPensar o ensino de literatura hoje, bem como as práticas que norteiam esse ensino, é pensar que discente queremos formar. Um sujeito autônomo, crítico e reflexivo requer práticas literárias que favorecem seu desenvolvimento e levem em conta sua leitura de mundo. Nessa perspectiva, nossa pesquisa se delineia a partir de questionamentos e indagações sobre a forma a qual a literatura é abordada no Ensino Médio em um mundo cada vez mais veloz e digital. Com base no exposto, o objetivo geral deste trabalho é investigar a interação de discentes leitores do 3º ano do Ensino Médio com os contos “Restos do Carnaval” e “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector, considerando articulações com Recursos Educacionais Abertos (REA) para repensar o ensino de literatura na cultura digital. Coadunando com o objetivo geral, os objetivos específicos são: 1) Mapear portais de Recursos Educacionais Abertos – REA para apoiar planejamentos didáticos no campo artístico-literário; 2) Desenvolver sequência didática para abordar os contos “Restos do Carnaval” e “Felicidade Clandestina” , de Clarice Lispector, na turma do 3º ano do Ensino Médio, com apoio de REA; 3) Avaliar as percepções dos discentes leitores do 3º ano do Ensino Médio, considerando as experiências literárias vivenciadas durante a sequência didática aplicada. Quanto ao aporte teórico, a pesquisa está norteada pelas seguintes abordagens: na Estética da Recepção, nos debruçamos em Iser (1979, 1996); Jauss, (1976, 1994) e nas considerações críticas de Zilberman (2015) sobre tal vertente teórica, no ensino de literatura em Cosson (2009, 2020); Dalvi, Rezende, Jover-Faleiros (2013) Silva (2003, 2005, 2006, 2014, 2017) entre outros, quanto às reflexões sobre a cibercultura, recorremos ao enfoque de Lévy (1999). No eixo temático dos Recursos Educacionais Abertos - REA, contemplamos os estudos de Pretto (2012); Starobinas (2012); Baraniuk (2015); UNESCO (2011), Amiel (2010), entre outros. Em termos metodológicos, a presente investigação é de natureza aplicada, pois trata-se de pesquisa-ação, desenvolvida por meio de estudo de campo em uma escola pública da rede estadual de Ensino Médio de Pernambuco. Quanto à organização da sequência didática para ensino de literatura, recorremos aos estudos de Cosson (2009), por meio da proposta da Sequência Básica, constituída de quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação. A pesquisa destaca a abordagem qualitativa, com alguns dados quantitativos e possui como instrumento para a coleta de dados um Roteiro de Avaliação Diagnóstica – RAD para identificação do perfil leitor da referida turma. Quanto aos objetivos propostos, a pesquisa enquadra-se no desenho descritivo/interpretativo. Os resultados nos mostram que é possível repensar o ensino de literatura, e que os discentes, quando engajados, conseguem se tornar leitores ativos. Os depoimentos dos discentes nos trazem possíveis caminhos sobre como o trabalho com contos na escola pode motivá-los no “jogo da leitura literária” (Iser, 1979), por meio de aulas de literatura subsidiadas pelo uso de REA.por
dc.description.abstractThinking about the teaching of literature today, as well as the practices that guide this teaching, means thinking about the kind of student we want to educate. An autonomous, critical and reflective subject requires literary practices that favor his/her development and take into account his/her reading of the world. From this perspective, our research is outlined based on questions and inquiries about the way in which literature is approached in high school in an increasingly fast-paced and digital world. Based on the above, the general objective of this work is to investigate the interaction of third-year high school readers with the short stories “Restos do Carnaval” and “Felicidade Clandestina”, by Clarice Lispector, considering articulations with Open Educational Resources (OER) to rethink the teaching of literature in digital culture. In line with the general objective, the specific objectives are: 1) To map Open Educational Resources (OER) portals to support didactic planning in the artistic-literary field; 2) Develop a didactic sequence to address the short stories “Restos do Carnaval” and “Felicidade Clandestina”, by Clarice Lispector, in the 3rd year of high school, with the support of OER; 3) Evaluate the perceptions of the reading students of the 3rd year of high school, considering the literary experiences lived during the applied didactic sequence. Regarding the theoretical contribution, the research is guided by the following approaches: in the Aesthetics of Reception, we focus on Iser (1979, 1996); Jauss, (1976, 1994) and on the critical considerations of Zilberman (2015) on this theoretical aspect, in the teaching of literature in Cosson (2009, 2020); Dalvi, Rezende, Jover-Faleiros (2013) Silva (2003, 2005, 2006, 2014, 2017) among others, regarding reflections on cyberculture, we resorted to the approach of Lévy (1999). In the thematic axis of Open Educational Resources - OER, we contemplated the studies of Pretto (2012); Starobinas (2012); Baraniuk (2015); UNESCO (2011), Amiel (2010), among others. In methodological terms, the present investigation is of an applied nature, as it is action research, developed through a field study in a public school of the state high school network of Pernambuco. Regarding the organization of the didactic sequence for teaching literature, we resorted to the studies of Cosson (2009), through the proposal of the Basic Sequence, consisting of four stages: motivation, introduction, reading and interpretation. The research highlights the qualitative approach, with some quantitative data, and uses a Diagnostic Assessment Guide (RAD) as a data collection tool to identify the reading profile of the class in question. Regarding the proposed objectives, the research fits into the descriptive/interpretative design. The results show us that it is possible to rethink the teaching of literature, and that students, when engaged, can become active readers. The students' testimonies provide us with possible paths on how working with short stories in school can motivate them in the “game of literary reading” (Iser, 1979), through literature classes supported using OER.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2025-11-04T12:15:42Z No. of bitstreams: 1 Maria Kaline de Lima Pedroza.pdf: 2688114 bytes, checksum: 4df2e1b35ced83c47427fe7aa4880206 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-04T12:15:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Kaline de Lima Pedroza.pdf: 2688114 bytes, checksum: 4df2e1b35ced83c47427fe7aa4880206 (MD5) Previous issue date: 2024-08-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise de obra literáriapor
dc.subjectEnsino de literaturapor
dc.subjectRecursos educacionais abertospor
dc.subjectCultura digitalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEnsino de literatura e Recursos Educacionais Abertos (REA) na cultura digital : interações dos discentes leitores com os contos “Restos do carnaval” e “Felicidade clandestina”, de Clarice Lispectorpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Kaline de Lima Pedroza.pdfDocumento principal2,63 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.